Publicar um livro não está mais restrito às grandes editoras. Há algum tempo existem empresas, plataformas e ferramentas que permitem ao autor publicar o seu livro. Mas ainda há confusão quanto às diferentes formas de publicação independente.
O autor pode optar por contratar uma editora ou fazer sozinho todos os processos editoriais. E é justamente sobre este tema que falaremos no texto de hoje. Se pretende escrever e publicar um livro, este conteúdo é para você. Boa leitura!
Primeiro, quais são as semelhanças?
Publicar um livro de forma independente via editoras a autopublicação possuem algumas semelhanças, como:
- possibilidade de realização da publicação sem depender de uma aprovação prévia de um editor ou agente literário;
- independência para conduzir as etapas de publicação;
- liberdade criativa em todas as etapas;
- controle da distribuição e das vendas;
- royalties 100% ficam com o autor;
- necessidade de investimento financeiro prévio.
Principais diferenças entre a autopublicação e a publicação independente via editoras
Apesar das semelhanças, há grandes diferenças entre esses dois tipos de publicações. Abaixo explico quais são, veja:
Quando se publica um livro através de uma editora para autores independentes, toda (ou grande parte) da execução das atividades como
revisão textual, diagramação,
ISBN e
ficha catalográfica é de responsabilidade de editora.
No caso da autopublicação, todas as etapas são executadas pelo autor e/ou profissional freelancer contratado.
Gestão e contratação de pessoas
A editora é uma empresa e possui quadro próprio de funcionários para gerir as atividades. No caso da autopublicação, o autor é responsável por contratar e gerir um possível profissional
freelancer ou uma gráfica para impressão dos livros.
Gestão das plataformas de publicação
Quando se contrata uma editora para publicação independente, geralmente é dada ao autor a escolha de quem vai gerir as plataformas de publicação, como o
KDP e a
Google Play Books. A editora pode realizar todos os procedimentos e informar ao autor como andam as vendas.
Em contrapartida, na autopublicação cabe ao autor cadastrar nas plataformas e publicar o livro. Também cabe a ele acompanhar as vendas e demais métricas.
Parcerias com lojas e livrarias
Grande parte das editoras possuem parcerias com lojas e livrarias para venda de livros, o que pode ser um ótimo caminho para os autores que estão começando no mercado do livro e ainda não tem portas abertas com estes estabelecimentos.
Quando se opta pela autopublicação,
o caminho de entrada em lojas e livrarias fica mais restrito e, portanto, cabe ao autor buscar outras formas de vender o seu livro.
Considerações finais
Ambas opções são interessantes para o autor e cabe a ele decidir qual se adequa melhor à sua necessidade de momento. Independente da escolha, é importante que o autor acompanhe de perto, etapa por etapa, para que o resultado seja de acordo com o esperado.
Antes de irmos, gostaria de convidar você para
conhecer o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.