A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 9 de maio de 2021

Compartilhe este artigo:

Histórias reais, repletas de mistérios e que muitas vezes não há um final feliz. Sequestro, morte, ou apenas um retrato da sociedade, livros que retratam histórias reais do nosso cotidiano são instigantes e até assustadores, afinal, esmiuçam os detalhes de casos que vimos apenas de forma superficial em manchetes de jornais ou na TV.


Para este texto, selecionei 4 livros que contam histórias que marcaram a sociedade. Leia, mas prepare o seu estômago, são casos reais e pesados.

Estação Carandiru (Drauzio Varella)

estacao-carandiru

Drauzio Varella é um dos médicos mais respeitados do Brasil e durante 10 anos atendeu voluntariamente os detentos da Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como "Carandiru".


O presídio, localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, chegou a abrigar mais de oito mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina. Foi o local do "Massacre do Carandiru" em 2 de outubro de 1992, que resultou na morte de 111 detentos após intervenção militar. Carandiru foi desativado e parcialmente demolido em 2002. No seu lugar foi  construído o Parque da Juventude.


O relato de Drauzio Varella neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação da individualidade.


Lançado em 1999 e transformado em filme em 2003, por Hector Babenco, Estação Carandiru ganhou o Prêmio Jabuti 2000 de livro do ano e, desde então, já vendeu centenas de milhares de cópias.

Columbine (Dave Cullen)

columbine

O Massacre de Columbine, como ficou conhecido o  massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School (Columbine/Colorado, EUA), pode não ter sido o primeiro episódio da história dos Estados Unidos, mas ficou conhecido como primeiro da era digital.


Dave Cullen, autor do livro, foi um dos primeiros repórteres a chegar na escola e passou dez anos escrevendo Columbine, livro que hoje é considerado a obra definitiva sobre o massacre.


Em Columbine, os fatos recontados são uma mistura das reportagens que Cullen publicou na época com anos de pesquisa ― incluindo centenas de entrevistas com a maioria dos diretores envolvidos, a análise de mais de 25 mil páginas de evidências policiais, incontáveis horas de vídeo e áudio, e o trabalho extenso de outros jornalistas de confiança.

O caso Evandro (Ivan Mizanzuk)

o-caso-evandro

O Caso Evandro, refere-se ao sequestro e assassinato do garoto Evandro Ramos Caetano, em 1992, na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná. O caso teve grande repercussão nos anos 1990 e voltou a ganhar destaque após o podcast produzido pelo jornalista Ivan Mizanzuk, também autor do livro, em 2018.


Em 2021, novamente a evidência do caso, por conta da adaptação para streaming Globoplay, em maio de 2021.


O livro, publicado pela Harper Collins, foi criado a partir da pesquisa feita para a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk conta como procedimentos investigativos contestáveis e denúncias de tortura puseram em xeque a validade não apenas do trabalho policial, mas também das confissões dos supostos culpados.

Lady Killers (Tori Telfer)

lady-killers

Publicado em edição de luxo pela Darkside, Lady Killers é inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer. A obra é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes.


A autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas. Os leitores perceberão que estas damas assassinas eram inteligentes, coniventes, imprudentes, egoístas e estavam dispostas a fazer o que fosse necessário para ingressar no que elas viam como uma vida melhor.


Essas foram as minhas indicações de histórias reais. O que achou? Me conta aqui nos comentário e nos vemos no próximo texto!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
marketing-para-autores-independentes-como-divulgar-seu-com-baixo-orcamento
Por Juliano Loureiro 27 de março de 2025
Neste post, reunimos dicas práticas para ajudar você a promover seu livro de forma eficiente e acessível. Pegue o papel e caneta e anote quais estratégias você adotará para seu próximo livro. Vamos lá? Boa leitura!
dicas-para-escrever-um-final-surpreendente-que-deixa-o-leitor-querendo-mais
Por Juliano Loureiro 20 de março de 2025
Se você quer dominar a arte de criar finais surpreendentes e cativantes, confira estas dicas que vão elevar sua narrativa a outro patamar. Me acompanhe e boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: