Juliano Loureiro • 25 de outubro de 2020

Compartilhe este artigo:

Muitos leitores costumam “consumir” mais de um livro por mês. A tática possui vantagens e desvantagens. Você sabe quais são? De qualquer forma, é preciso pontuar a importância da concentração e absorção no momento da leitura. Ao ler apenas um livro ou vários de uma vez será que nós, meros leitores, demos check nesses dois aspectos?


Lembrando que de forma alguma este artigo serve para definir o que é certo ou errado. Como sempre pontuado aqui no
blog BINGO, cada um possui o seu ritmo e também a sua preferência. Tudo dependerá da rotina, das horas por dia tiradas para a ação, as metas predestinadas, etc. No fim, o ideal é não parar de ler.


E, acredite, a última frase acima possui uma enorme importância. Atualmente,
44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, lendo apenas de quatro a cinco livros por ano. Quando deixamos a atividade de lado, estamos desfavorecendo a área (que já está caminhando com pernas bambas), além de não exercitar o cérebro.


Isso mesmo! Estudos afirmam que esse hábito força o nosso cérebro a lembrar de mais coisas e abrir espaço para mais memórias, além de
aguçar a concentração. Bacana não é mesmo? Mas, será que existem apenas vantagens na aventura de ler vários livros de uma vez?


Pensando em aprofundar ainda mais no assunto, apresento neste artigo as maiores vantagens e desvantagens de ler mais de uma obra de uma vez. Espero que ao final os questionamentos sejam suficientes para você tirar a própria conclusão. Para saber mais basta seguir com a leitura!

Quais as vantagens de ler mais de um livro de uma vez?

Se você quer saber, leia os três tópicos listados abaixo:

Você está treinando o seu cérebro

Como citado brevemente anteriormente, quando lemos mais de um livro por vez estamos colocando nosso cérebro para trabalhar. Óbvio, ao ler apenas um livro esse órgão do nosso corpo já está se esforçando, mas, ao aumentar a carga, o trabalho cerebral também aumenta.


Os motivos são inúmeros. O primeiro seria pelo simples fato do cérebro precisar absorver e guardar mais informações. Dentre elas estão novas palavras, gírias, personagens e até mesmo sensações. O segundo seria pela carga elevada de leitura. E por aí segue.

A leitura pode se tornar mais interessante

Quando estamos lendo apenas um livro podemos nos entediar mais rápido. Principalmente quando é uma leitura obrigatória ou até mesmo muito grande. Ao ler outro livro, uma alternância entre assuntos pode ocorrer.


Ao final, o leitor que preferir essa modalidade, sentirá que ambas fluíram mais rápido. Resultando na conclusão de duas obras em um espaço de tempo curto.

É possível aumentar o conhecimento sobre um assunto

Você já teve uma sensação de ler uma página de um livro e querer saber mais sobre um tema específico? Por exemplo, você está lendo uma obra sobre a história do Brasil, mas quer saber ainda mais sobre o governo Getúlio Vargas. Ao fazer duas leituras, isso é possível.


Essa combinação faz com que o seu entendimento sobre um tema específico seja ainda mais abrangente
, indo além do que uma única obra pode proporcionar.

cta-ebook-lucas-amazon
cta-lucas-ebook-amazon

Quais as desvantagens de ler mais de um livro de uma vez?

Para descobrir o “lado sombrio da prática” basta seguir a leitura:

Você pode perder o foco

A nossa mente tende a selecionar o que importante para gente, assim, conseguimos nos concentrar em poucas coisas por vez. Quando decidimos ler dois livros de uma vez, pode ocorrer uma verdadeira bagunça mental, resultando no esquecimento de uma obra ou até mesmo desinteresse por outra.


Essa falta de direção faz com que uma leitura não saudável não aconteça. Ou seja, ao terminar, nenhum dos tópicos abordados nas obras foram de fato absorvidos.

A chance de não terminar um deles é maior

Infelizmente, quando se lê mais de um livro, a chance de não finalizar um deles é maior. Uma das principais razões é a mesma elencada acima. Nosso cérebro, além de focar em poucas coisas, faz com que o nosso interesse seja bem enviesado.


Ou seja,
se você está lendo, ao mesmo tempo, um livro super divertido e outro cansativo, as chances de terminar o segundo são baixíssimas.

Na rotina, você pode acabar se atrapalhando

Quando temos a nossa disposição um “zilhão” de informações, acabamos nos perdendo no meio delas. Com os livros é a mesma coisa. Indo além da questão de absorção cerebral, também podemos nos atrapalhar nos números de páginas, ordem de raciocínio e muito mais.


Todas essa bagunça não contribui em nada para uma finalização correta de qualquer leitura. Por fim, aquela meta de completar dois livros em um curto espaço de tempo cai por terra.

Qual a conclusão

Após ler todos os tópicos positivos e negativos de se ler apenas um livro ou vários de uma vez, chegamos à conclusão que não existe certo ou errado. Tudo dependerá da sua própria rotina de leitura.


Se você já está acostumado a ler dois (ou mais) livros de uma vez, continue nesse ritmo. Agora, se um livro é o suficiente para despertar a sua atenção, não inclua outros na sua rotina.
O objetivo principal é ter foco e “saborear” desse momento tão especial da melhor maneira.


Gostou de saber sobre os dois lados de ler apenas um livro ou vários de uma vez? Se você está quer receber novidades quentinhas sobre literatura na sua caixa de e-mail,
não deixe de se cadastrar na newsletter BINGO e receber conteúdos periódicos!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: