A todo momento os autores independentes estão buscando alternativas para publicar seus livros. Felizmente, temos diversas iniciativas que permitem ter o livro pronto em mão. E a
UICLAP é uma dessas iniciativas que visam facilitar a publicação literária.
Confira nesse artigo tudo sobre a UICLAP e descubra que essa é a melhor solução para você. Boa leitura!
O que é a UICLAP?
A UICLAP é uma plataforma online e gratuita de publicação literária destinada aos autores independentes que proporciona a venda, produção e distribuição de livros impressos, conectando o autor ao mercado.
A UICLAP é uma editora?
De acordo com o
site oficial, legalmente a UICLAP é uma editora, porém, não executa os trabalhos editoriais que já conhecemos, como uma revisão textual. Na prática, a UICLAP funciona mais como uma gráfica PoD que tem um e-commerce próprio para vender os livros que ali são cadastrados.
Como funciona a UICLAP?
O processo
de publicação do livro pela UICLAP é simples, como visto abaixo, em apenas seis etapas:
- Cadastro do autor: a primeira etapa é criar o seu cadastro na plataforma, que pode ser feita através da sua conta do Facebook ou Google. Importante dizer que é preciso estar de acordo com o contrato proposto por eles.
- Conteúdo do livro: com o acesso à plataforma, é o momento de subir as informações do livro, como capa e miolo.
- Preço do livro: o autor quem decide o preço, informando na plataforma quanto pretende ganhar por cada cópia vendida.
- Publicação: após realizar as etapas anteriores, o seu livro está pronto para ser publicado.
- Produção e entrega: a produção do livro é feita de acordo com a demanda. Ou seja, os livros são impressos individualmente, venda por venda. E a UICLAP é a responsável por produzir e enviar os livros.
- Monetização:
é de responsabilidade da UICLAP repassar ao autor o valor da venda dos livros. Importante dizer que os termos para repasse são explícitos no contrato assinado.
PoD (Print on Demand)
A UICLAP funciona com o sistema
PoD (Print on Demand), conhecido também como impressão sob demanda. Esse formato, cada vez mais popular e acessível aos autores independentes, permite que apenas um livro seja impresso, caso este seja o desejo do autor.
Dessa maneira, não é preciso ter um investimento financeiro prévio, o que torna muito mais viável ter um livro físico em mãos.
Investimento necessário
Uma grande vantagem para os autores que utilizam a UICLAP é a
não necessidade de investimento na impressão das cópias dos livros.
Como falado acima, a UICLAP só produz os livros que são vendidos, ou seja, a plataforma acrescenta ao valor desejado pelo autor pela venda os custos de produção e lucro.
Exemplo: se o autor pretende ganhar R$ 20,00 por cópia vendida, o preço final será de R$ 40,00. Os outros 20 reais são relativos à produção e lucro da UICLAP. Lembrando, este é apenas um exemplo, para facilitar o entendimento.
Os ganhos do autor
O autor é quem decide quanto pretende ganhar por cada livro vendido e ele recebe 100% desse valor desejado.
A UICLAP vale a pena?
Importante dizer também o que a plataforma
NÃO faz. Após isso, tire as suas próprias conclusões.
Todas as etapas que antecedem a publicação do livro, como revisão textual, ficha catalográfica, diagramação, ISBN etc, são de responsabilidade do autor. A UICLAP apenas disponibiliza em sua plataforma o livro pronto e providencia a produção e logística de venda.
Ciente dessa informação, cabe você decidir o quão vantajosa será essa relação. Como a
UICLAP não funciona como uma editora tradicional, onde há contratos de exclusividade, você pode vender e distribuir o seu livro por outros meios de forma livre.
Agora, me diga nos comentários se você já conhecia a UICLAP e se já utilizou o serviço. Até o próximo texto!