Atualmente o autor tem o poder de escolher como ele quer publicar o seu livro. E uma opção interessante é através da publicação independente via editoras. Essas editoras, geralmente de porte menor frente às
editoras tradicionais, são focadas em publicar autores que não possuem renome e/ou estão em seu primeiro livro.
Mais do que isso, as editoras para autores independentes viabilizam o sonho do livro publicado, algo que seria impossível caso a única opção fosse as editoras tradicionais. Apesar do autor ter a opção de fazer todas as etapas sozinho, autopublicação, optar pela contratação de uma editora possui grandes vantagens.
No texto de hoje, apresentarei para você as
principais razões para você optar pela contratação de uma editora. Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
Quais editoras publicam autores independentes?
A lista de
editoras focadas em autores independentes é imensa. O mercado do livro tem crescido bastante, viabilizando cada vez mais o trabalho do autor. Para encontrar uma editora, sugiro fazer uma pesquisa profunda no Google sobre "editoras para autores independentes". Centenas de resultados aparecerão. Selecione algumas editoras e parta para o contato e futura
negociação.
Como sugestão, indico a
Editora Flyve, que publica do scy-fy à não ficção. A editora está em constante evolução, não só em número de livros e autores publicados, mas também em ações que proporcionam o desenvolvimento do autor.
Razões da publicação independente via editoras
Optar por uma editora traz grandes vantagens para o autor. Listei algumas delas que são as principais para a sua tomada de decisão.
Organização das etapas de publicação
Uma editora possui uma organização e um fluxo de trabalho pré-determinado, que é validado constantemente. Afinal, uma editora é uma empresa como outra qualquer que a todo momento se preocupa com a melhora no serviço prestado. Provavelmente, essa organização do trabalho você não conseguirá executando todas as etapas.
Menos imprevistos
Justamente por este ser o
core business da editora, imprevistos ao longo do processo editorial são menores. Uma boa editora entregará ao autor um cronograma de atividades e é bem possível que esse prazo seja cumprido.
Maior qualidade no resultado final
O trabalho da editora, como falado no tópico acima, é validado constantemente e uma grande vantagem disso é o aumento na qualidade de entrega final. Quando se opta pela autopublicação, muitas das vezes o autor não sabe qual o melhor revisor textual contratar ou qual gráfica ideal para imprimir seus livros.
Mais pessoas trabalhando no projeto
A editora conta com toda uma estrutura de trabalho. Além do operacional (revisor, diagramador, capista etc) há também o corpo administrativo e gerencial da editora, garantindo maior profissionalismo no trabalho.
Considerações finais
Optar por uma editora é uma decisão assertiva do escritor. É bem provável que o resultado final fique de acordo com as expectativas. Mas tem um porém. Infelizmente, o valor cobrado pela editora pode ficar foda do orçamento do autor. Por isso a negociação e escolha de uma boa editora pode ser fundamental.
Agora, quero saber de você. Como está o seu processo de escrita e publicação do seu livro? Me diga aqui nos comentários e até o próximo texto!