Muitos escritores acreditam que "fazer marketing" é para poucos, por ser complexo e caro.
Acredito que o marketing é, antes de tudo, comportamental. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e, a partir deste entendimento, saber o que falar e escrever para ele.
Ao ter este entendimento sobre o marketing, fica mais fácil saber o que fazer com as diversas ferramentas digitais disponíveis. No texto de hoje, falarei dos
mitos sobre o marketing para escritores que acabam afastando-os dos potenciais leitores.
Boa leitura!
Mito 1: "É preciso ter muito dinheiro"
É possível conquistar leitores através de ferramentas gratuitas de criação, gestão e análises de conteúdo. Além disso, todo tipo de conteúdo produzido pode ser feito por você mesmo.
Todos sabemos que criar uma conta nas redes sociais, bem como criar um site e blog em diversas plataformas, não requer investimentos financeiros. Além disso, algumas ferramentas para análises de resultados, como o
Google Analytics, também são de graça.
Para produzir conteúdos para as
redes sociais, mesmo sem ser designer, existe o
Canva ou o
Adobe Photoshop, duas ferramentas para fazer imagens profissionais. Já para os
conteúdos para o blog, a recomendação é que você mesmo escreva os textos, que ajudará você no desenvolvimento da
escrita.
Se você possui um orçamento mensal para investimento, pode-se aplicar este dinheiro em
anúncios patrocinados, que aumentarão o alcance das suas publicações.
Mito 2: "É somente para autores publicados"
O marketing digital
DEVE ser feito antes mesmo da publicação do seu livro, ainda mais se você for um escritor(a) "desconhecido".
O objetivo, quando se lança um livro, é que existam leitores para lê-lo, correto? Mas como que as pessoas encontrarão o seu livro? Elas só saberão da sua existência se você estiver presente nos canais digitais. É preciso ter audiência e visibilidade.
Um livro não se vende sozinho.
E o marketing digital deve ser feito constantemente e deve estar incorporado na sua rotina.
Mito 3: "Marketing não funciona"
Essa afirmação é parcialmente verdadeira.
O marketing digital realmente não funciona se for feito da maneira inadequada. Engana-se quem acredita que marketing digital se resume a publicar algumas imagens nas redes sociais.
Este é, na realidade, apenas um dos pilares a serem trabalhados em toda uma estratégia.
Ou seja,
se o escritor faz apenas parte do trabalho, é de se esperar apenas parte do resultados.
Marketing digital é além da utilização de ferramentas. É entender o comportamento de consumo do seu leitor e saber o que e quando entregar para ele. Os resultados aparecem quando uma boa estratégia é pensada e executada.
Mito 4: "É muito difícil de se fazer"
Para quem nunca teve contato com estratégias e ferramentas de marketing digital, no começo pode realmente achar que parece "um bicho de sete cabeças".
Entretanto, com o entendimento dos princípios de
presença digital e de como o marketing pode ajudar, gradualmente o escritor entende como fazer do marketing um pilar essencial na sua jornada.
Conclusão
O marketing digital é um caminho importante para o escritor trilhar se ele quiser ter sucesso com a publicação do seu livro. Através do marketing, é possível alcançar novos leitores e fazer do autor uma peça importante no meio editorial.
Por conta desses mitos e de outras dúvidas e objeções que os escritores têm, desenvolvi uma metodologia que o acompanha durante toda a sua jornada. Esta metodologia se chama
3EPV (Existir, Estruturar, Escrever, Publicar e Vender). Saiba mais sobre esses passos acessando o
curso GRATUITO para escritores.