Você, que está lendo este artigo, já parou para pensar quantos livros da
Editora Intrínseca leu durante a vida? Você que é amante da leitura e afirma nunca ter consumido uma obra da editora, peço que repense.
Ela é responsável por trazer grandes obras internacionais e publicar diversas nacionais.
Apesar de já ter uma enorme marca dentro do segmento, a sua fundação é relativamente recente.
Tudo começou lá em 2003 com o primeiro lançamento sendo o livro “Hell”, da autora francesa Lolita Pille.
O primeiro sucesso comercial ocorreu com a versão nacional do livro “A menina que roubava livros”, que em 2006 vendeu mais de 1 milhão de cópias somente no Brasil.
Uma das ações mais legais é
a consulta a fã-clubes que a editora realiza periodicamente. Esse contato mais próximo faz com que algumas obras internacionais sejam
publicadas com exclusividade. Um dos grandes casos é a saga “Crepúsculo” e também as obras de John Green, que, ambos, vendem como água ao redor do mundo.
Até esse ponto do artigo fica fácil compreender que
a Editora Intrínseca é
sinônimo de sucesso no Brasil. Por isso, decidi reservar esse espaço para apresentar as suas principais obras e autores. Se você quer conferir ainda mais, basta seguir com a leitura!
Quais são os principais autores da Editora Intrínseca?
Vamos iniciar por alguns autores que se destacam dentro do portfólio da Editora. Veja:
Neil Gaiman
O primeiro autor da lista é
Neil Gaiman. Nascido em Portchester (Hampshire) na Inglaterra, destaca-se por ser um autor britânico de contos, romances, banda desenhada e roteiros.
O primeiro romance de Neil Gaiman, Good Omens, foi lançado em 1990, junto ao autor com Terry Pratchett. Os dois autores afirmam que todo o romance foi um trabalho de equipa e que a maioria das ideias pode ser atribuída a ambos, porém Terry Pratchett escreveu e editou uma grande maioria do livro uma vez que Neil estava ocupado com Sandman.
A sua obra de maior destaque é “American Gods”, lançada em 2001. O enredo gira em torno de uma mistura de fantasia e várias vertentes da mitologia antiga e moderna, tudo centralizado em um misterioso e taciturno protagonista, Shadow.
Josh Malerman
Também conhecido pelos seus romances e contos,
Malerman
é norte-americano. O fato curioso é que o autor também faz parte de uma banda de rock reconhecida, a The High Strung. Além disso também é diretor de cinema, tendo dirigido o filme recente We Need to Do Something.
Mas como estamos aqui para falar de literatura, seu romance mais conhecido (e também o primeiro a ser publicado) e “Bird Box”: uma obra pós-apocalíptica que fala sobre algo que não pode ser visto, por isso os personagens principais devem estar vendados enquanto percorrem um rio de 30 quilometros, apostando apenas nos seus sentidos.
A obra foi adaptada para filme pela Netflix, sendo protagonizada por Sandra Bullock. Outra que deve ser mencionada (pelo bem ou pelo mal) na lista é
“Uma casa no fundo de um lago”, inclusive, eu fiz uma resenha aqui no blog.
Não deixe de conferir.
Adriana Falcão
Adriana Franco de Abreu Falcão é uma roteirista e escritora brasileira. Carioca, é a responsável por um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo na década passada: A Grande Família.
Seu primeiro romance publicado foi “A Máquina”, em 1999.
Na Editora Intrínseca lançou a obra
“Queria ver você feliz”, que conta a história esmiúça o surgimento da paixão avassaladora entre Maria Augusta e Caio, pais de Adriana, que se encantaram ainda na adolescência e viveram todas as etapas de um amor sem medidas.
Quais são as principais obras da Editora Intrínseca?
Agora chegou o momento de conhecer algumas obras bem sucedidas. Confira quais são e se caso não tiver lido, considere colocar na sua lista. Confira:
Serpentário (Felipe Castilho)
Esse romance
conta a história de Caroline, Mariana e Hélio que todo ano costumavam deixar a capital paulista para encontrar Paulo, um jovem habituado à simples vida caiçara.
No entanto, a amizade construída nas areias do litoral sofreu abalos sísmicos no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma misteriosa ilha que despontava no horizonte, e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão.
Sobreviver à Ilha das Cobras tem um preço. O arquipélago é um ambiente hostil, tomado por víboras, e esconde segredos tão perturbadores quanto seus habitantes. Mais do que um equívoco darwiniano ou uma lenda popular, a ilha praticamente destruiu a vida deles.
Entre memórias e fatos fragmentados, o que aconteceu naquela fatídica noite se tornou um mistério. O livro se destacou por ser um dos finalistas do Prêmio Jabuti em 2019.
Extraordinário (R. J. Palácio)
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas pela aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza.
O Primeiro Homem (James R. Hansen)
Em julho de 1969, o mundo parou para assistir à primeira pessoa a pisar na superfície de outro corpo celeste que não a Terra.
Você já deve ter ouvido a frase que Neil Armstrong disse naquele momento: “É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.” Discreto e avesso a discussões, Armstrong foi alçado ao estrelato no instante em que deu aquele primeiro passo na Lua.
Frente a tamanha magnitude,
o historiador James R. Hansen trabalhou minuciosamente para fazer jus à importância de Neil: entrevistou mais de 120 pessoas, teve acesso a documentos privados da família Armstrong e gravou mais de 50 horas de entrevista com O Primeiro Homem.
Gostou de conhecer um pouco mais da história da Editora Intrínseca e também seus principais autores e obras publicadas? Então eu quero apresentar o meu romance autoral “Lucas”.
Clique aqui e descubra mais sobre a narrativa e como ajudar na publicação!
;)