Juliano Loureiro • 7 de março de 2020

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Você já ouviu falar na teoria do círculo dourado? Por mais que para alguns seja desconhecida ou até mesmo passe despercebida, acredite, ela está revolucionando negócios ao redor do mundo.

Criada pelo palestrante motivacional e consultor de marketing, Simon Sinek, essa teoria tem como principal foco de estudo a maneira como as empresas emanam suas mensagens até o consumidor final. Afinal, hoje é mais que preciso encantar os clientes, dando mais valor para um certo produto.

O círculo dourado, ou “golden circle” em inglês, apareceu, primeiramente, no livro “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, de Sinek. Essa metodologia foi tão bem aceita que logo a publicação se tornou best seller, trazendo novos “fiéis” que a adotaram na rotina empresarial.

Existem diversos casos bem sucedidos de grandes companhias que podem ser explicadas pelo círculo dourado. Quer um spoiler? O maior exemplo é a Apple, empresa de tecnologia californiana - mas falaremos melhor sobre isso mais à frente.

Se eu despertei a sua curiosidade até aqui, basta seguir com a leitura para descobrir ainda mais sobre o golden circle!

Afinal, o que é o círculo dourado?

Antes de explicar de fato o que é um círculo dourado, me responda a seguinte indagação: já parou para reparar que algumas marcas vendem produtos mais caros, mas mesmo assim são líderes de mercado?

Deixarei você refletir um pouco sobre…

O círculo dourado pode ser definido como um padrão utilizado por grandes líderes quando o assunto é comunicação. Ele é divido em três camadas, sendo elas: “why” (por quê), a intermediária é o “how” (como) e a mais periférica é “what” (o quê).

Mas, por que Sinek dividiu dessa maneira? A resposta é muito simples: a grande maioria das empresas sabem o que fazem, muitas dessas entendem como, mas poucas sabem o por quê.

Com isso, toda a estratégia de venda acaba sendo desperdiçada, pois não basta apenas colocar um produto no mercado, é mais que fundamental pensar em toda a jornada do cliente, explicando todos os motivos pelo qual uma determinada compra impactará na sua vida.
círculo-dourado

Como o marketing pode se inspirar?

Todo a metodologia do círculo dourado gira em torno do branding que é realizado por uma marca. 

Para dar uma contextualização maior, um branding pode ser definido como uma gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

A atual sociedade sofre um enorme impacto do visual. Dessa forma, uma marca precisa criar estratégias de colocar “holofotes” em cima dos seus produtos. Além disso, precisa estar atenta aos trends que rolam na world wide web; adotando um meme ou até mesmo uma personalidade da mídia em alta.

Aqui entra novamente as três camadas do círculo. É bem provável que todos os empresários saibam o que sua empresa fabrica, muitos desses também devem saber como, mas é o por quê a chave da questão.

É por isso que o círculo dourado de Simon Sinek torna-se tão efetivo. Essa pequena indagação (por quê?) transforma todo o raciocínio de um negócio, pois quando as pessoas conseguem entender as razões de suas funções e o valor de sua colaboração, a motivação e desempenho se tornam maiores.

Essa estratégia vale tanto para o marketing inbound (forma de publicidade on-line) quanto outbound forma de publicidade offline). Quer um exemplo prático? Veja esses 2 outdoors abaixo e me responda qual causou maior impacto em você:
circulo-dourado-outdoor
Eu tenho quase certeza que o da franquia McDonalds atraiu um olhar mais atento, correto? Aliás, você percebeu que o nome da marca não está estampado? Isso ocorre porque o “Méqui” sabe do valor da sua marca, ou seja, ela sabe o que produz (lanches variados), como (por meio de uma produção automática e humana) e por quê.

Isso também justifica o fato dos seus clientes não procurarem outras opções mais baratas; além do status da marca, o McDonalds sabe o verdadeiro motivo que os atraem, pensando na jornada do cliente desde um anúncio de outdoor até a venda final.

Por que a Apple é um dos maiores exemplos?

Lembra que no início do artigo quando eu falei que a Apple é um dos maiores exemplos atuais da aplicação do círculo dourado? Eu explicarei porquê.

Todos os anos quando um novo iPhone é lançado, as discussões iniciais giram em torno de um tópico: o preço. Enquanto nos Estados Unidos o modelo mais caro gira em torno de U$ 1.500,00, aqui no Brasil é possível encontrar acima de R$ 8.000,00.

No entanto, a cada lançamento a Apple se supera, vendendo cada vez mais. Como um produto tão caro consegue segurar tanto as vendas em um mercado tão competitivo? A resposta mais simples seria a forma de comunicar da “maçã” que transmite ao público a inovação, exclusividade e todos os benefícios.

Por exemplo, o slogan do iPhone X lançado em 2018 foi: “diga olá ao futuro!” Em poucas palavras, nenhuma especificação técnica do produto foi mencionada, mas conseguiu transmitir a mensagem que os detentores desse aparelho estarão a frente do seu tempo.

Ela vende, então, toda uma ideia de status que é comprada por usuários ao redor do mundo. A melhor representação disso são as enormes filas que se formam nas Apple's Stores todas as vezes que um novo modelo é lançado.

Quais são as principais vantagens do círculo dourado?

Agora que você já sabe um pouco mais da teoria, resumo abaixo quais são as principais vantagens:
  • ao saber os porquês da sua empresa, o valor da marca é aumentado;
  • você consegue inspirar seus clientes que adquirão seus produtos;
  • uma conexão entre empresa-cliente é estabelecida;
  • as vendas aumentam significativamente;
  • ao diagnosticar o propósito pessoal, consequentemente o círculo dourado é criado.
Deixo abaixo um vídeo do próprio Simon Sinek explicando como o círculo dourado pode ser aplicado. Não deixe de conferir:
shorturl.at/efkB8

Que tal se inspirar no círculo dourado e colocar a metodologia em prática? Aproveite a leitura para descobrir porquê uma empresa precisa apostar na sustentabilidade.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

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