Ser publicado por uma editora tradicional não é tarefa fácil. É preciso ter planejamento e sorte. Além, claro, de ter que ter
um livro bom o suficiente para surpreender os editores. Apesar de ser uma realização para poucos, é possível aumentar as chances de ser escolhido.
No texto de hoje darei algumas dicas sobre a
preparação que você tem que ter antes de enviar o seu livro para a editora. Ficou curioso(a) para saber quais são essas dicas? Me siga nas próximas linhas e boa leitura!
Pesquise as editoras ideais
A primeira etapa é pesquisar quais editoras possuem uma sinergia com a sua obra. Deve ser analisado se esta ela publica livros do seu
gênero literário, se está aberta a receber novos livros, histórico de publicação de novos autores e dados de contato.
Fuja do caminho convencional.
Pesquise por editores e agentes literários das editoras em outros canais que não sejam o site oficial e o famoso "e-mail de contato". Vá no LinkedIn, por exemplo, e encontre os profissionais que trabalham nessas editoras. Por lá, tente uma abordagem mais próxima, mas lembre-se: não seja invasivo ou insistente.
Personalize a sua comunicação
A pior forma de entrar em contato com uma editora é através de mensagens padrões, o famoso "control C + control V".
Trate cada editora de forma individualizada e especial. Faça com que o destinatário do e-mail (ou carta) sinta-se exclusivo, como se você tivesse escolhido somente aquela editora para enviar o seu livro.
Garanta que a obra esteja concluída
Por mais que a resposta, positiva e negativa, possa levar meses para ocorrer, ter a sua obra pronta antes de enviá-la para a editora é fundamental. Um erro bem comum dos escritores é finalizar a parte da escrita do livro e em sequência já envia para diversas editoras.
Acabar de escrever o livro não é a última etapa. É preciso fazer a
revisão textual, formatação e outras etapas. Com o livro pronto, você pode partir para o envio.
Elabore o book proposal
Os editores recebem diversos livros para analisar todos os dias. E é impossível ler todos recebidos. Por isso que a elaboração do book proposal é tão importante. Este documento, que eu expliquei em detalhes como se faz no texto: "Book proposal: como criar e oferecer o seu livro para a editora", permite que o editor tenha de forma rápida e prática as principais informações e dados do seu livro.
Dessa maneira, as chances do seu livro ser analisado são bem maiores e você demonstra para a editora profissionalismo.
Organize os dados das editoras
Crie uma planilha para organizar todos os dados que você levantou sobre as editoras e também coloque colunas com os status de: enviado (S/N), obteve resposta (S/N) e outros status que você julgar necessário de acordo com o avanço das negociações.
O objetivo desta planilha é organizar os dados para que você não fique perdido(a) diante ao volume de contatos feitos com as editoras, evitando erros como enviar dois e-mails para a mesma editora ou confundir o nome do destinatário. Parece bobo, mas são erros bem comuns entre pessoas que não se organizam.
Agora, me diga o que você achou dessas dicas e me fale também a sua experiência com as editoras. Nos vamos no próximo texto. Até breve!