Quando os e-books surgiram, duvidamos se eles tomariam o lugar dos livros físicos. O que não aconteceu, ambos têm seus lugares cativos na vida dos leitores. E então, vieram os
audiobooks, ou audiolivros se preferir. E de novo o questionamento:
será que vinga?
Alguns leitores torceram o nariz (ou seria o ouvido?), mas os audiolivros já começaram a fazer um burburinho no mercado e, se ainda não atingiram o status dos e-books, estão ao menos trilhando o mesmo caminho.
Se você duvida do potencial deste formato, sinto lhe informar que você está ultrapassado, porque até serviço de assinatura os audiolivros já possuem.
A
Storytel
é um desses e, apesar de recém-chegado ao Brasil, já é considerado uma das maiores plataformas de assinatura do mundo. Continue a leitura que é hora de você conhecer um pouco mais sobre ele.
O que é a Storytel
A Storytel é uma plataforma de audiobooks que se popularizou bastante na Europa antes de chegar no Brasil, em 2019.
A sua história começou em 2005, na Suécia, fundada por Jonas Tellander e Jon Hauksson.
Logo se tornou um dos principais serviços de assinatura de audiolivros da Europa
e não demorou a expandir seus serviços.
Hoje, a
Storytel atua em mais de 20 países e se esforça para ser a líder de mercado de conteúdos em áudio em streaming. Apesar do carro chefe ser o audiobook, a Storytel também conta com e-books em sua plataforma. No total, entre áudios e e-books, o seu catálogo já ultrapassa
500 mil títulos.
Mas a Storytel não é apenas uma plataforma, mas sim um grupo que atua em duas vertentes: o streaming e
publishing.
Com relação ao streaming, o escopo de trabalho é o padrão, por ofertas de assinatura de audiolivros, séries em áudio e e-books. Neste campo de atuação, o Grupo Storytel tem duas marcas: Storytel e Mofibo.
No mercado editorial, o Grupo Storytel é composto pelas editoras Norstedts, Massolit, StorySide, Printz Publishing, People's Press, Rabén e Sjögren, B.Wahlströms e Norstedts Kartor. E em 2019, a Storytel incorporou o Ztory - um serviço de streaming digital de jornais e revistas.
Como funciona a Storytel
A primeira coisa que você precisa saber é que a
Storytel só funciona pelo celular, seja Android ou iOS. Isso significa que para fazer proveito do catálogo de mais de 500 mil títulos, você tem que baixar e instalar, gratuitamente, o aplicativo da plataforma.
Com o aplicativo instalado, basta criar a sua conta e cadastrar o seu cartão de crédito.
Infelizmente, não há nenhuma assinatura gratuita, mas a Storytel oferece 7 dias para você testar a plataforma. Outro ponto negativo é que mesmo para o período de teste gratuito você precisa cadastrar um cartão de crédito.
Mas tem pontos positivos também.
O plano “premium” da Storytel tem um preço acessível, apenas R$ 14,90 mensais.
Com esse valor, você tem acesso a milhares de audiolivros e e-books, em português e inglês, pode fazer o download de títulos para ouvir e ler offline e ainda tem o modo kids.
Para você ter ideia do tamanho do catálogo, a Storytel disponibilizou toda a série
Harry Potter e coleção
Agatha Christie. São, no total, 18 categorias que organizam todo o catálogo.
Algumas das categorias da plataforma são: kids, biografia, crime, economia e negócio, história, fantasia, não-ficção, religião, ficção, terror e suspense, erótico e clássicos.
Curiosidade: a Storytel disponibiliza alguns audiobooks narrados pelos próprios autores.
Modo Kids
A configuração em Modo Kids já não é novidade em plataformas de streamings, mas é sempre interessante ressaltar, principalmente em um serviço literário em que, talvez a maioria, não pensaria a respeito.
Ao acessar pela primeira vez o Modo Kids dentro do Storytel, você irá configurar um código PIN para evitar que a criança saia do Modo Kids. Criado o código PIN, a plataforma irá disponibilizar um catálogo adequado para a leitura ou audição infantil.
Vale presente
Uma excelente opção para estimular o hábito da leitura. Você pode presentear um amigo ou familiar com um vale presente, que nada mais é do que um pacote de assinatura.
Você pode presentear outras pessoas com 1, 3, 6 ou 12 meses de assinatura. Legal demais, não é mesmo? Se alguém quiser me dar um presente, aceito de coração!
Storytel Enthusiast Program
Imagine você experimentar novas funcionalidades e recursos antes dos demais usuários e antes mesmo do lançamento? A Storytel permite que você seja um entusiasta e participe desse processo de avaliação de novos recursos.
Você pode se cadastrar a qualquer momento para fazer parte deste time, o seu único trabalho será dar feedbacks e sugestões de melhorias.
Por último, mas não menos importante, dentro do Storytel você pode criar um desafio para você mesmo e criar uma meta de leitura, em um prazo determinado também por você. E o desafio é válido tanto para os audiobooks como e-books.
Vale a pena assinar o Storytel?
Vale sim. Tanto para quem já adotou o hábito da audição de livros com para quem ainda não se adaptou aos audiolivros.
Primeiro,
porque você tem 7 dias de teste gratuito e são 18 categorias, com certeza o seu estilo favorito de leitura está entre elas. Então se você ainda não é um “entusiasta”, tem 7 dias para aproveitar sem pagar nada.
Se você acha que uma semana é pouco tempo para se adaptar, cá entre nós, 15 reais mensais é muito barato para ter acesso a milhares de livros. E qualquer coisa, você pode cancelar a qualquer momento.
Agora, se você já tem o “hábito auditivo de leitura”, é uma excelente opção para explorar novos catálogos.
Os audiobooks são opções para quem não quer perder o hábito da leitura mas não encontra tempo para ficar com um livro em mãos. Imagine fazer suas tarefas e, ao mesmo tempo, colocar a leitura em dia?
Acabou a desculpa de não conseguir parar para ler, agora até em movimento você pode “ler”.
Que tal, então, experimentar a Storytel e compartilhar sua percepção com a gente? O seu aplicativo está disponível para
Android
e
iOS.
Quer mais dicas literárias? O Bingo tem um canal só para isso
Você está sempre em busca de dicas sobre leituras, livros e tudo que envolva o universo literário? Eu estou lá no YouTube para conversar sobre tudo isso: tem dicas de leitura, falo sobre leitores digitais, resenhas e tudo que imaginar.
Conheça o meu canal, Bingo - Conteúdos Literários, inscreva-se e fique por dentro do que acontece no mundo da leitura!