Felizmente, nos dias atuais está mais acessível publicar um livro. Esqueça as burocracias e dificuldades para encontrar uma editora. Se você tem uma história pronta, basta acessar algumas ferramentas e em minutos o seu livro está publicado e pronto para vender.
No texto de hoje, mostrarei
várias opções para a publicação de um livro e no que você deve se atentar para que tudo ocorra de forma tranquila e sem imprevistos. Boa leitura!
Do que é preciso para publicar um livro?
A mudança de consumo de livros no mundo, junto com os avanços da tecnologia fizeram com que o mercado do livro também mudasse. De forma simples e descomplicada é possível publicar o seu livro em diversas plataformas, como o
Wattpad.
Logo, não é preciso muito para ter um livro publicado. Além da Wattpad, há diversas outras plataformas e empresas que realizam este trabalho para o escritor. Ou seja,
para ter uma publicação simples é preciso apenas do manuscrito pronto.
E é justamente as mais diversas formas de publicação de um livro que abordarei mais para frente. E cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.
Precisa de editora para publicar um livro?
Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso do intermédio de uma
editora tradicional para ter um livro publicado, mas isso não é verdade. Elas existem e são fundamentais no mercado do livro, entretanto,
o escritor não depende mais delas para realizar o sonho. De forma independente é possível ter o livro em mãos.
É preciso muito dinheiro?
É possível publicar um livro gratuitamente ou fazendo grandes investimentos. Vai depender da opção escolhida e da disponibilidade financeira do escritor. No texto "Quais são os custos para publicar um livro?", eu detalho qual é o preço médio cobrado por um profissional
freelancer para executar cada etapa de publicação do livro.
Caso você não tenha recursos financeiros, todas essas etapas serão feitas por você. Eu sugiro, se possível, que ao menos a
revisão textual seja feita por um profissional, tendo em vista que este é um dos principais fatores que levam um leitor a abandonar uma obra.
Afinal, quais são as opções para publicação de um livro?
Temos basicamente três vertentes para a publicação de um livro:
editoras tradicionais,
editoras para autores independentes e a
autopublicação. Veja abaixo a diferença entre elas:
Editora tradicional
Esta é certamente a opção mais difícil de se ter um livro publicado.
As grandes e tradicionais editoras possuem um leque restrito de autores e obras no acervo e ano a ano poucos novos autores são adicionados. Entrar para estes seletos grupos não é fácil e dependem de vários fatores como: destaque/conquista de algum prêmio literário, já possuir grande audiência, ser um personalidade e por aí vai.
Quem está começando no mercado literário e não se encaixa em nenhum dos requisitos acima, dificilmente conseguirá ter o seu livro publicado de forma tradicional.
Editora para autores independentes
Editoras "menores" que são focadas em qualquer pessoa que queira ter um livro publicado é a opção ideal para iniciantes. Basta seguir o passo a passo sugerido por elas e em poucos meses o livro estará publicado.
A gama de serviços oferecidos e preços cobrados são diversos, objetivando atender todo tipo de escritor. É possível negociar valores, serviços a serem executados e em que formato o livro será publicado (digital e físico).
Geralmente, não há restrições quanto à escolha dos escritores. Como se trata de uma prestação de serviço, a relação entre editora e escritor ocorre da mesma forma que outras relações comerciais.
Autopublicação
A autopublicação é recomendada para aqueles que possuem restrições financeiras ou para escritores mais experientes, que já conhecem os caminhos da publicação literária. Recomenda-se saber bem quais são as etapas de publicação e em caso de contratação de algum profissional externo, é preciso entender de negociação e gestão de trabalho. Caso decida pela versão física do livro, é preciso contratar uma gráfica para a impressão da obra.
Na autopublicação, o próprio autor é responsável pela gestão das ferramentas e/ou plataformas que o livro ficará disponível. Seja
e-commerces e marketplaces, para a venda do livro físico, ou sites e aplicativos, para a versão digital do livro.
Existem diversas empresas especializadas na autopublicação, como o
Clube de Autores e o
KDP - Kindle Direct Publishing.
Quais os cuidados o escritor deve ter?
É preciso ficar atento na execução de cada etapa de publicação do livro, para que nada saia de forma inesperada. Além disso, é recomendado o registro do livro no
ISBN, que é uma exigência para a venda de livros físicos nos principais estabelecimentos.
Considerações finais
Publicar um livro é possível para todos nos dias atuais. E com o aumento do consumo de livros digitais, é possível ainda que escritores desconhecidos ganhem relevância sem depender das grandes editores.
O que achou do texto de hoje? Pretende publicar um livro em breve? Me conta aqui nos comentários e até o próximo texto.