Philip K. Dick nasceu em Chicago no ano de 1928 e consagrou-se como um dos maiores autores de ficção-científica da história. Sendo um dos responsáveis, inclusive, por moldar esse gênero.
As suas primeiras publicações surgiram na década de 1950, mas com pouco apelo comercial. O reconhecimento veio após a publicação do livro “O Homem do Castelo Alto”, em 1962 que, inclusive, virou uma série no Amazon Prime de bastante sucesso (falaremos dela nas próximos tópicos). Seu sucesso foi tanto que fez Philip conquistar o Prêmio Hugo, colocando de vez o seu nome na história da literatura de ficção científica.
As adaptações dos seus livros para o cinema e TV fez com que o seu público se tornasse ainda maior. A sua morte ocorreu em 1982, aos 52 anos, poucos meses antes do lançamento do filme Blade Runner, baseado na sua obra de maior sucesso, com Harrison Ford no papel do protagonista Rick Deckard.
Veja agora quais são as adaptações dos livros de Philip K. Dick.
Blade Runner
"Androides sonham com ovelhas elétricas?" é o nome original de Blade Runner. Mas após o grande sucesso do filme de 82, o livro passou a ter o mesmo nome do filme. Infelizmente, K. Dick não viu o sucesso desta adaptação e nem das outras, já que o autor faleceu também em 1982.
Blade Runner é um dos filmes de ficção científica mais celebrados de todos os tempos e a história se passa no século 21, onde uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial, Rick Deckard, é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.
O Homem do Castelo Alto
Adaptação recente do romance de mesmo nome, lançado originalmente em 1962. A série produzida pela Amazon possui 40 episódios, divididos em 4 temporadas.
A história imagina um mundo em que os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial. Apesar das mudanças de enredo, a mensagem central idealizada por K. Dick foi mantida.
Philip K. Dick's Eletric Dreams
Novamente uma adaptação produzida pela Amazon Prime,
Philip K. Dick's Eletric Deans,
é uma adaptação de uma coletânea de contos do autor, publicada no Brasil como
Sonhos Elétricos.
A série teve sua estreia em 17 de Setembro de 2017 e possui 10 episódios, cada um com uma história separada e baseada nos trabalhos de Dick. Os episódios são: The Hood Maker, Impossible Planet, The Commuter, Crazy Diamond, Real Life, Human Is, Kill All Others, Autofac, Safe And Sound e The Father-thing.
O Homem Duplo
Com um elenco de peso, Keanu Reeves, Robert Downey Jr. e Winona Ryder, Homem Duplo é uma adaptação do livro de mesmo nome, lançado originalmente em 1970.
Em um futuro próximo, em que os Estados Unidos praticamente perde a guerra contra as drogas, Robert Arctor, um policial de narcóticos em Orange County na Califórnia, se infiltra tão profundamente no seu trabalho, que se torna um viciado.
Ele persuade Donna, uma traficante, para trazer à tona seu fornecedor. Ao mesmo tempo, ele recebe ordens para espionar seus colegas de casa, um dos quais é suspeito de ser o maior cliente da Donna.
Apesar da história interessante, o que mais chama atenção no filme é a técnica especial de filmagem, que mistura animação com live action.
Realidades Adaptadas
Um grande clássico dos cinemas, Minority Report, de 2002, é uma adaptação de um dos contos de Philip K. Dick, "O relatório minoritário".
Com Tom Cruise no papel principal, o filme se passa ano de 2054, onde há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que faz com que a taxa de assassinatos caia para zero.
O problema começa a acontecer quando o detetive John Anderton, um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema.
O que achou da lista de adaptações das obras de Philip K. Dick? Já assistiu alguma delas? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto!