Eu começo esse texto já realizando a seguinte afirmação: os seus clientes procurarão pela sua empresa nas redes sociais antes de fechar negócio. Seja para analisar a reputação ou até mesmo ter demonstrativos visuais, é impossível se esquivar desses meios de comunicação. É por isso que hoje eu abordarei um pouco mais sobre
Instagram e WhatsApp para negócios.
Para contextualizar um pouco, começo explicando o que é cada rede social. O
Instagram serve como um espaço no qual é possível montar um
“mural visual eletrônico” da sua vida e/ou negócio, postando conteúdos em fotos ou vídeos.
Essa rede social foi fundada lá em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, sendo vendida em 2012 para Mark Zuckerberg, proprietário do Facebook, por cerca de 1 bilhão de dólares.
Já o
WhatsApp tem como principal função a
troca de mensagem instantânea , precisando apenas da instalação do aplicativo em um smartphone e rede Internet para funcionar. Devido a sua propagação, foi criada uma versão empresarial, o
WhatsApp Business - falaremos melhor sobre a ferramenta mais à frente.
Já sua criação ocorreu em 2009, por Brian Acton e Jan Koum. Assim como o Instagram, foi comprado por Zuckerberg em 2014, por 16 bilhões de dólares. Hoje, com novas atualizações, é possível enviar fotos, vídeos, stickers, documentos para contatos.
Mas, o quanto essas duas empresas podem impactar nos seus negócios e porque é tão importante aderi-las ao seu plano de
marketing e comunicação ? Caso queira a respostas das questões, basta continuar a leitura:
Instagram: demonstre o valor do seu negócio
De acordo com um estudo realizado pela Resultados Digitais,
existem mais de 100 milhões de contas ativas do Instagram no Brasil,o que representa quase 50% da população.
A popularidade da rede social está crescendo cada vez mais, saindo do nicho dos amantes de fotografias — o qual era sua
persona inicial —, para incorporar distintas classes sociais, e, porque não, distintos negócios.
O
Instagram permite que qualquer perfil se transforme em uma “conta corporativa”, sendo necessários, para isso, pequenos cliques nas configurações. Ao selecionar esse modo, você consegue demonstrar, de forma intuitiva, qual o
setor da sua empresa , além de outras informações, como
endereço, número de contato, site oficial e horário de atendimento.
O mais interessante é
utilizar a ferramenta para mostrar valor à sua empresa . Ou seja,
postar fotos e vídeos dos seus produtos ; seja no próprio feed ou nos stories, recurso com 15 segundos de vídeo que pode ser personalizado com filtros, emojis e pequenos textos.
Há pouco tempo o Instagram liberou a função
IGTV , permitindo o carregamento de vídeos maiores, que também podem ser publicados no feed. O IGTV permite uma classificação dos vídeos, que vai de acordo com a sua preferência. Você pode classificá-los em temporadas ou até mesmo tipo de produtos.
Quer um exemplo prático? Eu estou postando
todos os dias no Instagram do
BINGO ! vídeos curtos que auxiliam negócios de qualquer porte nesse tempo de quarentena
.
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É preciso citar que a versão corporativa do Instagram também dá acesso aos seguintes dados:
- alcance: número de contas únicas que viram seu post;
- impressões: total de views da postagem;
- atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
- visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
- cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
- salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
- respostas: dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá;
- saídas: outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
- dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.
WhatsApp: gerencie uma empresa na palma da mão
Como citado no início do artigo, o WhatsApp possui uma versão empresarial, o
WhatsApp Business . Não é novidade para ninguém a força do WhatsApp no Brasil. Para se ter uma ideia,
o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones ativos no país.
Com o avanço da tecnologia, os consumidores requerem uma
comunicação ágil, suporte eficiente e a criação de uma conexão com a companhia. O Business aparece como a ferramenta capaz de gerir e organizar o grande fluxo de demandas recebidas via aparelhos móveis pelos clientes.
O melhor é que o
WhatsApp Business reúne o melhor do seu irmão mais velho, o WhatsApp, permitindo mensagens instantâneas e uma interação simplificada . Mas, claro, adicionado novas
features indispensáveis para grandes empresas.
Existem inúmeras vantagens em adotar a ferramenta. As principais são:
Maior relacionamento com clientes
Essa talvez seja a maior chave da questão. Como mencionamos brevemente, se a comunicação entre vendedor-cliente for falha, é sinal de negócio perdido. Com o WhatsApp Business, além de estreitar a distância,
o atendimento torna-se dinâmico , substituindo aquelas conversas incômodas por telefone.
Use números fixos, celulares e 0800
Ao realizar o cadastro da empresa, é possível deixar um número fixo, de celular ou até 0800 (com ligações gratuitas) como o número oficial de contato. Ao visualizar o perfil, o cliente verá esse número escolhido pelo administrador, e caso ele tenha a necessidade de realizar uma ligação, não chamará em um número inconveniente.
Informações da empresa na palma da mão
Ao configurar o seu perfil, você consegue transformá-lo em um “negócio online”. Depois de inserir todas as informações solicitadas pelo aplicativo, o seu cliente saberá qual a área de atuação da empresa, localização, tipos de serviços prestados, horário de funcionamento e demais meios para contato, como website, e-mail e telefone.
Respostas automáticas para novos contatos
O WhatsApp Business permite que respostas automáticas sejam enviadas assim que o cliente entra em contato. Essas respostas são úteis tanto na primeira interação (para não deixar o cliente sem resposta) ou até mesmo fora do horário comercial, quando não há prestação de serviço pelo aplicativo.
Etiquetas
O aplicativo para negócios permite que você organize sua enorme lista de conversas ou contatos utilizando etiquetas. Assim, você poderá encontrar essas informações facilmente, realizando uma
gestão de clientese definindo o funil no qual se encontra.
Algumas etiquetas já vêm com nomes padronizados, mas você pode editá-los, além de criar novas, atribuindo cores a elas.
Conclusão
Os
negócios de qualquer porte que não adotam o Instagram e WhatsApp para negócios na sua rotina de trabalho estão dando um passo para trás em relação aos concorrentes.E nós explicaremos o por quê.
Mesmo não tendo conhecimento da ferramenta específica para as empresas, alguns consumidores preferem que as trocas de informações e suporte sejam pelas redes sociais. É o famoso: “você pode me passar isso pelo zap?” ou “me passa o @ do Instagram?” Nesses casos, fica complicado dizer não, correto?