Praticar a escrita é um ato relaxante e que desperta a criatividade. Para muitos, é profissão, e por isso deve ser levada a sério, levando em conta prazos e deadlines. Sabemos que, muitas vezes, manter essa frequência é complicado. Por isso é necessário desenvolver um
cronograma de escrita, você sabe como?
O nosso dia a dia já costuma ser muito corrido, sempre temos muitos afazeres extras a serem levados em consideração. Para tentar driblar esse percalço, elencamos e damos prioridades às atividades que consideramos mais importantes/urgentes. No seu caso, a escrita está nesse patamar?
Como sempre colocamos aqui no blog BINGO,
ter uma rotina de prática é fundamental para quem deseja escrever melhor. Seja você profissional da escrita ou somente um entusiasta. Reservar um espacinho periodicamente para escrever fará uma diferença enorme no resultado final das suas entregas.
Mas se o seu problema é não saber como montar um cronograma de escrita, está lendo o artigo correto! Nos tópicos seguintes aprenda como priorizar a prática e também como organizar a sua rotina. Vamos lá?
Quais são as melhores dicas para montar um cronograma de escrita?
Sem delongas, confira abaixo as 6 principais dicas!
1. Estabeleça as suas metas
Se escrever diariamente para você é um propósito, que tal
estabelecer metas desafiadoras, mas que podem ser cumpridas se levadas a sério? Essas metas são fundamentais para o seu cérebro entender que algo precisa ser finalizado.
Além disso, você também se programa para tentar cumprí-las, pois, ao final, torna-se também um
desafio pessoal. Não deixe de elencá-las de acordo com as suas necessidades de entrega e com a sua realidade pessoal. Não adianta escolher metas imbatíveis, pois a frustração poderá ser ainda maior.
2. Deixe lembretes por todos os lados
Quando estamos no processo de desenvolver a escrita, tentando manter uma constância, muitas vezes nos autossabotamos. Como isso acontece? Esquecemos o nosso compromisso com a prática ou soltamos o famoso “deixo para depois”.
Uma boa forma de vencer essa autossabotagem é colocar lembretes em todos os lugares ressaltando o momento de escrever. Por exemplo:
post-its pelo computador, lembretes no celular, na agenda física e, porque não, na geladeira, na cabeceira da cama, e por aí segue.
O importante é trazer para a sua rotina essa constância, lembrando sempre desses minutos ou horas tão importantes. Então, seja bastante criativo!
3. Reserve um espaço na sua agenda
Essa dica pode ser um pouco batida para quem está montando um cronograma de escrita, mas vale muito a pena ser pontuada aqui. Como citado no início do artigo, muitas vezes o dia a dia corrido faz com que não nos planejamos para realizar distintas atividades. O que é prejudicial, principalmente, para a nossa
saúde mental.
Uma maneira de resolver esse empecilho é justamente
anotar na agenda o momento de começar e terminar de escrever. Seja na sua agenda física ou virtual, coloque também o que será necessário para deixar esse instante mais satisfatório. Por exemplo: carregar o notebook, apontar os lápis, separar uma garrafa d’água, etc.
Além da melhora da performance, fará com que você não saia do espaço da escrita para pegar utensílios.
4. Faça uma pesquisa prévia
A pesquisa é fundamental em qualquer tipo de escrita. Se você estiver escrevendo um livro, por exemplo, é bacana dar uma olhada nas
principais referências do
gênero que está escrevendo. Assim, você consegue se espelhar nos melhores.
Já no caso de quem está
escrevendo para a internet, como é o caso dos
blogposts, essa pesquisa torna-se fundamental para impactar no ranqueamento — ou seja, nas visualizações orgânicas que seu artigo receberá.
Isso inclui: pesquisa palavras-chave, fontes, montar uma pauta, saber qual o número de palavras, etc. É bom que todo esse planejamento esteja pronto antes mesmo de você iniciar o texto, pois, assim, terá um direcionamento maior — e a possibilidade de terminar antes é bem maior!
5. Tenha constância
Não adianta, se você quer montar um cronograma de escrita assertivo, que melhorará a sua performance, essa prática precisa ser constante. Ou seja,
não dá para começar na segunda e pausar na quarta.
Por mais que, muitas vezes, pareça difícil continuar (por diversos motivos), um empurrãozinho sempre é bem-vindo. E essa boa vontade precisa sair de você, escritor.
Tenha em mente que seguir esse cronograma fará com que as suas skills na área sejam aprimoradas, trazendo novas possibilidades e desafios. Quando você conseguir finalizar um texto tão almejado, verá que toda a jornada foi positiva.
6. Planeje o amanhã
Conseguiu alcançar a sua meta hoje? Que tal planejar o que você escreverá amanhã? Essa prática ao montar um cronograma de escrita é super saudável, pois nos faz ficar animado com o famoso “vem aí”.
Imagine que seus personagens ou suas personas não podem ficar esperando pela conclusão, que tudo precisa resolver o quanto antes possível. Lembre-se:
o melhor momento para pensar no texto de amanhã é hoje.
Dica extra: faça tudo no seu tempo!
Por mais que o cronograma de escrita pareça muito fácil na prática, sabemos que a realidade é outra. Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais agitada, que exige mais e mais de nós. Dessa forma, faça tudo no seu tempo.
Seja um hobby ou sua profissão, o momento de escrever deve ser entendido como algo prazeroso. Se você tem um dia bem atarefado, reserve um espaço na sua agenda razoável, que dê para equilibrar essa prática com outras necessidades corriqueiras.
Como sempre pontuamos,
o importante é não parar de escrever!
Gostou de saber mais como montar um cronograma de escrita? Não deixe de levar todas as dicas em consideração! Aproveite a visita e
Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?”