Juliano Loureiro • 29 de maio de 2020

Compartilhe este artigo:

A quarentena está fazendo com que o nosso tempo dentro de casa seja prolongado. Afinal, não precisamos gastar tempo no ônibus ou metrô para chegar ao trabalho, por exemplo. 

Para se ter uma ideia, brasileiros gastam, em média, 1h20 por dia em transportes públicos. Ao poupar essas horas, você pode realizar diversas atividades físicas, meditar, passar mais tempo com a família e amigos e, porque não, ler um bom livro.

Pensando, decidi fazer um compilado de dicas de leitura para a quarentena. Os livros listados — que somam 7 — se diferenciam nos gêneros e nacionalidades, sendo possível encontrá-los de forma física ou digital

Para conhecer um pouco da história de todos, basta seguir com a leitura!

O clique de 1 bilhão de dólares (Felipe Vilicic)

“O clique de 1 bilhão de dólares” é o primeiro livro brasileiro produzido sobre uma das mais bem-sucedidas redes sociais do mundo, com extensas pesquisas realizadas em viagens aos Estados Unidos.

Filipe Vilicic, jornalista escritor da obra, conta como Michel virou o pseudônimo Mike, trazendo à luz os detalhes da surpreendente negociação de Kevin Systrom (principal acionista do Instagram) com Mark Zuckerberg, durante a Semana Santa de 2012.

Durante a obra, Filipe descreve com precisão o ambiente competitivo, frenético e machista do Vale do Silício, região nas imediações de São Francisco que concentra as mais conhecidas empresas de tecnologia como o Google, o Facebook e o Twitter, e é habitada por personagens excêntricos.

Rio, zona de guerra (Leo Lopes)

Ficção policial situada no Rio de Janeiro do futuro. Todo o poder é concentrado nas mãos de megacorporações multinacionais que criam e impõem as leis por meio de suas milícias particulares, chamadas Polícias Corporativas.

No Rio de Janeiro, a Fronteira, uma muralha intransponível que cerca a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, protege os interesses da elite, relegando os habitantes dos demais bairros a uma vida sem lei em um território dominado pelas gangues.

Tudo pode acontecer quando o assassinato de uma prostituta no edifício de uma megacorporação leva um detetive particular a voltar para a Barra da Tijuca após anos de exílio no que todos se acostumaram chamar de Zona de Guerra.

Comece algo que faça a diferença (Blake Mycoskie)

O que é mais importante para você? Ganhar dinheiro, trabalhar com o que ama ou se dedicar a causas que lhe inspiram? A surpreendente resposta é que você não precisa escolher – e assim terá ainda mais sucesso. 

Essa é a inovadora mensagem por trás do movimento One for One, da TOMS. Não é preciso ser rico para doar nem ser aposentado para se dedicar, todos os dias, àquilo que ama. Você pode unir lucro, paixão e propósito de uma só vez – agora.
loja-juliano-loureiro
loja-juliano-loureiro

A mulher na janela (A. J. Finn)

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. 

Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?

Trilogia: o tempo e o vento (Érico Veríssimo)

Um verdadeiro clássico da literatura brasileira, “O Tempo e o Vento” é uma série literária de romances históricos do escritor brasileiro Erico Verissimo. Dividido em O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961), o romance conta uma parte da história do Brasil vista a partir do Sul - da ocupação do "Continente de São Pedro" (1745) até 1945 (fim do Estado Novo).

Toda a trama é contada pelas famílias Terra e Cambará, que acrescentam à obra drama, emoções e aventuras.

100 anos de solidão (Gabriel Garcia Marquez)

Partindo para um clássico latino, 100 anos de solidão narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance.

Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX.

Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak)

Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros.


Em “Ideias para adiar o fim do mundo”, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.


Gostou das dicas desse texto? Caso você esteja lendo alguma outra obra e também queira indicar, não esqueça de comentar, combinados?


Agora que você já conferiu as melhores dicas de leitura para a quarentena, aproveite e conheça o meu livro Lucas: a Esperança do Último!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: