Juliano Loureiro • 26 de outubro de 2020

Compartilhe este artigo:

Um dos estilos literários mais populares do mundo, sem sombra de dúvidas é o terror. Muita gente gosta de uma história aterrorizante, cheia de suspenses e sustos, é uma ótima maneira de descarregar a adrenalina e, por que não, nos afastar um pouco dos sustos da vida real.


E já que estamos falando de mistérios, sustos e horror, vou aproveitar o Dia das Bruxas, ou Halloween, como preferir, para falar quais são os melhores livros de terror para você ler (não só) nesta data.


Sei que “os melhores livros” é subjetivo, vai de cada leitor, mas preparei uma lista formidável de livros de terror e suspense que vai deixar os fãs do terror orgulhosos! Preparado para uma seleção horripilante?!

Drácula, de Bram Stoker

dracula

Uma das figuras mais populares do Halloween, com certeza é o vampiro. E histórias desses seres que vivem do sangue, escondem-se  do Sol e dormem em caixões, você já ouviu várias. Mas, se você ainda não leu Drácula, de Bram Stoker, você está perdendo uma das melhores histórias -e a mais famosa; e um dos melhores livros de terror de todos os tempos.


O romance mais famoso do terror é muito antigo, mais do que você talvez imagine. O escritor irlândes Bram Stoker publicou sua obra prima em 1897.
Apesar de não ter sido o primeiro livro de terror sobre vampiros, foi o principal responsável pela popularização dos seres vampíricos. Hoje, a obra já se encontra em domínio público, você pode obter uma cópia gratuita em inglês.


Falando um pouco sobre a obra, uma curiosidade para quem ainda não teve a oportunidade de ler,
o romance é escrito em forma epistolar, ou seja, sua narrativa é através de cartas e recortes de jornais, diários e anotações que ajudam a contar a história. O livro é um dos cânones da literatura gótica e, óbvio, do terror.


Podemos afirmar que Drácula e Bram Stoker são dos principais responsáveis pelo sucesso do terror, não só na literatura, mas como também no cinema. Inúmeros filmes foram inspirados na obra, graças ao livro, os amantes do cinema tiveram o prazer de assistir um  Béla Lugosi encarnando e eternizando conde Drácula, na sétima arte. É da obra de Bram Stoker a inspiração para Hammer Films lançar uma série de filmes, com Christopher Lee, no papel de Drácula. Os amantes do cinema, com certeza entenderam a enorme relevância da obra.


O sucesso da obra ainda permitiu que Van Helsing ganhasse também seu destaque na sétima arte. Além de um filme próprio, diversos filmes de vampiros quando não inspirados diretamente sempre referenciam o clássico de Stoker.

Em 92, a versão cinematográfica mais famosa popularmente chegava às telonas, Drácula de Bram Stoker tinha a direção de Francis Coppola e um elenco extraordinário:  Keanu Reeves, Winona Ryder, Anthony Hopkins e Gary Oldman


Bem, e se a minha sugestão de leitura para o Halloween ainda não o convenceu, invoco a opinião do mestre do terror, Stephen King, que considera
Drácula, de Bram Stoker, como um dos três principais clássico do gênero. 

Frankenstein, de Mary Shelley

frankenstein

O segundo livro de terror é, também segundo King, um dos melhores do gênero. Escrito pela britânica Mary Shelley, Frankenstein ou o Prometeu Moderno é considerada a primeira obra de ficção científica da história.


Curiosidades sobre o livro:


  1. Mary Shelley demorou dois anos para escrevê-lo, entre os anos de 1816 e 1817;
  2. Apesar disso, o livro só viria a ser lançado em 1818;
  3. A primeira edição foi publicada sem créditos à autora;
  4. Shelley tinha apenas 19 anos, na época do lançamento;
  5. Em momento nenhum na obra, Mary Shelley denomina o monstro como Frankenstein. A criatura ficou assim conhecida após o primeiro filme baseado na obra, em 1933;
  6. O monstro Frankenstein não é verde, mas sim amarelo.


Me dei o direito de começar pelas curiosidades porque tenho certeza absoluta que você sabe qual é a história do Frankenstein. Aos menos a parte de que um jovem cientista, 
Victor Frankenstein, que constrói, em seu laboratório, um monstro. Assustado com a “monstruosidade” criada, Victor simplesmente abandona a criatura. Mas o monstros também têm sentimentos. Revoltada, a criatura se rebela e busca a sua vingança.


Ok, em suma, essa é a história. Porém, eu guardei ainda algumas curiosidades além das já citadas. Mary Shelley escreveu o conto que daria origem ao clássico, em resposta a um desafio proposto por Lord Byron. Mary e seu futuro marido, Percy Bysshe Shelley, além do Lord, estavam “ilhados” em casa, na Suíça, devido a uma tempestade de verão.


Foi quando Lord Byron propôs um passatempo: cada um deveria escrever uma história de terror! A princípio, Mary não topou a brincadeira, porém, dias depois, a escritora sonhou com um jovem estudante dando vida a ossos que havia recolhido de uma sepultura. Adivinhem onde essa história foi parar?


Frankenstein
também teve inúmeras adaptações cinematográficas e, assim como Drácula, está em domínio público, na língua inglesa.

O Chamado de Cthulhu, de H.P Lovecraft

o-chamado-de-cthulhu

Um dos melhores livros de terror não tem violência e quase nada de sangue. Aliás, aqui estamos homenageando uma das melhores histórias de terror e a mais famosa de H.P Lovercraft.


Se tem um gênero que anda de mãos dadas com o terror é a ficção científica, principalmente pelo trabalho de Lovecraft. Há quem chama o estilo de literatura (criado por) de H.P como
terror cósmico.


O conto
O Chamado de Cthulhu foi publicado, originalmente, no ano de 1928 pela revista americana Weird Tales, traduzindo ao pé da letra, Contos Estranhos. Sugestivo o nome, não? 


Sabe o que é mais interessante? Hoje, Lovecraft e seu Cthulhu são referências do terror e ficção científica, porém, ali em 1928, o autor considerou a sua história apenas como mediana, um adendo: o conto tinha sido escrito dois anos antes.


H.P Lovecraft difere-se do “terror mais popular” por criar histórias em que o terror propriamente dito, não é tão explícito. A sua narrativa é que cria uma atmosfera na leitura, um suspense que fica pairando até o final, personagens com pensamentos que desafiam a nossa lógica e compreensão.


Pois bem, o conto então escolhido para figurar entre os livros de terror para você ler, agora, narra uma investigação sobre a existência de seres cósmicos, na Terra, muito antes da nossa chegada. A partir dessa história, criou-se uma Mitologia “Cthulluliana”, sobre os seres que aqui moraram, antes dos homens. Essa mitologia permeia as obras de Lovecraft com uma narrativa muito, mas muito intrigante mesmo!


Essa literatura fantástica de Lovecraft, infelizmente, só foi devidamente reconhecida após o falecimento do autor. E hoje, o que mais se ver por aí são jogos de RPG (em tabuleiros ou digital) baseados nos contos e mito de Cthulhu. 

O Exorcista, de William Peter Blatty

o-exorcista

Considerado por muitos como o melhor filme de terror de todos os tempos, com cenas icônicas referenciadas até hoje, desde o lançamento da película, em 1973, O Exorcista é baseado em um livro que, com certeza, sempre estará na lista de melhores livros de terror.


Publicado em 1971, há quem diga que a obra escrita pelo autor estadunidense William Peter Blatty foi baseada em um episódio real de exorcismo. Se isso é verdade ou não, nunca saberemos.


A história, como a maioria das pessoas conhece, é sobre uma garotinha de 12 anos,  Regan MacNeil, possuída por uma entidade demoníaca. E a obra narra toda a luta da menina e sua mãe, com ajuda da Igreja, para tirar o diabo do corpo de Regan.


E William construiu uma narrativa aterrorizante, tão assustadora e impactante que diria ser mais difícil ler o livro a ver o filme. O início da possessão, o embate do demônio contra as pessoas, o conflito interno da mãe de Regan são momentos altos da obra.


Não há muito o que falar, você tem que ler um dos melhores livros de terror já escrito! Com certeza, você irá dormir alguns dias com a luz acesa!

A Profecia, de David Seltzer

a-profecia

Mais um livro de terror de sucesso que dá origem a um clássico. Se não fosse por um detalhe: por incrível que pareça, no caso de A Profecia, de David Seltzer, as coisas não foram bem assim. Tanto filme quanto o livro estrearam em 1976. Como isso foi possível?


Seltzer, além de escritor, é diretor e roteirista de cinema. No ano de 76, estava sob a direção de roteiro de um novo filme:
The Omen, traduzido como A Profecia. Mas David curtiu tanto o roteiro que decidiu prolongá-lo um pouco mais e transformá-lo em um livro.


E que livro.
Com certeza, um dos melhores livros de terror já lido, por aqui.


A história da
A Profecia é bem conhecida. Um casal político, bem sucedido, tem um filho; Damien, que tem um comportamento um tanto quanto estranho. E não é só isso, desde a chegada da criança, coisas estranhas, para não dizer bizarras, começaram acontecer com a família. Desde o suicídio da babá de Damien até o homícidio da mãe.


Bem, não darei muitos detalhes para evitar o
spoiler, porque apesar da fama do filme, o livro não é tão popular. Inclusive, uma nova edição chegou ao Brasil, pela editora Pipoca & Nanquim.


O livro não é grande, mas a sua narrativa é algo intrigante. Porque a gente percebe que a criança parece realmente ter sido enviada pelo demônio, mas fica um clímax, uma tensão no ar de que, a qualquer momento, algo terrível vai acontecer. E esse é um mérito de David Seltzer, que criou uma história empolgante, as coisas acontecem quando você menos imagina.


A Profecia
, livro e filme, com certeza, uma das melhores escolhas para quem ama o terror!

O Iluminado, de Stephen King

o-iluminado

Chega a ser sacanagem ter que escolher apenas um livro de Stephen King para você ler no Halloween. Pior ainda é ter que apontar o melhor livro de terror de King.


Motivos não faltavam para escolher
It, O Cemitério, Carrie ou qualquer um outro. Estou ciente da injustiça que estou cometendo, mas, quem sabe, já não é uma desculpa para atualizar posteriormente essa lista de melhores livros de terror?


Stephen King, desde que começou a publicar sua obras, é referenciado como um dos ícones do gênero terror. E ele simplesmente não para de lançar livros. 


Então, por que a escolha por O Iluminado? Simplesmente pelo descontentamento de Stephen King com a sua adaptação cinematográfica, dirigida por Stanley Kubrick.


Se o filme já é uma obra prima do terror, imagina o livro?! É sem sombra de dúvidas um clássico da literatura de terror.


A história de Jack Torrance, um escritor em decadência, e sua família, durante um inverno, trancafiados no Overlook Hotel é uma das favoritas da crítica literária. Jack é um homem transtornado e, aí entra uma diferença gritante entre filme e livro. A construção dos personagens, na obra de King, é muito mais densa e intrigante. Algo que, podemos afirmar, Kubrick relativizou por total, em seu filme.


No livro, você sente a angústia de Jack e sente a força da sua esposa, Wendy. Mas, ler a sanidade de Jack esvaindo-se é uma experiência totalmente formidável, impossível de ser retratada ou filmada, realmente.


Tudo isso, sem esquecermos do seu filho Danny e o amigo imaginário. Faça um favor a você mesmo, providencie a leitura de O Iluminado e volte aqui para me contar se é ou não, um dos melhores livros de terror já lançado!   


Tenho certeza que você chegou ao final dessa leitura e está achando que ficaram de fora centenas de livros, não é mesmo? Eu também acho. Eu nem citei Edgar Allan Poe, Clive Barker, Joe Hill por exemplo. Acho que terei que dar uma atualizada logo, logo, neste texto!


Mas me conte: para você, qual o melhor livro de terror? Qual desses citados você já leu?


Realmente, o terror não é um gênero que deve ser lido somente no Halloween, há muitas histórias boas e intrigantes!


Antes de ir, quero deixar um convite para você!


Que tal receber mais conteúdos sobre esse e os mais diversos temas literários, no seu e-mail?! 


Assine a newsletter do Bingo! e tenha mais cultura na sua caixa de entrada!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: