O maior desafio do escritor é fazer do seu livro um
best-seller. Infelizmente, são poucos os que conseguem alcançar esse objetivo, o que pode acarretar até na desistência em seguir a carreira literária.
No artigo de hoje,
apresentarei algumas dicas que podem ajudar quem está com dificuldade na venda dos livros. Importante dizer que o escritor independente deve a todo momento promover o seu livro e fazer do
marketing digital um hábito.
Boa leitura!
Ah, já ia me esquecendo... Para complementar a leitura deste artigo, assista ao vídeo abaixo!
Comunique o seu livro antes do lançamento
Na minha
metodologia de criação literária, chamada 3EPV, eu coloco como primeiro pilar o "Existir" que é quando o escritor trabalha a sua presença digital e o seu marketing digital, com o objetivo de promover a sua imagem e o livro propriamente dito.
Ao iniciar suas estratégias digitais antes mesmo do lançamento do livro,
o escritor cria uma audiência prévia que irá comprar o livro logo no início. E, também, ao fazer a sua auto promoção, o escritor estará inserido no mercado editorial antes mesmo do livro pronto, o que poderá antecipar alguns desafios e imprevistos.
Invista na lista própria de contatos
Além da comunicação via
redes sociais
e
blog,
é essencial que o escritor tenha consigo dados de e-mail e whatsapp de sua audiência. Não é recomendado ficar dependente dos algoritmos das redes sociais para entrega do conteúdo que você produz. Sabemos que as redes sociais limitam cada vez mais o alcance das publicações.
É sugerido fazer a "captura" dos contatos de interessados e, a partir dessa captura prévia,
relacionar com essas pessoas via e-mail marketing ou grupos fechados no Whatsapp e Telegram. Além da comunicação mais intimista, o escritor terá a garantia que o conteúdo compartilhado será entregue para todas as pessoas.
Procure micro influenciadores
Trabalhar com grandes influenciadores pode ser frustrante, além do alto valor investido sem a garantia de retorno. E, mesmo que o escritor tenha bons recursos financeiros, é bem provável que seja necessário uma assessoria de imprensa para contratação e execução da parceria.
É recomendado buscar pequenos influenciadores, geralmente com menos de cinco mil seguidores nas redes sociais. Além do valor cobrado para uma "publi" ser menor, é menos burocrático e pode render resultados interessantes.
Ao pesquisas esses micro influenciadores,
veja como é o engajamento da audiência dele(a) nas publicações. Por exemplo: existe um bom número de comentários? Uma audiência engajada está mais propensa a comprar um livro desse(a) influenciador(a).
Conclusão
Essas são apenas algumas dicas para ajudar você a ter mais relevância no mercado editorial.
E mais importante que dica "a" ou dica "b" é a capacidade do escritor de entender o mercado e fazer boas parcerias.
Agora me diz, como está o desenvolvimento do seu livro? Acredita que essas dicas poderão te ajudar? Comenta aqui abaixo e até o próximo texto!