Juliano Loureiro • 10 de março de 2020

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Os meus primeiros grandes desafios ao começar a produção de conteúdo foram: foco e periodicidade. Confesso, não foi fácil. Há vários fatores que me levaram à procrastinação, distração e falta de foco. E como que eu resolvi esses problemas e consegui manter uma consistência na produção de conteúdo? Exatamente sobre isso que abordarei neste artigo. Para saber mais, me siga nos próximos parágrafos! 

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo nada mais é que a criação de diversos materiais, como textos para blog, vídeos para o Youtube (ou qualquer outra plataforma), podcasts, e-books etc. 

O termo específico "produção de conteúdo" se popularizou como o boom do marketing digital, em que uma das principais estratégias é a criação desses diversos tipos de materiais com o intuito de atrair mais visitantes para o site conquistar mais clientes. 

Defina qual o seu principal objetivo

Antes de começar a produzir conteúdos, deve entender o porquê de estar escrevendo, ou seja, qual o objetivo da escrita. É um projeto pessoal que visa tornar você uma autoridade no assunto? Ou, quem sabe, escrever para a sua atual empresa para que esta possa ser referência no mercado e, assim, venda mais?

Independente de qual seja o seu objetivo, este deve ser estabelecido. Só assim você conseguirá criar conteúdos mais concisos e focados em um determinado tema. Ter um objetivo bem traçado também ajuda com que você tenha maior vontade de escrever de forma recorrente.

Estabeleça qual a sua capacidade produtiva

Todos nós temos um limite, uma capacidade produtiva própria. Todavia, todos nós, quando engajados com o nosso negócios, queremos produzir o máximo possível, no menor tempo possível. Essas características fazem com que, muitas vezes, a gente se perca perante a tanto material prometido.

Eu já passei por isso em diversos momentos da minha vida. Quando estava mais empolgado com um novo projeto ou negócio, queria fazer diversos conteúdos em um curto espaço de tempo. Resultado: me frustrava por não conseguir executar tudo. Aprendi que devo mensurar minhas entregas de acordo com a minha capacidade produtiva. 

Para quem está começando a produzir conteúdos, recomendo começar com metas bem baixas, para que o hábito de criação dos conteúdos seja criado. Assim, com o passar das semanas, você ficará familiarizado com o fato de produzir conteúdos. E, com o passar do tempo, vá aumentando a produção até chegar em um limite. 

Mas qual seria esse limite?

Ninguém melhor que você para responder essa pergunta. Todo negócio há diversas áreas que devem ter a sua atenção, seja ela financeira, operacional ou aquisição de receita. Então, cabe a você colocar na balança todas as suas atividades e mensurar o volume ideal.

Defina quais os melhores dias e horários para a produção de conteúdo

Rotina. Essencial para a produção de conteúdo de forma recorrente. Particularmente, eu produzo meus conteúdos muito melhor no período da manhã. Estou com a cabeça "frescas" e com várias ideias surgindo. Nesse período do dia consigo otimizar muito mais a minha produção que à noite, quando já estou cansado. 

Para a produção de conteúdo que eu estabeleci, tenho que dedicar aproximadamente 10 horas da minha semana útil para conseguir fazer todo o planejado. Com essas 10 horas semanais eu consigo escrever 3 conteúdos para este blog, 1 episódio para o podcast BINGO!criar de 3 a 4 imagens para redes sociais, 1 vídeo por mês no meu canal no Youtube e, por fim, escrever os capítulos do livro.

Normalmente utilizo os horários de 8h às 9h da manhã para atividades que exigem maior concentração e à noite, atividades mais descontraídas, como vídeos e podcasts.  

Descubra o que te trás mais foco

Há quem fique mais concentrado no silêncio. Outros, com muita música. Não há certo, nem errado. Existe aquilo que te faz melhor. No meu caso, uma boa música e o celular longe de mim. Rs. 

Em casa, ou no escritório, há diversas formas de distração. E temos que ficar longe delas. Como eu trabalho muito utilizando o whatsapp - e outros aplicativos no smatphone - quando estou buscando foco para produzir conteúdos, sei que o celular deve ficar longe de mim. Para complementar, coloco uma boa música para escutar. 

O local de trabalho escolhido também é essencial para mantermos o foco. Há quem funcione bem trabalhando de casa (o que não é meu caso, confesso) e há quem produza melhor em um escritório próprio ou coworking. Enfim, encontrou situação ideal para produzir seus conteúdos? Mire nessa situação e tente fazer com que a maioria das vezes ocorra da forma que você estabeleceu.

Mantenha e a recorrência na produção de contéudo

Garanto que você ficará mais feliz e motivado ao ver que todo o esforço empregado deu resultado. E o resultado pode ser medido de diversas formas. Lembra quando falamos sobre objetivos?  Tudo que fazemos tem que ser voltado para este(s) objetivo(s). Ahh, muito importante. Os resultados como autoridade, relevância e vendas não virão rapidamente e não será fácil chegar lá, porém, tem que se manter a periodicidade e qualidade de conteúdos.

Vou dar um exemplo. A FRIENDS tem um cliente há mais de 4 anos. Esse cliente trabalha com proteção veicular para caminhoneiros. Há 4 anos atrás iniciamos o trabalho de inbound marketing com eles. Criamos o blog, 4 textos por mês etc. Tudo como manda a cartilha. Porém, somente meses depois que começamos a ter resultados provenientes dessa produção de conteúdo. Afinal, virar autoridade não é fácil. 

Hoje, este cliente está com aproximadamente 12.000 visitar orgânicas no site/blog por mês, que nos gera centenas de oportunidades de venda. 

Metrifique os resultados

Além do trabalho constante, citado no tópico anterior, esse resultado só foi possível porque recorrentemente medimos os resultados desse cliente. E, a cada mês que se passava, eu e todos que trabalham comigo íamos nos motivando com os pequenos resultados alcançados. 

Mas como medir esses resultados? 

Bom, vai depender de qual plataforma e qual te de conteúdo você quer analisar. Para resultados de blog (visitas, taxa de rejeição etc) não há nada melhor que o Google Analytics. Caso queira mensurar os resultados de rede social, recomendo a mLabs, que é um ferramenta completa de gestão de redes sociais. 

Agora, caso queira metrificar os resultados de podcasts, a melhor ferramenta é a Anchor.fm. E, vou além, caso queira saber TUDO sobre podcasts, acesse este artigo: Podcast: Saiba o que é, como escutar e como produzir.

Espero que tenha gostado desses dicas desse artigo sobre como ter foco e periodicidade na produção dos seus conteúdos. Até o próximo texto! :D

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

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