Todos nós sabemos que a
criatividadeé coisa bem relativa. Afinal não há uma fórmula exata para sentar na frente de um computador, por exemplo, e traçar diversos conteúdos exclusivos e ainda não explorados, correto?
Em momentos de crise como o que vivemos, a criatividade pode ser um alvo ainda mais difícil a ser atingido. Como estamos
passando mais tempo em casa , para alguns, também pode significar maior tempo ocioso, no qual não encaramos diariamente com novidades, sejam elas artísticas, experimentais ou até mesmo de cunho pessoal.
Por isso, hoje eu quero propor uma questão a você:
como ser criativo em momentos de crise? Assim como a criatividade em si, não haverá uma resposta exata, mas eu quero apresentar algumas dicas. Bora lá?
Afinal, o que é criatividade?
De acordo com o dicionário formal, criatividade pode ser definida como:
“inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.”
Assim, posso ressaltar que a criatividade não é um dom exclusivo de alguns seres, mas, sim, uma capacidade que pode ser explorada de todos nós, independente de raça, orientação sexual, gênero ou classe social.
O psicólogo inglês
Graham Wallas , no seu ensaio
“Wallas’ Four-Stage Model of the Creative Process: More Than Meets the Eye?” , que aborda o surgimento de uma ideia, elencou 4 estágios pelo qual nosso cérebro passa durante esse instante, sendo elas:
- preparação: quando o problema é investigado em todas as suas variáveis e explorado ao máximo;
- incubação: quando a mente criativa trabalha sem esforço direto, o famoso “ócio criativo”;
- iluminação: quando aparece o clic da ideia. “Eureka, you find it!”; e
- verificação: quando o criativo tem que colocar sua ideia em prática e à prova.
Nesse ponto também podemos destacar que todos nós somos criativos, cada um com sua particularidade, mas
é preciso colocar essas ideias no papel , ou, ao menos,
testar a sua efetividade prática .
Se você, por exemplo, é um jovem empreendedor e teve uma ótima ideia para
iniciar um empreendimento , te desafio a testar a efetividade desse negócio. Teste, mesmo que de maneira improvisada, quais são as possibilidades de dar certo — ah, não se esqueça de voltar nesse texto e me contar quais foram as suas conclusões, ok?!
Por que precisamos ser criativos em momentos de crise?
Não podemos negar: existe uma forte crise no Brasil, aliás, uma crise econômica mundial oriunda do espalhamento da COVID-19. Com isso,
diversos empreendimentos estão fechando suas portas, inclusive aqueles que já continham um grande público e clientes.
No entanto, por outro lado, alguns empreendedores estão arranjando formas de reinventar seus negócios, utilizando, principalmente, ferramentas online que não necessitam do contato humano (importante observação:
lavem bem as mãos e evitem aglomerações 😉).
É nesse instante que a criatividade surge como grande protagonista. Estamos vendo diariamente vários estabelecimentos criando
propostas de marketing geniais para que seus clientes consumam seus serviços de uma maneira diferente.
Quer um exemplo prático? O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina. Apesar de toda a venda dos produtos serem online, a
empresa
trocou o seu logo para conscientizar as pessoas da importância da distância social.
Além disso, está diariamente reforçando a ideia do consumo consciente, ou seja, não consumir além do necessário - algo meio contraditório para uma empresa que quer vender, correto? Para somar, reduziu a taxa dos fretes cobrados e aumentou sua capacidade de entrega.
E engana-se quem pensa que o Mercado Livre está perdendo com isso. Muito pelo contrário, ao adotar medidas como essas, a empresa reforça seus valores e fidelizando seus clientes, que sentem seus anseios atendidos.
O Mercado Livre é prova viva do quanto a criatividade deve ser colocada em prática. Por isso, vamos às melhores dicas:
Saia da sua zona de conforto
Isso mesmo que você leu: “saia da sua zona de conforto agora mesmo!” Quando eu digo sair da zona de conforto, estou me referindo a tentar coisas que pareciam improváveis para você.
Por exemplo: você sempre gostou muito de rock, que tal
tentar escutar um samba ? Apesar dessa exemplificação parecer boba, quando nos deparamos com algo que está além do nosso campo de visão,
somos expostos a novas ideias, demagogias e ideologias. O que pode ajudar (e muito) naquela criatividade que tanto falta no seu negócio.
Seja criativo em conjunto
Já ouviu o ditado “sozinho não se chega a lugar nenhum”? Pois ele é mais que verdadeiro! Então, se você possui um amigou ou até mesmo colega de trabalho que está na mesma sintonia com você, por quê não ser criativo em conjunto?
Além de trazer
perspectivas diferentes , uma segunda pessoa pode somar às ideias que você já teve.
Anote todas as suas ideias
Por mais que uma ideia inicial pareça má construída, anote tudo para que nenhum insight seja esquecido. Com o tempo,
você pode lapidar até que essa ideia seja algo aplicável na sua empresa.
Não deixe de procurar inspirações
Existem vários conteúdos bacanas que podem ser acessados em distintos meios, principalmente pela internet. O mais legal é que uma grande maioria deles podem ser encontrados gratuitamente.
Por isso,
busque por temas que você deseja se aprofundar melhor. Procure sempre pelas melhores referências e se inspire na hora de colocar a criatividade em prática. O seu público já espera algo surpreendente de você, diante disso, não o desaponte.