Você com certeza já ouviu falar nessa palavra de 16 letrinhas que encanta os olhos de muita gente ao redor do mundo, correto? Afinal, todos sonham em ser o seu próprio chefe e ter autonomia plena. Mas, você sabe de fato
o que é empreendedorismo?
Começando por uma definição literal, para o dicionário empreendedorismo pode significar:
“disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”; “iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos”.
No entanto, na prática, a atividade pode significar muito mais, pois ela está diretamente atrelada aos sonhos e desejos
de empreendedores que enxergam novas possibilidades para alcançarem sucesso profissional.
E caso você seja uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho. De acordo com dados divulgados pelo
Governo Federal,
somente no Brasil surgem de cerca de 600 mil novos empreendimentos por ano.
Para somar a esse fator,
mais de 76% dos jovens brasileiros
sonham em ter próprio negócio.
Caso você queira entender um pouco mais sobre o que é
empreendedorismo
e qual o seu cenário atual, basta seguir com a leitura!
Afinal, o que é empreendedorismo?
Para responder bem essa pergunta, é preciso ressaltar, inicialmente, que o
empreendedor em si não é formado por apenas uma, duas ou três características. Até mesmo pela sua necessidade em ser versátil e dispor de muito conhecimento para criar, manter e fazer crescer algum projeto.
O empreendedorismo, então, pode ser entendido como a capacidade que um profissional possui de encontrar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
E engana-se quem pensa que o empreendedorismo está
ligado apenas a negócios de grande porte. Do mesmo jeito que o dono da Apple é um empreendedor, um profissional autônomo que vende balas em sinais também é.
No entanto, seja em casos extremamente lucrativos ou negócios que ainda estão iniciando, é necessário pontuar que para empreender bem é indispensável
enfrentar os seguintes desafios:
- ter persistência e um propósito;
- buscar novas oportunidades e iniciativas;
- exigir extrema qualidade;
- lidar com metas próprias; e
- escutar bem o mercado sobre a existência de um novo empreendimento.
Além disso, podemos classificar os empreendimentos como:
- por necessidade: pautado pela urgência em ter uma renda complementar;
- por oportunidade: quando há uma estruturação do empreendimento antes do seu lançamento.
Qual o cenário do empreendedorismo no Brasil?
O Brasil, mesmo com sua economia instável, apresenta enorme potencial para o empreendedorismo. De acordo com A
Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil é de 38% (2018). São 52 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio.
A pesquisa também mostra que, comparado com os países do BRICS, o Brasil apresenta a maior taxa. A China é o segundo colocado na listagem, com 26,7%. Diante dos outros 49 países listados em todo levantamento, o Brasil segue bem posicionado.
Já de acordo com o
Startup Ranking, o Brasil atualmente é o 8º mais bem colocado na quantidade de empresas em todo o mundo. A Associação Brasileira de Startups (Absartups) aponta que há mais de 4.000 startups no país, guiadas por mais de 40.000 empreendedores.
Após essa análise é fácil compreender que os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma nova forma de ganhar renda e alcançar sonhos.
Como se tornar um emprendedor?
Desenvolva seus hobbies
Você é bom em poemas? Bom em fazer música? Ou até mesmo em cozinhar? Bom, muitas pessoas esquecem o poder e o valor que os hobbies possuem na nossa vida. Acredite, uma prática que realizamos periodicamente para prazer próprio, pode resultar em um grande negócio.
Desenvolva suas soft-skills
Muitas pessoas esquecem das soft skills. Você já tinha ouvido falar no termo? Eu explicarei! As soft skills nada mais são do que habilidades que não podem ser mensuradas, elas nascem ou são desenvolvidas por um profissional.
Estude o mercado
Abrir um negócio sem análise prévia pode ser “um tiro no escuro”. Essas duas frases podem parecer clichê (e de certo ponto elas são), mas não deixam de serem verdadeiras. É preciso realizar um denso estudo de mercado assim que você decidir abrir uma empresa.
Tenha foco
Ter foco significa estabelecer um tempo para que o novo negócio seja aberto, o valor necessário para que ele se banque até obter lucro, número de funcionários e colaboradores a serem contratados (se necessário), além de saber quanto será necessário para suprir necessidades básicas, como conta de luz, água e internet.
Estude a concorrência
Talvez o negócio que você queira abrir não seja original (em termos de produto) ou possui alguém realizando algo semelhante. Saiba que estudar essas pessoas e o que as levaram até o sucesso empresarial é imprescindível. Com isso, você estará se inspirando nos melhores do mercado.
Por fim, ressalto que é preciso ter paciência. Muitos negócios chegam a falência com pouco tempo de existência pela falta de planejamento dos empreendedores. Não espere que o sucesso apareça nos primeiros dias ou meses; é necessário ter calma e confiança ao começar o próprio empreendimento.