É fato que hoje em dia qualquer negócio precisa apostar no online na hora de iniciar os projetos. Afinal, todo o nosso modelo de consumo perpassa por alguma ferramenta digital. Dentro desse contexto, posso realçar que o
e-commerce está chegando com mais força do que nunca.
Há uns 15 anos atrás, quando você queria comprar uma camiseta, por exemplo, você já pensava naquela loja da sua cidade que é referência no ramo. Atualmente,
queremos pesquisar tudo pela internet, procurando os melhores preços e descontos. Além de, claro, fechar negócio pelo computador ou smartphone.
Sabendo dessa necessidade,
muitos empreendedores
estão migrando seus comércios para o virtual, mas existem enormes dúvidas durante esse processo.
Quais são as melhores ferramentas? Quais os melhores profissionais para montar o meu e-commerce? Algumas dessas perguntas ficam pairando no ar. Mas, acredite, elas possuem resposta.
Quer saber um pouco mais o que é um e-commerce e como montar a sua loja online? Continue a leitura para descobrir tudo!
Qual o perfil de compra atual do brasileiro?
Antes de partirmos para a explicação do e-commerce em si, que tal entender como os brasileiros consomem na internet atualmente?
De acordo com números do IBGE,
mais de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Dentro desse número, existem 230 milhões de smartphones em uso no Brasil — o que supera o número da população, com atuais 209,3 milhões.
Já domicílios com algum tipo de computador, no mesmo ano, atingiu a marca de 52,3%, um pouco mais de 110 milhões de habitantes.
Esses dados refletem diretamente no gasto online. Para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos brasileiros que possuem acesso à internet preferem compras online
às tradicionais.
82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já se renderam às compras online. E ao que tudo indica, essa já se tornou a melhor opção para grande parte das pessoas.
Afinal, o que é um e-commerce?
O termo e-commerce vêm do inglês, com tradução livre
“comércio eletrônico”. De forma bem simplificada, trata-se de uma modalidade de comércio de produtos e serviços no qual todas as transações financeiras são, necessariamente, feitas através da internet, com a utilização de celulares, tablets, computadores e outros.
No começo, através de um e-commerce, eram comercializados apenas produtos pequenos e com valores baixos como livros, cd’s e outros e dificilmente se via o oferecimento de serviços.
Hoje,
o e-commerce é usado para qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou nicho. É possível até mesmo comprar uma casa pela internet!
Um ponto importante relacionado a esse modelo de vendas é que ele cresceu absurdamente, se tornando um dos maiores fenômenos da internet nos últimos anos. Atualmente,
as empresas estão buscando conciliar o e-commerce com suas lojas físicas visando atender diferentes públicos e o desafio é saber usar o e-commerce de maneira a aumentar as vendas sem prejudicar as lojas físicas.
Podemos elencar, por enquanto, três tipos de e-commerce, sendo eles:
- B2C: relação comercial entre empresa e o consumidor final;
- B2B: relação comercial entre empresas;
- C2C: relação comercial entre duas pessoas físicas - nesse caso, há um mediador que pode ser, por exemplo, uma plataforma digital de vendas.
Como montar um e-commerce?
Existem alguns passos importantes para você montar o seu negócio. Abaixo eu elenco 5. Confira:
1 - Tenha certeza da necessidade do seu negócio
Essa é uma dica essencial para
qualquer empreendedor. Antes de pensar em abrir o seu negócio, pense e execute aquilo que diferencia a sua empresa das concorrentes. No mundo da
world wide web, a disputa para atrair o consumidor final pode ser mais forte que do mundo offline, por isso,
tenha a certeza que a sua empresa se destacará dos demais.
2 - Escolha uma plataforma
Existem diversas plataformas online para se criar um e-commerce. Algumas delas estão integradas a outras gigantes, como Google.
Além disso, há a possibilidade de publicar os seus produtos em
MarketPlace: uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. No Brasil, destacam-se Americanas, Magazine Luiza e Amazon.
Uma grande observação: confie em profissionais qualificados para montar a sua plataforma online, que farão com que o negócio apresente resultados positivos.
Um bom exemplo é o LEO, plataforma criada e desenvolvida pela Friends. Afinal, não adianta nada ter um site que quase ninguém entra.
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3 - Pense bem nas formas de pagamento a serem aceitas
Ao trazer o seu comércio para o online, diversas formas de pagamento podem ser inseridas, pensando, inclusive, nas necessidades dos clientes. Muito além do pagamento em cartão de crédito, débito ou boleto bancário, existem outras possibilidades, como:
PayPal, PicPay, transferências, entre outros.
Antes de elencar quais você adotará no seu e-commerce,
pesquise bem as taxas e demais burocracias.
4 - Pense em como entregará os seus produtos e/ou serviços
A experiência e jornada de compra do cliente terá um
final bem sucedido caso os produtos cheguem até a sua acasa intactados e rapidamente. Resumindo, as formas de entrega precisam ser bem estruturadas.
Caso, para o seu e-commerce, não seja viável fazer Frete Grátis,
deixe bem claro para o seu customer qual será a data de entrega e o valor cobrado.
5 - Comece a divulgar
Após fazer todos os passos elencados acima,
não deixe de divulgar o seu e-commerce por toda a internet. Existem diversos
tipos de estratégias para que a presença digital do seu negócio seja fortificada. Em grande maioria, envolve o
Marketing Digital.
Por que a quarentena pode ser o momento ideal para iniciar um e-commerce?
A principal recomendação para o momento delicado que estamos vivendo é:
permanecer em casa. Essa é a principal remediação para conter a infecção do COVID-19.
Dentro desse cenário, diversos comércios precisaram migrar para o online, aumentando o número de e-commerce. De acordo com o Compre&Confie,
o hábito de comprar pela internet ganhou força tão expressiva que
fez o e-commerce crescer 71%, faturando R$ 27,3 bilhões. O estudo compara o período de 24 de fevereiro a 24 de maio deste ano com o mesmo intervalo em 2019.
Além de assegurar que os seus clientes estejam seguros, ao investir no e-commerce,
você estará abrindo novas portas para a sua empresa, expandindo os limites de atendimento e experiência.
Gostou de aprender um pouco mais sobre o e-commerce? Me diga o que achou nos comentários e até o próximo texto.