A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 26 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Muitos escritores acreditam que "fazer marketing" é para poucos, por ser complexo e caro. Acredito que o marketing é, antes de tudo, comportamental. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e, a partir deste entendimento, saber o que falar e escrever para ele.


Ao ter este entendimento sobre o marketing, fica mais fácil saber o que fazer com as diversas ferramentas digitais disponíveis. No texto de hoje, falarei dos mitos sobre o marketing para escritores que acabam afastando-os dos potenciais leitores.


Boa leitura!

Mito 1: "É preciso ter muito dinheiro"

É possível conquistar leitores através de ferramentas gratuitas de criação, gestão e análises de conteúdo. Além disso, todo tipo de conteúdo produzido pode ser feito por você mesmo.


Todos sabemos que criar uma conta nas redes sociais, bem como criar um site e blog em diversas plataformas, não requer investimentos financeiros. Além disso, algumas ferramentas para análises de resultados, como o Google Analytics, também são de graça.


Para produzir conteúdos para as redes sociais, mesmo sem ser designer, existe o Canva ou o Adobe Photoshop, duas ferramentas para fazer imagens profissionais. Já para os conteúdos para o blog, a recomendação é que você mesmo escreva os textos, que ajudará você no desenvolvimento da escrita.


Se você possui um orçamento mensal para investimento, pode-se aplicar este dinheiro em anúncios patrocinados, que aumentarão o alcance das suas publicações.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Mito 2: "É somente para autores publicados"

O marketing digital DEVE ser feito antes mesmo da publicação do seu livro, ainda mais se você for um escritor(a) "desconhecido".


O objetivo, quando se lança um livro, é que existam leitores para lê-lo, correto? Mas como que as pessoas encontrarão o seu livro? Elas só saberão da sua existência se você estiver presente nos canais digitais. É preciso ter audiência e visibilidade.


Um livro não se vende sozinho. E o marketing digital deve ser feito constantemente e deve estar incorporado na sua rotina.

Mito 3: "Marketing não funciona"

Essa afirmação é parcialmente verdadeira. O marketing digital realmente não funciona se for feito da maneira inadequada. Engana-se quem acredita que marketing digital se resume a publicar algumas imagens nas redes sociais.


Este é, na realidade, apenas um dos pilares a serem trabalhados em toda uma estratégia. Ou seja, se o escritor faz apenas parte do trabalho, é de se esperar apenas parte do resultados.


Marketing digital é além da utilização de ferramentas. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e saber o que e quando entregar para ele. Os resultados aparecem quando uma boa estratégia é pensada e executada.

cta-juliano
cta-juliano

Mito 4: "É muito difícil de se fazer"

Para quem nunca teve contato com estratégias e ferramentas de marketing digital, no começo pode realmente achar que parece "um bicho de sete cabeças".


Entretanto, com o entendimento dos princípios de presença digital e de como o marketing pode ajudar, gradualmente o escritor entende como fazer do marketing um pilar essencial na sua jornada.

Conclusão

O marketing digital é um caminho importante para o escritor trilhar se ele quiser ter sucesso com a publicação do seu livro. Através do marketing, é possível alcançar novos leitores e fazer do autor uma peça importante no meio editorial.


Por conta desses mitos e de outras dúvidas e objeções que os escritores têm, desenvolvi uma metodologia que o acompanha durante toda a sua jornada. Esta metodologia se chama 3EPV (Existir, Estruturar, Escrever, Publicar e Vender). Saiba mais sobre esses passos acessando o curso GRATUITO para escritores.

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
feiras-e-eventos-literarios
Por Juliano Loureiro 9 de janeiro de 2025
Neste artigo, vamos explorar os eventos mais aguardados de 2025, destacando as datas, os locais, as novidades programadas e o impacto dessas festividades no universo literário.
conheca-fernanda-torres-atriz-escritora-e-a-nova-vencedora-do-globo-de-ouro-por-ainda-estou-aqui
Por Juliano Loureiro 6 de janeiro de 2025
vamos explorar a carreira de Fernanda Torres, destacando suas contribuições no cinema, televisão e literatura, além de entender o impacto de seu trabalho no cenário cultural e literário brasileiro.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: