Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 24 de outubro de 2024

Compartilhe este artigo:

Criar um livro pode ser uma das jornadas mais desafiadoras – e gratificantes – para qualquer escritor. Eu sei disso porque já estive do outro lado, encarando a página em branco, repleto de dúvidas e incertezas sobre como transformar minhas ideias em algo que valesse a pena ser lido.


Foi nesse processo que nasceu a metodologia "3EPV", um guia prático que desenvolvi ao longo dos anos para ajudar escritores a navegar desde o início de suas ideias até a promoção e venda de suas obras.


Minha caminhada não foi fácil. Quando decidi escrever meu primeiro livro, me deparei com muitos obstáculos, desde a falta de planejamento e insegurança quanto ao conteúdo, até as dificuldades com marketing.


Em 2019, fundei o site Livro Bingo, onde comecei a compartilhar dicas e experiências para ajudar outros escritores, e, hoje, o blog Bingo tem mais de 950 artigos publicados sobre escrita criativa, publicação e mais. Além disso, o podcast Pod Ler e Escrever, com mais de 250 episódios, me deu a oportunidade de conversar com escritores e profissionais da área, ampliando ainda mais minha visão sobre o mercado literário.


Todo esse aprendizado culminou na criação da metodologia 3EPV, que se desdobra em cinco módulos essenciais: Existir, Estruturar, Escrever, Publicar e Vender. Vamos explorar cada um deles. Boa leitura!

Conheça a metodologia 3EPV

Abaixo, em detalhes, etapa por etapa da metodologia 3EPV.

EXISTIR: a importância da presença digital

Antes mesmo de colocar a caneta no papel, um autor precisa existir. E não estou falando apenas da existência física, mas da presença digital. Neste primeiro módulo, o foco está em construir sua imagem como escritor, pois, para que as pessoas leiam seu livro, elas precisam saber quem você é.


Trabalhamos conceitos como marketing digital, criação de personas, gerenciamento de redes sociais, e a construção de reputação e credibilidade online. Ter uma presença digital forte é fundamental, não apenas para conectar-se com leitores, mas para construir uma base que ajudará na promoção do seu livro mais adiante.

ESTRUTURAR: a preparação antes da escrita

Um erro comum de muitos escritores é começar a escrever sem um plano definido. A etapa de Estruturar é onde você constrói as bases sólidas para o seu livro. Aqui, exploramos desde a definição do gênero literário e estilo, até elementos estruturais como storyline, sinopse, escaleta, fichas de personagens e o desenvolvimento da "pensata" – o tema central da sua obra. Com uma preparação detalhada, a escrita se torna mais fluida, e você consegue manter a coerência e o foco, tornando a história mais impactante e envolvente.

ESCREVER: técnicas para escrever melhor

Escrever é mais do que apenas colocar palavras no papel. Este módulo aborda as técnicas que tornam a escrita mais envolvente e fluida. Vamos falar sobre construção de personagens, elementos narrativos, criação de diálogos dinâmicos, ritmo, estrutura dos capítulos e muito mais.


Também dou dicas práticas para aumentar sua produtividade, vencer bloqueios criativos e manter a consistência. Meu objetivo é ajudar escritores a transformar uma ideia em uma história que cative o leitor do início ao fim.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

PUBLICAR: tornando seu livro realidade

Após concluir a escrita, é hora de levar seu livro ao público. O módulo Publicar aborda todas as etapas necessárias para transformar o seu manuscrito em um livro acabado. Discutimos processos editoriais como revisão textual, preparação de capa, diagramação e escolha de formatos (impresso, digital, audiobook, etc.).


Além disso, falo sobre opções de publicação, incluindo editoras tradicionais e autopublicação, ajudando você a tomar as melhores decisões para o seu livro.

VENDER: estratégias para divulgar e promover seu livro

Por fim, chegamos ao módulo Vender, onde todo o trabalho realizado anteriormente converge para promover e vender seu livro. Usando o que aprendemos em Existir, trabalhamos em estratégias de marketing literário, construção de relacionamentos com influenciadores, participação em eventos, parcerias e até assessoria de imprensa. A ideia é criar um plano de divulgação sólido que conecte você com leitores de forma genuína, aumentando suas chances de sucesso.

Um curso gratuito para você

Para aprofundar-se ainda mais na metodologia 3EPV, disponibilizei um curso gratuito no YouTube, com 20 vídeos e mais de 5 horas de conteúdo detalhado.


É uma oportunidade para novos escritores compreenderem cada etapa da jornada do livro – desde a ideia inicial até a venda e promoção – de forma prática e acessível.


Escrever um livro pode ser um desafio, mas com a abordagem certa e as ferramentas certas, é uma jornada muito recompensadora. Vamos começar?

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG