O Brasil sempre foi receado de grandes escritores - e ainda estamos muito bem servidos - o que nos faz ter orgulho da vasta biblioteca que nós temos. Desde grandes romances clássicos, como "
Dom Casmurro" , de
Machado de Assis , até "
Quiça" ,
da escritora sulista
Luiza Geisler, que aos 20 anos foi finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio Sesc de Literatura.
Pensando nisso, dou um pontapé inicial na série
"Os maiores escritores do Brasil" , onde recorrentemente falarei desses grandes nomes.
Origem, grandes obras e o impacto na literatura nacional são apenas alguns tópicos abordados. Se você quer saber um pouco mais sobre os maiores escritores do Brasil, me acompanhe neste texto!
Machado de Assis, nascido como
Joaquim Maria Machado de Assis , nasceu no Rio de Janeiro e viveu durante os anos de 1839 e 1908. De origem humilde, nunca chegou a cursar uma faculdade - na verdade, mal estudou durante a juventude - e com muita luta conseguiu galgar cargos públicos, para ter mais contato com a Realeza e, consequentemente, à vida boêmia que tanto admirava. E foi durante este período trabalhando em órgãos públicos que
começou a ter certa notoriedade em jornais, onde publicava as suas primeiras crônicas e poesias.
É considerado por grande parte da crítica como o nome mais importante da literatura brasileira. Em sua obra,
Machado de Assis contabiliza duzentos contos, dez romances mais de seiscentas crônicas e diversas outras obras como peças teatrais . Citando só as obras mais famosas e admiradas pelo público, nós temos: "
Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (este chancelou Machado de Assis como o introdutor do Realismo no Brasil).
Em 1897, fundou junto a diversos amigos - Ruy Barbosa, Olavo Bilac, Inglês de Souza dentre outros - a
Academia Brasileira de Letras (ABL) , a partir da iniciativa, no ano anterior, de
Lúcio de Mendonça. Tamanha é a importância de Machado de Assim para a nossa literatura, que até hoje é homenageado pelo principal prêmio literário Brasileiro, o
Prêmio Machado de Assis.
Dom Casmurro
Escolhi esta obra para falar rapidamente por que ela me marcou em 2005. Ano em que prestei vestibular e a Universidade Federal de Minas Gerais recomendou Dom Casmurro para a prova de redação.
Em época, não li ou não dei valor devido a esta obra clássica. É momento para tal...
É considerada como o terceiro romance da "Trilogia Realista" de Machado de Assis, e foi publicado em 1899. Sua história é narrada em primeira pessoa, Bento Santiago, que tinha como objetivo "unir as duas pontas da vida", ou seja, fazer a conexão entre momentos da juventude e momentos "atuais". É disputado com "
Memórias Póstumas de Brás Cubas" como a grande obra de Machado de Assis.
João Guimarães Rosa, ou simplesmente
Guimarães Rosa , nasceu em 27 de junho de 1908 e faleceu em 19 de novembro de 1967.
É considerado por muitos como o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos.Além de escritor, também foi médico e diplomata.
Desde muito jovem, tinha aptidão por letras e estudava diversos outros idiomas. Além do português, falava alemão, francês, espanhol, italiano e "um pouco de russo" como ele mesmo disse uma vez em entrevista concedida a uma prima. Além de todas essas línguas, se arriscava também em outras.
Estudou grande parte da sua vida em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Colégio Arnaldo e em 1925 ingressou no curso de medicina com apenas 16 anos.
Sua primeira obra, surgiu 11 anos mais tarde, em 1936 e se chamava "Magma". Apesar de ter ganho, ainda em 1936, um concurso literário promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) - inclusive, a obra foi assinada com o pseudônimo
Viator -
Guimarães Rosa sempre considerou "
Magma" como uma obra "menor".
Além do clássico "
Grande Sertão: Veredas" , que detalharei melhor abaixo, outras obras de Guimarães Rosa tiveram destaque: "
Sagarana" , de 1946 e
"Primeiras Estórias", de 1962. Guimarães Rosa, é o terceiro ocupante da cadeira 2, eleito em 6 de agosto de 1963, sucedendo João Neves de Foutoura.
Principais obras de Guimarães Rosa:
- Grande Sertão: Veredas;
- Sagarana;
- Corpo de Baile;
- Primeiras Estórias.
Grande Sertão: Veredas
"Grande Sertão: Veredas"também foi um livro que deveria ter lido na minha juventude. Honestamente, em época não me interessava por literatura como hoje.
Este romance de Guimarães Rosa é a maior obra do autor e foi publicado em 1956 pela José Olympio Editora. A história do livro se passa através de relatos de Riobaldo, ex-jagunço que relembra seus medos, suas lutas e o amor reprimido por Diadorim.
Mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 e faleceu no Rio de Janeiro em 1987.
É tido com um dos grandes poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.Assim como Guimarães Rosa, Drummond estudou no colégio Arnaldo, em Belo Horizonte. E pela Universidade Federal de Minas Gerais se formou em farmácia, todavia, nunca exerceu a profissão.
Drummond foi funcionário público durante boa parte de sua vida, por mais que desce cedo tinha o hábito de escrever. E assim permaneceu até a sua morte, em 17 de agosto de 1987. Além de um grande poeta,
Carlos Drummond de Andrade se aventurou na literatura infantil, escreveu crônicas e contos.
Algumas curiosidade sobre Drummond:
- Foi retratado no cinema e na TV. Em 2002, Carlos Gregório foi Drummond em "Poetas de Sete Faces". Já em 2006, foi interpretado por Ivan Fernandes na minisérie "JK";
- durante os anos de 1988 e 1990, sua efígie foi impressa na nota de
NCz$ 50,00 (cinquenta cruzados novos);
- possui uma famosa estátua no calçadão da praia de Copacabana, onde aparece sentado em um banco.
Dentre as dezenas de obras de Carlos Drummond de Andrade, destaque para:
- Contos de Aprendiz;
- A Rosa do Povo;
- Antologia Poética;
- Alguma poesia;
- Boca de Luar.
Alguma poesia
Alguma poesia marcou o início da trajetória de Drummond na literatura. Publicado em 1930, aos 28 anos,
o exemplar teve uma pequena tiragem não comercial de apenas 500 unidades . Mesmo sendo sua estréia, a obra já demonstrou que o jovem Drummond estava maduro o suficiente. Peças como
“Poema de sete faces” ,
“Infância”, “No meio do caminho” e
“O sobrevivente”, mostravam o talento do poeta mineiro.
E, justamente por se tratar da primeira obra de Drummond, que "
Alguma Poesia" foi escolhida como a obra que lerei do poeta.
Famosa por suas frases de impacto, amplamente disseminadas - muitas vezes de forma errônea -,
Clarice Lispector não é brasileira , tão pouco foi batizada com este nome, dado que poucos sabem. Lispector nasceu como
Chaya Pinkhasovna Lispectorem 10 de dezembro de 1920, na cidade de Chechelnyk, pequena cidade da região de Vinnytsia, na Ucrânia. Faleceu em um dia antes do seu aniversário, em 1977 na cidade do Rio de Janeiro.
Naturalizada brasileira, se identificava pernambucana, Lispector foi autora de romances, contos e ensaios.
É considera uma das grandes e mais importantes escritoras brasileiras do século XX. E é a maior escritora judia desde
Franz Kafka.
Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas aos poucos foi perdendo o interesse pelo Direito e ingressou precocemente no meio literário por meio das traduções. Em pouco tempo, se consagrou como grande escritora, jornalista, contista e ensaísta.
Sua obra é composta grandes obras, como
"
Perto do Coração Selvagem" , publicada aos 24 anos, marcando sua estreia,
"Laços de Família" ,
"A Paixão segundo G.H." ,
"A Hora da Estrela" e
"Um Sopro de Visa" . Antes de publicar
"Perto do Coração Selvagem",
Lispector já havia publicado textos e o primeiro que tem-se registro foi
"Eu e Jimmy", em 10 de outubro de 1940, que é um conto com temática feminista centrado na relação amorosa entre um homem e uma mulher.
Fato curioso sobre Clarice Lispector:
durante entrevista à TV Cultura,em 1977, ao ser questionada em que momento ela decide assumir a carreira de escritora, assim respondeu:
"Eu nunca assumi, eu não sou uma profissional. Só escrevo quando eu quero. Eu sou amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem a obrigação consigo mesmo... obrigação consigo mesmo de escrever. Ou então com o outro, em relação com o outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter a minha liberdade".
Perto do Coração Selvagem
A obra de estreia de Clarice Lispector causou grande impacto da crítica na época.Este romance é marcado pelo estilo introvertido da escritora e ganhou o prêmio de melhor romance de estreia pela Fundação Graça Aranha, em outubro de 1944.
O livro conta como protagonista Joana, que narra sua história em dois aspectos: a sua infância e o início de sua vida adulta. E pelo mesmo motivo da escolha de
"Alguma Poesia" , de Carlos Drummond de Andrade, escolhi
"Perto do Coração Selvagem" para leitura pelo fato de ter sido a primeira obra da autora.
A poetisa
Cecília Benevides de Carvalho Meireles , foi outra que nasceu no Rio de Janeiro, em 1901 e veio a falecer também na cidade de Rio de Janeiro em 1964.
Além de poeta, foi jornalista, pintora, escritora e professora . Bem como outros citados neste artigo, Cecília Meireles é um nome canônico do
modernismo brasileiro. É tida como a melhor poeta do Brasil.
Aos 18 anos, em 1919, publicou a sua primeira obra:
"Espectros". É um livro de poemas, composto por dezessete sonetos, escritos durante o período em que cursava a
Escola Normal. Cecília Meireles tem grande participação na reformulação da educação brasileira, onde defendia a criação de bibliotecas infantis.
Em 1934, organizou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro.
Amplamente homenageada com prêmios ao longo de sua vida, em 1938 recebeu sua primeira premiação, quando foi agraciada com o
Prêmio Poesia da Academia Brasileira de Letras , pelo livro
"Viagem". Curiosamente suas obras foram traduzidas em diversos idiomas, como Urdu e Hindú.
A sua carreira tradutora literária também era renomada.
Cecília Meireles conhecia diversas línguas, como: inglês, francês, italiano, russo, hebrai c
o. Aprendeu também dialetos do grupo indo-iraniano, tais quais o sânscrito e hindi.
Tem como principais obras:
- Espectros;
- Vaga Música;
- Mar Absoluto e outros Poemas;
- Doze Noturnos de Holanda e o Astronauta;
- Romanceiro da Inconfidência;
- Solombra;
- Cânticos.
Espectros
Obra de estreia de Cecília Meireles,
"Espectros" foi o livro selecionado para minha leitura e futura resenha no
Youtube .
É uma obra curta, com apenas 17 sonetos rimados em versos decassílabos. Possuem temática histórica, onde há a retratação de figuras conhecidas como Cleópatra e Joana D'Arc.
Como era de se esperar, por ser a primeira obra,
"Espectros" teve tiragem inicial bem pequena e ao contrário do que se possa imaginar, passou por décadas sem ser relançado ou reeditado. Apenas em 2001 que a obra veio a tona, como parte integrante da coletânea
"Poesia Completa, Edição Centenário".
José Bento Renato Monteiro Lobato, conhecido por todos nós como
Monteiro Lobato, foi um escritor, ativista, produtor e diretor brasileiro.Nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882 e faleceu na capital paulista em 1948.
Monteiro Lobato ficou amplamente conhecido devido a sua
contribuição à literatura infantil brasileira , sendo que metade de toda sua obra foi destinado às crianças e jovens. A obra mais conhecida é, sem dúvidas, "
Sítio do Picapau Amarelo" , uma série de 23 volumes que até os dias de hoje é lembrada e lida por crianças e adultos.
Por outro lado, a obra de Monteiro Lobato também é composta por contos, crônicas, críticas etc. E durante toda a sua vida escreveu um único romance:
"O Presidente Negro" . Este não chegou a alcançar popularidade parecida com suas obras infantis.
Sítio do Pica Pau Amarelo
O conceito do Sítio foi introduzido em 1920, com o livro
"A Menina do Nariz Arrebitado". Anos mais tarde, essa história foi republicada como
"Reinados de Narizinho" , sendo o primeiro da série.
O cenário principal da trama, como você já deve imaginar, é um sítio, Picapau Amarelo, local onde mora a
Dona Benta , uma idosa que mora com a sua neta,
Narizinho . A maior companheira de Narizinho é sua boneca de pano,
Emília , que foi "criada" pela
Tia Nastácia , a empregada de Dona Benta. Com o desenrolar da história, Emília passa a falar e aparece um outro personagem, Pedrinho, primo de Narizinho.
Há também a exploração por outros locais que não o sítio, como a Terra do Nunca e o Reino das Águas Claras.
Outra personagem icônico é a Cuca, baseada na representação folclórica de mesmo nome. Cuca aparece como uma velha bruxa em corpo de jacaré e longos cabelos loiros. Seu papel na obra é de vilã, tentando por diversas vezes atrapalhar a vida dos moradores do sítio, porém, sempre se dando mal.
A obra,
um volumoso composto de 23 livros , é a grande cria de Lobato, conforme dito acima. E é assim por muitos que o autor é amplamente reconhecido. Além dos livros,
"Sítio do Picapau Amarelo"ganhou bastante admiração do público por conta de algumas adaptações para a televisão e o cinema.
Na TV, passou por diversas emissoras, desde a primeira, criada por Júlio Gouveia e Tatiana Delinky, na TV Tupi, em 1952, até a releitura feira pela TV Globo, em 2001. Na Globo, a série teve enorme sucesso, permanecendo na grade da emissora até 2007.
Para quem está curioso(a), listarei aqui os 23 livros que compõe a obra:
- Reinações de Narizinho;
- Viagem ao Céu;
- O Saci;
- Caçadas de Pedrinho;
- As Aventuras de Hans Staden;
- História do Mundo para as Crianças;
- Memórias da Emília;
- Peter Pan;
- Emília no País da Gramática;
- Aritmética da Emília;
- Geografia de Dona Benta;
- Serões de Dona Benta;
- História das Invenções;
- Dom Quixote das Crianças;
- O Poço do Visconde;
- Histórias de Tia Nastácia;
- O Picapau Amarelo;
- O Minotauro;
- A Reforma da Natureza;
- A Chave do Tamanho;
- Fábulas;
- Os Doze Trabalhos de Hércules;
- Histórias Diversas.
Conclusão
Impossível falar de toda a obra desses 5 escritores em um único texto. Procurei compilar as principais informações de todos, com o objetivo de despertar em você a curiosidade de estudar mais sobre eles(as). Importante dizer também que esta série não possui número final de artigos, pelo fato de termos dezenas de grandes escritores brasileiros que merecem ser citados por aqui.