Enquanto muitos têm o desejo de escrever e um publicar um livro, outros tantos desistem por não saber por onde começar na carreira literária. Mesmo com a massificação da internet e os avanços tecnológicos, os escritores iniciantes podem se sentir perdidos e sem saber qual rumo tomar.
Entretanto, não é motivo para desespero. Existem inúmeras iniciativas que ajudam escritores, de forma gratuita e paga, na sua formação profissional.
O texto de hoje mostrará alguns caminhos a serem seguidos para encurtar o caminho entre a vontade de escrever e as primeiras linhas rascunhadas. Me acompanhe e boa leitura!
Siga escritores nas redes sociais
As redes sociais são uma mina recheada de bons conteúdos de grandes escritores. A todo momento pessoas compartilham rotinas de escrita, dicas de como criar uma história, além de auxiliar na divulgação e vendas de um livro.
Para encontrar com facilidade esses escritores,
pesquise pelos seus autores favoritos nas redes sociais e vá interagindo com os outros usuários sugeridos pelas redes. Inclusive, há autores que usam as redes sociais exclusivamente para a divulgação de conteúdos literários. Esta é a forma de consumo de conteúdo instantâneo e que, em poucos minutos, entrega algo rico para a sua jornada literária.
Acompanhe blogs literários
Os blogs ainda são uma ótima opção para estudo mais profundo sobre determinado tema.
Ao contrário das redes sociais, onde a mensagem deve ser dita em poucas palavras, no blog, é possível abordar um tema com mais de 1.000 palavras. Assim, é possível explicar em detalhes sobre aquele assunto específico.
Infelizmente, não existem muitos blogs voltados para escritores e que publicam com recorrência. O blog Bingo, por exemplo, iniciou suas atividades em 2019 e já possui mais de 700 artigos voltados para escritores, figurando como um dos maiores blogs literários do Brasil.
Outro blog bastante relevante para escritores é o do
Clube de Autores. A maior plataforma de autopublicação da América Latina também se compromete em entregar conteúdos gratuitos para seus futuros autores.
Escute podcasts que falam sobre livros
O podcast se tornou uma febre entre os produtores de conteúdo e também tem conquistado cada vez mais ouvintes adeptos a essa forma de mídia.
É bem verdade que podcasts literários existem há bons anos, entretanto, por conta desta popularização, diversos nichos na literatura têm sido explorados.
Se antes os podcasts eram bem voltados para a resenha de livros,
atualmente é possível encontrar bons podcasts focados em entrevistas com escritores e profissionais do livro. Recomendo dois canais para você acompanhar com frequência.
O primeiro é o
Pod Ler e Escrever,
o podcast que conversa semanalmente com escritores e amantes da literatura e que é um projeto do Bingo. Outro podcast que vale a pena ser acompanhado é o
Pensática Podcast, do Clube de Autores. Ricardo, CEO do Clube, conversa com profissionais renomados do universo literário semanalmente.
Escreva todos os dias
Uma das melhores formas de praticar a escrita é escrevendo. E quando falo em escrever, é escrever qualquer coisa. De uma legenda bem elaborada para o Instagram até um capítulo do seu próximo livro. A escrita deve estar presente na vida do escritor em todos os momentos, é preciso ter intimidade com as palavras e isso é algo que somente a prática entregará.
Para os iniciantes, não recomendo a criação de uma meta específica de palavras escritas por dia. O desafio inicial, por mais leve que seja, pode ser fator de desistência.
O ideal é começar a escrever de forma leve para que a relação entre escritor e escrita fique a mais harmoniosa possível. Quando o hábito for criado, estabeleça as primeiras metas de escrita.
Invista em cursos e workshops
Também é possível encontrar cursos, pagos e gratuitos, e workshops sobre escrita criativa.
Esta forma de estudo é bem interessante, tendo em vista que geralmente há um conteúdo programático, boa curadoria de conteúdo e uma ordem pré estabelecida do que e quando estudar.
Você pôde perceber que há diversas formas de estudar para se tornar um grande escritor. Cabe, agora, você decidir como começar. Continue acompanhando o Bingo para entender cada vez mais sobre escrita criativa e outros assuntos literários. Vejo você no próximo texto. Até!