A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 27 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Talvez o mais importante para a nossa carreira seja a nossa reputação. E a reputação é construída gradualmente e pode levar anos até chegarmos no patamar desejado de respeito e confiança.


Para um escritor, a reputação também é algo bastante importante. Popularmente, uma boa reputação pode ser definida como "ter uma boa imagem". Ser bem-visto (e quisto) abre portas no mercado literário, fazendo com que o autor atinja seus objetivos e ganhe espaço entre os autores renomados e ganhe a admiração dos leitores.


No texto de hoje, falarei sobre atitudes que prejudicam a sua reputação e, consequentemente, podem fechar portas no mercado do livro.


Boa leitura!

Não seja insistente ou invasivo na divulgação do seu livro

O trabalho de marketing deve ser bem pensado, estruturado. No meu curso gratuito 3EPV, eu falo sobre como ter o marketing como aliado fundamental na sua comunicação com o leitor.


Falo também que marketing é muito além de "apertar botões" ou dominar ferramentas. Marketing é estratégia, como se fosse um jogo de xadrez, onde é preciso pensar bem antes de mover uma peça.


A melhor forma de conquistar novos leitores é atraindo eles até nós. O marketing de atração, ou inbound marketing, faz com que os leitores tomem a atitude de ir atrás de informações do escritor ou do livro. Ele é mais assertivo.


Se você agir interruptivamente, que incomode e até invada a privacidade de um possível leitor, a chance de ter a negativa dele é maior que a chance dele gostar do seu livro. E esse trabalho de insistência pode resultar em uma não aceitação em massa daquilo que você está propondo.

cta-juliano
cta-quero-escrever

Revise textualmente seu livro antes de publicá-lo

Um escritor não precisa necessariamente ser profundo conhecedor da língua portuguesa. Não é preciso ter uma gramática impecável, mas é de responsabilidade do escritor garantir uma boa qualidade textual da sua obra. Para isso, é recomendado que o texto final passe pela revisão de um profissional.


Caso não seja possível a contratação de um profissional, peça para que amigos e conhecidos leiam o livro e te ajudem a encontrar erros ortográficos; confusão nos sentidos das frases e problemas de coesão e coerência.

Aceite feedbacks negativos

Ninguém gosta de receber feedbacks negativos, não é mesmo?! Porém, eles existem e virão mais cedo ou mais tarde, sendo preciso saber lidar com eles. Por mais duro que seja o feedbacks negativo de uma pessoa em relação ao seu livro, é preciso ter calma e absorver os pontos apontados pelos leitor para que você melhore futuramente.


Tenha um bom diálogo com seus leitores e, se possível, converse individualmente com aquele que lhe deu o feedback negativo. Retrucar, xingar, ser mal-educado ou ter qualquer outra atitude impulsiva só prejudicará a sua imagem. Deve-se manter a serenidade.

cta-juliano
cta-juliano

Seja claro na sua comunicação

Deixe bem claro para o seu leitor quais são os seus pensamentos, posicionamentos e ideologias. As pessoas estão em busca de experiências positivas com um livro e isso também envolve o autor. Desde uma sinopse bem contada até, quem sabe, falar sobre o que você se interessa sobre o mercado do livro e outros assuntos diversos.


Quando há clareza na comunicação, há menos surpresas negativas por parte do leitor, evitando que ele se decepcione com você. E a sua comunicação está diretamente relacionada às suas estratégias de marketing e divulgação. 

Preze pela sua reputação

Como dito anteriormente, criar autoridade e reputação faz parte de uma jornada longa, que traz bons frutos, desde que o escritor tome os devidos cuidados. Não existe posicionamento perfeito ou atitudes isentas de erros. Na verdade, todos erramos bastante, a todo tempo. Todavia, é preciso saber lidar com situações adversas e aprender com os erros.


Agora, gostaria que você me contasse sobre a sua jornada como escritor(a). Diga aqui no campo dos comentários suas dificuldades, virtudes e conquistas.


Nos vemos no próximo texto. Até!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
feiras-e-eventos-literarios
Por Juliano Loureiro 9 de janeiro de 2025
Neste artigo, vamos explorar os eventos mais aguardados de 2025, destacando as datas, os locais, as novidades programadas e o impacto dessas festividades no universo literário.
conheca-fernanda-torres-atriz-escritora-e-a-nova-vencedora-do-globo-de-ouro-por-ainda-estou-aqui
Por Juliano Loureiro 6 de janeiro de 2025
vamos explorar a carreira de Fernanda Torres, destacando suas contribuições no cinema, televisão e literatura, além de entender o impacto de seu trabalho no cenário cultural e literário brasileiro.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: