Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 26 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Muitos escritores acreditam que "fazer marketing" é para poucos, por ser complexo e caro. Acredito que o marketing é, antes de tudo, comportamental. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e, a partir deste entendimento, saber o que falar e escrever para ele.


Ao ter este entendimento sobre o marketing, fica mais fácil saber o que fazer com as diversas ferramentas digitais disponíveis. No texto de hoje, falarei dos mitos sobre o marketing para escritores que acabam afastando-os dos potenciais leitores.


Boa leitura!

Mito 1: "É preciso ter muito dinheiro"

É possível conquistar leitores através de ferramentas gratuitas de criação, gestão e análises de conteúdo. Além disso, todo tipo de conteúdo produzido pode ser feito por você mesmo.


Todos sabemos que criar uma conta nas redes sociais, bem como criar um site e blog em diversas plataformas, não requer investimentos financeiros. Além disso, algumas ferramentas para análises de resultados, como o Google Analytics, também são de graça.


Para produzir conteúdos para as redes sociais, mesmo sem ser designer, existe o Canva ou o Adobe Photoshop, duas ferramentas para fazer imagens profissionais. Já para os conteúdos para o blog, a recomendação é que você mesmo escreva os textos, que ajudará você no desenvolvimento da escrita.


Se você possui um orçamento mensal para investimento, pode-se aplicar este dinheiro em anúncios patrocinados, que aumentarão o alcance das suas publicações.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Mito 2: "É somente para autores publicados"

O marketing digital DEVE ser feito antes mesmo da publicação do seu livro, ainda mais se você for um escritor(a) "desconhecido".


O objetivo, quando se lança um livro, é que existam leitores para lê-lo, correto? Mas como que as pessoas encontrarão o seu livro? Elas só saberão da sua existência se você estiver presente nos canais digitais. É preciso ter audiência e visibilidade.


Um livro não se vende sozinho. E o marketing digital deve ser feito constantemente e deve estar incorporado na sua rotina.

Mito 3: "Marketing não funciona"

Essa afirmação é parcialmente verdadeira. O marketing digital realmente não funciona se for feito da maneira inadequada. Engana-se quem acredita que marketing digital se resume a publicar algumas imagens nas redes sociais.


Este é, na realidade, apenas um dos pilares a serem trabalhados em toda uma estratégia. Ou seja, se o escritor faz apenas parte do trabalho, é de se esperar apenas parte do resultados.


Marketing digital é além da utilização de ferramentas. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e saber o que e quando entregar para ele. Os resultados aparecem quando uma boa estratégia é pensada e executada.

cta-juliano
cta-juliano

Mito 4: "É muito difícil de se fazer"

Para quem nunca teve contato com estratégias e ferramentas de marketing digital, no começo pode realmente achar que parece "um bicho de sete cabeças".


Entretanto, com o entendimento dos princípios de presença digital e de como o marketing pode ajudar, gradualmente o escritor entende como fazer do marketing um pilar essencial na sua jornada.

Conclusão

O marketing digital é um caminho importante para o escritor trilhar se ele quiser ter sucesso com a publicação do seu livro. Através do marketing, é possível alcançar novos leitores e fazer do autor uma peça importante no meio editorial.


Por conta desses mitos e de outras dúvidas e objeções que os escritores têm, desenvolvi uma metodologia que o acompanha durante toda a sua jornada. Esta metodologia se chama 3EPV (Existir, Estruturar, Escrever, Publicar e Vender). Saiba mais sobre esses passos acessando o curso GRATUITO para escritores.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG