Vikings, Thor, Loki, Asgard, dragões e anões. A Mitologia Nórdica pode não ser a mais popular, mas graças ao cinema e aos games, suas histórias têm ganhado cada vez mais adeptos e fãs.
Mas a gente sabe que as versões cinematográficas e
gamer nem sempre estão preocupadas com a história original.
Pensando nisso, separei algumas dicas de livros de Mitologia Nórdica para que você possa conhecer a fundo um universo rico de histórias, ritos e personagens interessantes.
Esqueça Chris Hemsworth e a Marvel, a Mitologia Nórdica tem muitas páginas para quem gosta de história de deuses, seres mitológicos, aventuras, romances, tesouros. Enfim, é uma literatura para todos os gostos.
Confira, agora,
5 livros sobre Mitologia Nórdica
que separei para quem está começando a conhecer esse universo e, até mesmo, para quem já tem “conhecimento nórdico”.
Dicionário de Mitologia Nórdica, de Johnni Langer
Nada mais justo do que começar uma lista sobre livros de Mitologia Nórdica com um dicionário, no sentido literal da palavra, nórdico. Afinal, do que adianta estudar a Mitologia se você não souber os significados dos principais termos?
Então, sim, aqui temos um verdadeiro dicionários com os principais verbetes para a compreensão de textos, ritos, mitos e símbolos da Mitologia Nórdica.
Johnni Langer não é o autor do livro, mas sim o seu organizador, pois o
Dicionário de Mitologia Nórdica
foi elaborado por uma equipe de especialistas internacionais. Prepare-se para expandir seu vocabulário nórdico para além de Thor, Odin, Loki e Asgard.
A obra é fundamental para quem deseja estudar para valer a Mitologia Nórdica e, até mesmo, para leitores mais curiosos, que não se convencem com apenas notas de rodapé! Então, garanta o seu
Dicionário e deixe ao seu lado para as leituras que indico abaixo!
Ragnarök: o crepúsculo dos deuses, de Mirella Faur
Agora que você já tem um dicionário para seus estudos e viagens no mundo da literatura nórdica, que tal dar os primeiros passos em uma obra que explica a Mitologia Nórdica através das histórias que estão a popularizando?!
Em
Ragnarök: o crepúsculo dos deuses, a autora Mirella traz a história dos mitos que deram origem aos jogos, filmes e HQs. E para quem ainda é leigo, tem uma parte muito interessante que conta como a Mitologia Nórdica influenciou diretamente
O Senhor dos Anéis.
Então, além de conhecer a origem do herói loiro da Marvel, que tal saber o que está por trás de jogos (Ragnarök) e até mesmo animes bem famosos, como Os Cavaleiros do Zodíaco? A Mitologia Nórdica tem muita influência que ainda não conhecemos, mas já consumimos suas histórias.
É claro que
Ragnarök traz conceitos que não aparecem nas histórias mais famosas, o que faz dele uma excelente leitura para entusiastas e descobridores dessa Mitologia.
Um dos conceitos fundamentais que é elucidado é o Apocalipse Nórdico.
Com o
Dicionário de Mitologia Nórdica
ao lado e a leitura de
Ragnarök, com certeza, você já terá adquirido uma boa bagagem conceitual para adentrar-se nas leituras dos livros seguintes, nessa minha lista de leitura nórdica.
Saga dos Volsungos, autor desconhecido
Após uma introdução ao universo da Mitologia Nórdica, que tal mergulhar de cabeça em uma das obras mais influentes de todos os tempos? E por falar em tempo, voltei alguns séculos para trazer essa indicação.
É uma referência tão, mas tão histórica, que seu autor é desconhecido, sabemos apenas que
Theo de Borba Moosburger, traduziu a obra do islandês antigo.
O livro foi escrito, na Islândia, durante século XIII. Porém, as histórias nele narradas vem de muito antes.
E o que tem de importante nesse livro da Mitologia Nórdica? Em
Saga dos Volsungos, o autor conta os feitos e aventuras do lendário rei Volsung. Talvez, esse nome ainda não diga muito para você, mas a sua árvore genealógica, sim. Volsung é bisneto de Odin.
Outro personagem importante na
Saga é o herói Sigurd, que mata o dragão Fafnir e se envolve num trágico triângulo amoroso com a valquíria Brynhild e o rei Gunnar. Com alguns nomes mais conhecidos, talvez o seu interesse por essa obra aumente, mas há, ainda, algumas curiosidades que possam aguçar ainda mais a sua curiosidade.
Além de uma saga bem característica da Mitologia Nórdica, repleta de dragões, tesouros, homens que viram animais e animais que viram homens, a
Saga dos Volsungos inspirou o compositor Richard Wagner criar seu ciclo de óperas em torno do Anel dos Nibelungos. Sabe quem mais inspirou-se na saga? Walter Scott, Stevenson e um tal de J.R.R Tolkien - inclusive, na sua série literária mais famosa.
Às vezes, a temática pode não ser atraente para um determinado público, mas um autor pode, sim, influenciar muita gente a buscar uma nova vertente literária para conhecer.
É o caso do queridinho da cultura pop, Neil Gaiman. Reconhecido pelo seu talento fantasioso, Gaiman é capaz de influenciar uma legião de leitores e, com certeza, foi o que aconteceu com o seu
Mitologia Nórdica. Estaria Neil Gaiman voltando aos quadrinhos e super heróis? Não, não é nada disso.
Aqui, é muito importante ressaltar que a obra tem uma licença poética para contar as histórias dos personagens, mitos e ritos nórdicos. Tudo com a assinatura de Gaiman. Se no cinema a gente chama de remake quando um diretor faz uma nova versão de um filme já existente, podemos dizer que Gaiman fez o seu remake de alguns clássicos nórdicos.
O livro de Gaiman é um apanhado de contos, obviamente sobre a temática, escritos à sua maneira. Não chega a ser uma distorção das histórias, porém é uma leitura bem particular do autor. Mesmo assim, ele traz momentos importantes da Mitologia Nórdica, como a criação do universo e sua queda cataclísmica.
A Lenda de Sigurd e Gudrún, de J.R.R. Tolkien
Lembra que eu falei da importância da
Saga dos Volsungos? A última indicação de hoje é a prova de tal relevância.
O pai do Senhor dos Anéis era um dos fãs mais fervorosos da Mitologia Nórdica, sem ela, provavelmente, o mestre da fantasia não teria surgido, nem ele, nem Frodo, nem Hobbit.
E fã como era,
Tolkien resolveu prestar uma homenagem à Mitologia Nórdica
criando a sua própria versão de uma das mais importantes histórias, a saga de Sigurd, o bravo herói que matou o dragão Fafnir e tomou para si, a fortuna do dragão.
Eu não espero que você chegue ao final deste texto sendo o deus nórdico da literatura, mas acredito que com essas sugestões, você já tenha uma bagagem literária para ir a fundo na temática e partir para novas leituras.
Pronto para esquecer o Thor do cinema e curtir o universo nórdico? Dos livros citados, você já leu algum? Conte-me sobre a sua leitura nórdica e deixe sua sugestão de livros para que mais pessoas possam conhecer.
Agora, antes de ir, um convite mais que especial!
Lucas: a esperança do último é um romance distópico que estou produzindo através de um projeto de financiamento coletivo. Para que você conheça um pouco sobre a história de um futuro sombrio, onde apenas 2% da população está viva, disponibilizei os três primeiros capítulos para leitura!
Baixe, agora os primeiros capítulos e conheça Lucas!