Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 9 de outubro de 2021

Compartilhe este artigo:

Não conte a ninguém foi o segundo livro de Harlan Coben que eu li. E, sim, eu sei que estou devendo mais da leitura desse grande autor norte americano. Até o fim foi o primeiro, o que eu já considerei uma baita experiência. Porém, Não conte a ninguém conseguiu ser ainda mais incrível. Não à toa, é o livro mais popular do autor.


Veja a resenha completa abaixo. Mas já te adianto, se você gosta do gênero suspense policial, esta obra é indispensável na sua estante. Boa leitura!

Sobre Harlan Coben

harlan-coben

Harlan Coben é o maior autor de mistério policial da atualidade, com mais de 73 milhões de cópias comercializadas pelo mundo, ao longo de mais de 30 anos.


Na sua carreira, Coben detém o prêmio Edgar Award, que prestigia justamente os autores de ficção de mistério, não ficção, televisão, cinema e teatro; o Anthony Awards, que também é voltado para obras dos gêneros mistério e ação; e o Shamus. Os três juntos formam a trinca de ases da literatura policial americana.


Um personagem predominante nas suas obras é o detetive Myron Bolitar. Para se ter uma ideia, ele aparece em 11 de seus livros, formando uma série própria de publicação. Apesar da presença constante, Myron não aparece em Não conte a ninguém.

Sinopse de Não conte a ninguém

nao-conte-a-ninguem

Enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.


O caso volta à tona oito anos depois, quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail que aparentemente só pode ter sido enviado por sua esposa.


Esses acontecimentos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?



Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David só conta com o apoio de sua melhor amiga, da sua advogada e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.

Como a narrativa se desenvolve

Um início chocante e um desenvolvimento eletrizante. Assim podemos definir Não conte a ninguém. Suas 256 páginas parecem muito menos e não raro pessoas terminam o livro em apenas um dia.


Mistérios, pistas, reviravoltas e personagens marcantes. Assim são os livros de Harlan Coben. O autor consegue criar o clima de mistério perfeito para os amantes do gênero. Desde as primeiras páginas ficamos curiosos para saber como o mistério da morte de Elizabeth será solucionado.


Outro ponto alto da narrativa é o surgimento de novos personagens na segunda metade do livro. O que antes eram apenas personagens secundários, passam a ser peças fundamentais para que o Dr. David Beck possa solucionar todo o mistério da morte, ou não, se sua esposa.


Não espere uma narrativa preditiva e não tome conclusões precipitadas. É quase certo que você quebrará a cara ao julgar ou descartar a importância e um ou outro personagem. O próprio Dr. Beck é repleto de mistérios. De um pediatra "comum" a um fugitivo da polícia armado. Sim, o personagem principal passa por poucas e boas.


Apesar de ser eletrizante do início ao fim, a segunda metade do livro consegue ser ainda mais sufocante. Intercalando momentos de perseguição, violência e sequestro a momentos de pausa para pensar na melhor estratégia, Não conte a ninguém possui uma narrativa que beira a perfeição.

Não conte a ninguém, vale a pena?

A resposta foi dada logo no início da resenha. Sim, vale a pena. É um livro completo. Bons personagens, boa premissa e uma narrativa bem amarrada. Para os amantes do suspense policial é um livro indispensável e para aqueles que nunca leram Harlan Coben, é a oportunidade perfeita de começar.


E você?! Já leu esse livro? Se não, ficou interessado(a)? Me conte aqui nos comentários e até a próxima resenha!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG