Talvez o mais importante para a nossa carreira seja a nossa reputação. E a reputação é construída gradualmente e pode levar anos até chegarmos no patamar desejado de respeito e confiança.
Para um escritor, a reputação também é algo bastante importante. Popularmente, uma boa reputação pode ser definida como "ter uma boa imagem". Ser bem-visto (e quisto) abre portas no mercado literário, fazendo com que o autor atinja seus objetivos e ganhe espaço entre os autores renomados e ganhe a admiração dos leitores.
No texto de hoje, falarei sobre
atitudes que prejudicam a sua reputação e, consequentemente, podem fechar portas no mercado do livro.
Boa leitura!
Não seja insistente ou invasivo na divulgação do seu livro
O trabalho de
marketing deve ser bem pensado, estruturado. No meu
curso gratuito 3EPV, eu falo sobre
como ter o marketing como aliado fundamental na sua comunicação com o leitor.
Falo também que
marketing é muito além de "apertar botões" ou dominar ferramentas. Marketing é estratégia, como se fosse um jogo de xadrez, onde é preciso pensar bem antes de mover uma peça.
A melhor forma de conquistar novos leitores é atraindo eles até nós. O marketing de atração, ou
inbound marketing, faz com que os leitores tomem a atitude de ir atrás de informações do escritor ou do livro. Ele é mais assertivo.
Se você agir interruptivamente, que incomode e até invada a privacidade de um possível leitor, a chance de ter a negativa dele é maior que a chance dele gostar do seu livro. E esse trabalho de insistência pode resultar em uma não aceitação em massa daquilo que você está propondo.
Revise textualmente seu livro antes de publicá-lo
Um escritor não precisa necessariamente ser profundo conhecedor da língua portuguesa. Não é preciso ter uma gramática impecável, mas
é de responsabilidade do escritor garantir uma boa qualidade textual da sua obra. Para isso, é recomendado que o texto final passe pela
revisão de um profissional.
Caso não seja possível a contratação de um profissional, peça para que amigos e conhecidos leiam o livro e te ajudem a encontrar
erros ortográficos;
confusão nos sentidos das frases e problemas de
coesão e
coerência.
Aceite feedbacks negativos
Ninguém gosta de receber feedbacks negativos, não é mesmo?! Porém, eles existem e virão mais cedo ou mais tarde, sendo preciso saber lidar com eles. Por mais duro que seja o feedbacks negativo de uma pessoa em relação ao seu livro, é preciso ter calma e absorver os pontos apontados pelos leitor para que você melhore futuramente.
Tenha um bom diálogo com seus leitores e, se possível, converse individualmente com aquele que lhe deu o feedback negativo. Retrucar, xingar, ser mal-educado ou ter qualquer outra atitude impulsiva só prejudicará a sua imagem. Deve-se manter a serenidade.
Seja claro na sua comunicação
Deixe bem claro para o seu leitor quais são os seus pensamentos, posicionamentos e ideologias.
As pessoas estão em busca de experiências positivas com um livro e isso também envolve o autor. Desde uma
sinopse bem contada até, quem sabe, falar sobre o que você se interessa sobre o mercado do livro e outros assuntos diversos.
Quando há clareza na comunicação, há menos surpresas negativas por parte do leitor, evitando que ele se decepcione com você. E a sua comunicação está diretamente relacionada às suas estratégias de marketing e divulgação.
Preze pela sua reputação
Como dito anteriormente, criar autoridade e reputação faz parte de uma jornada longa, que traz bons frutos, desde que o escritor tome os devidos cuidados. Não existe posicionamento perfeito ou atitudes isentas de erros. Na verdade, todos erramos bastante, a todo tempo. Todavia, é
preciso saber lidar com situações adversas e aprender com os erros.
Agora, gostaria que você me contasse sobre a sua jornada como escritor(a). Diga aqui no campo dos comentários suas dificuldades, virtudes e conquistas.
Nos vemos no próximo texto. Até!