A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 15 de abril de 2020

Compartilhe este artigo:

Eu começo esse texto já realizando a seguinte afirmação: os seus clientes procurarão pela sua empresa nas redes sociais antes de fechar negócio. Seja para analisar a reputação ou até mesmo ter demonstrativos visuais, é impossível se esquivar desses meios de comunicação. É por isso que hoje eu abordarei um pouco mais sobre Instagram e WhatsApp para negócios.



Para contextualizar um pouco, começo explicando o que é cada rede social. O Instagram serve como um espaço no qual é possível montar um “mural visual eletrônico” da sua vida e/ou negócio, postando conteúdos em fotos ou vídeos.


Essa rede social foi fundada lá em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, sendo vendida em 2012 para Mark Zuckerberg, proprietário do Facebook, por cerca de 1 bilhão de dólares.


Já o WhatsApp tem como principal função a troca de mensagem instantânea , precisando apenas da instalação do aplicativo em um smartphone e rede Internet para funcionar. Devido a sua propagação, foi criada uma versão empresarial, o WhatsApp Business - falaremos melhor sobre a ferramenta mais à frente.


Já sua criação ocorreu em 2009, por Brian Acton e Jan Koum. Assim como o Instagram, foi comprado por Zuckerberg em 2014, por 16 bilhões de dólares. Hoje, com novas atualizações, é possível enviar fotos, vídeos, stickers, documentos para contatos.


Mas, o quanto essas duas empresas podem impactar nos seus negócios e porque é tão importante aderi-las ao seu plano de marketing e comunicação ? Caso queira a respostas das questões, basta continuar a leitura:

Instagram: demonstre o valor do seu negócio

De acordo com um estudo realizado pela Resultados Digitais, existem mais de 100 milhões de contas ativas do Instagram no Brasil,o que representa quase 50% da população.


A popularidade da rede social está crescendo cada vez mais, saindo do nicho dos amantes de fotografias — o qual era sua persona inicial —, para incorporar distintas classes sociais, e, porque não, distintos negócios.


O Instagram permite que qualquer perfil se transforme em uma “conta corporativa”, sendo necessários, para isso, pequenos cliques nas configurações. Ao selecionar esse modo, você consegue demonstrar, de forma intuitiva, qual o setor da sua empresa , além de outras informações, como endereço, número de contato, site oficial e horário de atendimento.


O mais interessante é utilizar a ferramenta para mostrar valor à sua empresa . Ou seja, postar fotos e vídeos dos seus produtos ; seja no próprio feed ou nos stories, recurso com 15 segundos de vídeo que pode ser personalizado com filtros, emojis e pequenos textos.


Há pouco tempo o Instagram liberou a função IGTV , permitindo o carregamento de vídeos maiores, que também podem ser publicados no feed. O IGTV permite uma classificação dos vídeos, que vai de acordo com a sua preferência. Você pode classificá-los em temporadas ou até mesmo tipo de produtos.


Quer um exemplo prático? Eu estou postando todos os dias no Instagram do BINGO ! vídeos curtos que auxiliam negócios de qualquer porte nesse tempo de quarentena . Clique aqui para conhecer mais .


É preciso citar que a versão corporativa do Instagram também dá acesso aos seguintes dados:

 

  • alcance: número de contas únicas que viram seu post;
  • impressões: total de views da postagem;
  • atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
  • visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
  • cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
  • salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
  • respostas: dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá;
  • saídas: outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
  • dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.

 

WhatsApp: gerencie uma empresa na palma da mão

Como citado no início do artigo, o WhatsApp possui uma versão empresarial, o WhatsApp Business . Não é novidade para ninguém a força do WhatsApp no Brasil. Para se ter uma ideia, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones ativos no país. 



Com o avanço da tecnologia, os consumidores requerem uma comunicação ágil, suporte eficiente e a criação de uma conexão com a companhia. O Business aparece como a ferramenta capaz de gerir e organizar o grande fluxo de demandas recebidas via aparelhos móveis pelos clientes.


O melhor é que o WhatsApp Business reúne o melhor do seu irmão mais velho, o WhatsApp, permitindo mensagens instantâneas e uma interação simplificada . Mas, claro, adicionado novas features indispensáveis para grandes empresas.


Existem inúmeras vantagens em adotar a ferramenta. As principais são:

Maior relacionamento com clientes

Essa talvez seja a maior chave da questão. Como mencionamos brevemente, se a comunicação entre vendedor-cliente for falha, é sinal de negócio perdido. Com o WhatsApp Business, além de estreitar a distância, o atendimento torna-se dinâmico , substituindo aquelas conversas incômodas por telefone.

Use números fixos, celulares e 0800

Ao realizar o cadastro da empresa, é possível deixar um número fixo, de celular ou até 0800 (com ligações gratuitas) como o número oficial de contato. Ao visualizar o perfil, o cliente verá esse número escolhido pelo administrador, e caso ele tenha a necessidade de realizar uma ligação, não chamará em um número inconveniente.

Informações da empresa na palma da mão

Ao configurar o seu perfil, você consegue transformá-lo em um “negócio online”. Depois de inserir todas as informações solicitadas pelo aplicativo, o seu cliente saberá qual a área de atuação da empresa, localização, tipos de serviços prestados, horário de funcionamento e demais meios para contato, como website, e-mail e telefone.

Respostas automáticas para novos contatos

O WhatsApp Business permite que respostas automáticas sejam enviadas assim que o cliente entra em contato. Essas respostas são úteis tanto na primeira interação (para não deixar o cliente sem resposta) ou até mesmo fora do horário comercial, quando não há prestação de serviço pelo aplicativo.

Etiquetas

O aplicativo para negócios permite que você organize sua enorme lista de conversas ou contatos utilizando etiquetas. Assim, você poderá encontrar essas informações facilmente, realizando uma gestão de clientese definindo o funil no qual se encontra.


Algumas etiquetas já vêm com nomes padronizados, mas você pode editá-los, além de criar novas, atribuindo cores a elas.

Conclusão

Os negócios de qualquer porte que não adotam o Instagram e WhatsApp para negócios na sua rotina de trabalho estão dando um passo para trás em relação aos concorrentes.E nós explicaremos o por quê.


Mesmo não tendo conhecimento da ferramenta específica para as empresas, alguns consumidores preferem que as trocas de informações e suporte sejam pelas redes sociais. É o famoso: “você pode me passar isso pelo zap?” ou “me passa o @ do Instagram?” Nesses casos, fica complicado dizer não, correto?

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

conheca-a-ccxp-e-descubra-como-escritores-podem-aproveitar-o-evento
Por Juliano Loureiro 30 de janeiro de 2025
A CCXP também é um espaço incrível para escritores que desejam divulgar seus livros e conectar-se com seu público. Conheça mais sobre o evento
a-arte-do-suspense-como-prender-a-atencao-do-leitor-ate-a-ultima-pagina
Por Juliano Loureiro 23 de janeiro de 2025
Neste post, vamos explorar técnicas e dicas práticas para criar narrativas envolventes que prendem a atenção do início ao fim. Boa leitura!
descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: