Você tem dificuldades em
organizar as suas finanças? Saiba que não está sozinho nessa!
Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. É o que diz uma
pesquisa da Arquivo/Agência Brasil.
Mas, você sabia que a literatura pode auxiliar você nessa? Por meio de dicas claras e objetivos, existem diversos
livros de finanças que apresentam situações realistas, das quais é possível se identificar.
Pensando em abordar o assunto de forma mais aprofundada, separei uma lista especial com 7 livros de finanças, que se tornaram referência dentro do gênero. Está tendo dificuldades em fechar as contas do mês e precisa de ajuda? Basta continuar com a leitura!
Quais são os melhores livros de finança?
Confira uma lista exclusiva abaixo e se inspire em todos os aprendizados repassados!
1. Como Organizar Sua Vida Financeira (Gustavo Cerbasi)
Gerenciar o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil para quem desconhece
o poder do planejamento e da organização. Como organizar sua vida financeira apresenta dicas certeiras para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro.
O renomado consultor Gustavo Cerbasi reuniu neste livro todos os temas-chave que você precisa conhecer para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar um futuro mais próspero.
Após traçar seu perfil de consumo e investimento, você poderá passar para os tópicos mais específicos, dominando de uma vez por todas os assuntos que sempre considerou complexos, tais como:
- como fazer a Declaração do Imposto de Renda;
- qual é a melhor maneira de administrar as dívidas;
- como utilizar o crédito a seu favor;
- quando vale a pena fazer seguros;
- quais são os melhores investimentos.
2. A Mente Acima do Dinheiro (Ted Klontz, Brad Klontz)
Dinheiro é a causa do seu estresse? Você se preocupa com o fato de estar gastando demais? Talvez suas finanças estejam equilibradas, mas você ainda não consegue controlar sua ansiedade em relação ao dinheiro.
Talvez as desavenças sobre os gastos o estejam afastando de seu cônjuge, ou, quem sabe, você tenha dificuldade em falar sobre dinheiro com seus filhos ou outros membros da família.
Quer você esteja enfrentando problemas em lidar com seus investimentos ou apenas lutando para que o salário dure até o fim do mês, saiba de uma coisa: você não é o único!
3. Quero Ficar Rico (Rafael Seabra)
Conhecimento é tudo quando o assunto é finanças – e Rafael Seabra sabe disso mais do que ninguém. Neste livro ele vai mostrar que, com a educação financeira adequada,
qualquer um pode conquistar a independência financeira, não importa o salário.
Você pode até acreditar que seus problemas financeiros serão resolvidos com um aumento salarial, mas isso está longe de ser verdade.
Durante as suas 131 páginas, aprenda a:
- pensar como um investidor de sucesso;
- acabar com todos os seus problemas financeiros definitivamente;
- colocar seu dinheiro para trabalhar por você;
4. Terapia Financeira (Reinaldo Domingos)
Neste livro, Reinaldo Domingos apresenta a metodologia que desenvolveu, a partir de sua experiência pessoal, para ajudar as pessoas a
lidar de maneira saudável com suas finanças, a fim de conquistar o equilíbrio e a independência financeira e viabilizar seus sonhos.
Partindo da constatação de que as gerações passadas não aprenderam a lidar com o dinheiro de forma estruturada, Reinaldo decidiu sintetizar neste livro o resultado de anos de reflexão.
Afinal,
a Educação Financeira não se restringe à disseminação de conhecimentos, ela envolve um olhar mais aprofundado sobre o ser humano, considerando seu comportamento em relação ao dinheiro.
5. Orçamento sem falhas (Nath Finanças)
"Orçamento sem falhas" é o primeiro livro da Nathália Rodrigues, apelidada pelos seus seguidores como Nath Finanças. Nath ganhou notoriedade na internet por ensinar educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto.
Em 2020 lançou o livro e rapidamente figurou como um dos mais vendidos na categoria financeira.
"Orçamento sem falhas" sintetiza as orientações de Nath para quem precisa alcançar uma relação saudável com o dinheiro mesmo ganhando pouco.
6. Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)
Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de
"o seu modelo de dinheiro" – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos "arquivos de riqueza",
17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são:
- ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você;
- o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem;
- a sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade;
- o segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade;
- os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.
Todos querem ficar ricos. Poucos conseguem. Qual será o segredo, a fórmula que cria milionários? Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de Quem pensa enriquece, se dedicou a descobri-la. E conseguiu.
Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. Convivendo com mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores.
8. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Toru Kiyosaki)
A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto:
boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém.
O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc.
Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam sem saber sobre finanças, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.
É preciso mudar essa realidade!
Gostou de conferir um pouco mais sobre os melhores livros de finanças? Espero que essa lista ajude você a chegar nos resultados alcançados. Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”.
Clique aqui para conhecer o livro e também como comprar!