O Brasil é repleto de bons escritores e não é de hoje. De Machado de Assim aos milhares de autores independentes do nosso país,
sempre fomos uma rica "fábrica" de bons artistas literários. E apesar da literatura clássica ter um grande valor histórico, é importante ressaltarmos e valorizamos a literatura contemporânea.
O tema de hoje são algumas obras de nomes relativamente novos da nossa literatura. Livros premiados e reconhecidos até internacionalmente estão nessa lista. Vamos conferir quais são?
Boa leitura!
O carioca Raphael Montes, um dos principais nomes do dos gêneros suspense e policial da nossa literatura. Com apenas 30 anos, o autor coleciona boas e premiadas obras, como
Uma Mulher no Escuro, vencedora do Prêmio Jabuti em 2020. Suas obras, por sinal, já foram traduzidas para diversas línguas ao redor do mundo.
Jantar Secreto
é o quarto romance do autor, foi lançado em 2016 e segue uma linha sombria e sangrenta. Imagine 4 amigos, que saem do Paraná para viverem juntos no Rio de Janeiro, que para complementar a renda adotam a estratégia arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca.
Só que a carne utilizada é carne humana.
Quiça (Luisa Geisler)
Luisa Geisler lançou
Quiça com apenas 20 anos, em 2011. O livro foi
vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2011 e a tornou um expoente da nossa literatura.
Sinopse de
Quiça:
A obra é protagonizada por Arthur, parente do interior, anatematizado pela família, e Clarissa, a solitária prima de 11 anos, boa aluna e boa filha. O primo passa a ser, com o decorrer das semanas, o único olhar a definir e entender Clarissa, ante a discreta desconfiança dos pais da menina, ausentes do seu dia a dia.
As cenas fragmentárias do romance revelam vidas descosidas umas das outras: nas relações a dois, nas relações familiares e nas amizades, tudo soa precário. Mesmo a ligação que une Arthur e Clarissa não se dá por inteiro, e alguns segredos desconfortáveis assomam como breves fantasmas ao longo do texto. Uma reunião de Natal, a que toda a família comparece sem vontade, apenas sublinha o esgarçamento do tecido que uma vez os uniu.
Barba ensopada de sangue (Daniel Galera)
Barba Ensopada de Sangue foi lançado em 2014 e é o quarto e mais famoso romance do autor Daniel Galera. Neste romance, temos um professor de educação física que busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. Este protagonista, por sinal, não tem o nome revelado, característica que Galera carrega em outras obras.
Ao mudar, o protagonista se encontra em um isolamento proposital com o objetivo de entender a morte de seu avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores.
Com o passar do tempo, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história. É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa.
Espadachim de Carvão (Affonso Solano)
Affonso Solano é um escritor, ilustrador e podcaster, sendo figura constante nos programas de entretenimento geek nacional. Em 2013, lançou
Espadachim de Carvão, o primeiro livro da
duologia, que ainda conta com
Espadachim de Carvão e as pontes de Puzur.
A história se passa em Kurgala, um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas.
Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.
A realidade de Madhu (Melissa Tobias)
A realidade de Madhu foi publicado originalmente em 2014 e voltou ao noticiário no ano de 2020, por ter "previsto" a atual pandemia. Na página 183, Tarala, personagem do livro, diz:
"Em 2020, quando a Terceira Realidade terminou de envolver todo o planeta terra,
uma
pandemia global matou mais de 3 bilhões de terráqueos. Foi um movimento muito caótico que durou dois anos. Foi uma pandemia viral psicossomática que penetrava somente em corpos incompatíveis com a vibração de amar ao próximo. Não havia para onde fugir",
Em entrevistas após a "previsão", Melissa afirma que não se lembrava da passagem do livro. Nesse surpreendente romance de ficção científica futurista, uma garota de 19 anos, Madhu, acorda em uma nave extraterrestre olvidando-se de seu trajeto até lá. Em sua jornada a bordo da nave Shandi33, tenta descobrir qual o interesse dos alienígenas por ela, faz amizade com a híbrida Liv e se apaixona por Niki, um adroide.
Madhu é enviada para a Terra para um missão difícil: mergulhar no templo submerso do Lago Titicaca, no Peru, para abrir um porta que despertará a Kundalini do Planeta. Isso fará sugir uma Nova Realidade na Terra, a qual dará fim na Realidade Virtual ilusória criada por Lúcifer.
Contos Negreiros (Marcellino Freire)
Vencedor do
Prêmio Jabuti em 2016, Marcellino nos entrega em
Contos Negreiros a narrativa de 16 brasileiros miseráveis que vendem de tudo para sobreviver: drogas, o corpo e até os órgãos.
O livro aborda temas delicados, porém frequentes no nosso país, como como a prostituição infantil, racismo, homossexualidade e maltrato às mulheres. O livro chega ao seu ponto alto em “Nação Zumbi”, história de um personagem sem nome que recorre ao tráfico de órgãos para sobreviver.
Opisanie Swiata (Verônica Stigger)
Logo em seu primeiro romance,
Opisanie Swiata, Verônica faturou três
prêmios literários, incluindo o Prêmio Machado de Assis, na categoria romance.
A história central do livro é a de Opalka, um polonês de aproximadamente sessenta anos que, em um determinado momento, recebe uma carta e acaba descobrindo que possui um filho que mora no Brasil, na Amazônia. Mas tem um porém, o seu filho está internado em estado grave.
Opalka decide visitar o filho e no início do percurso conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil.
Esta foi a lista de 7 livros de autores nacionais contemporâneos. Já conhecia essas obras? Me diz aqui nos comentários e até o próximo texto!