Você já escreveu um blogpost? Ou melhor, está querendo desenvolver um e precisa das melhores dicas? Então está no lugar correto! Resolvi reunir neste artigo as melhores dicas de
como escrever para blog.
Se você acompanha o
BINGO periodicamente, sabe que eu sempre compartilho novidade por meio da nossa plataforma digital, o blog BINGO. E elencar esse espaço não é por nada: ao publicar blogposts, os textos para blog,
você estará garantindo presença digital nos maiores buscadores da internet, como é o caso do
Google.
Para adiantar, é necessário que um bom texto para blog tenha as seguintes estruturas:
Título, Introdução, Desenvolvimento em tópicos, Fechamento e Call-to-Action - explicaremos melhor o que cada um significa mais à frente.
Todo
produtor de conteúdo digital precisa estar ciente que o comportamento de um leitor dentro de um blogpost é distinto daqueles que consomem jornal ou livro, dessa forma, é necessário novas formas de atrair o visitante - que pode se transformar em um lead futuro.
Despertei sua curiosidade até aqui? Ótimo. Basta seguir com a leitura para descobrir ainda mais!
Afinal, como escrever para blog?
Confira abaixo 5 dicas que considero ser indispensáveis para qualquer blogpost:
1 - Foque na sua palavra-chave
Dentro de um blogpost, uma palavra-chave (keyword) significa o tema principal que um texto abordará. Ela identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas.
Para descobrir as melhores palavras-chave, existem diversos sites especializados em SEO que a elencam de acordo com o número de pesquisas realizadas em buscadores online. Alguns exemplos são:
SEO Monitor,
SEMRush,
AhRefes, entre outros.
Para a palavra-chave se tornar estratégica, precisa aparecer algumas vezes pelo texto, principalmente na introdução, em uma
heading tags (explico melhor sua função à frente), pelo desenvolvimento e nos últimos 100 caracteres do texto.
2 - Publique artigos ricos em qualidade, mas de tamanho médio
Como citado anteriormente, o consumo de textos na web é diferente da mídia física. Ao navegar pela internet, o leitor procura por blogs que oferecem
conteúdo de qualidade, didáticos e que tragam
respostas rápidas.
Isso não significa que as publicações longas são necessariamente ruins, as vezes é necessário ter um pouco mais de espaço para contar uma história ou fazer um argumento pessoal. O importante é que seus artigos não sejam maiores do que devem ser.
Há ainda outra coisa que você pode fazer; dividir um mesmo artigo em várias publicações e assim, criar uma espécie de série de um tema que tenha muita coisa para ser dita. Os leitores criam expectativas para as próximas histórias quando você termina com a informação "Continua".
3 - Divida os blocos de textos em parágrafos curtos
Se você observar bem todos os blogposts do BINGO, perceberá que os parágrafos não ultrapassam 5 linhas. Há uma razão para isso. Ao dividir bem os blocos,
o leitor terá a impressão de ler algo rápido e descomplicado.
Use bastante o ponto final para separar as ideias em frases mais curtas. As vezes as pessoas usam muito o "que" e o "e" ou outros tipos de conectores, mas bastaria um simples ponto final para deixar o texto mais interessante e gostoso de ler.
4 - Conheça o seu público e seja amigável
Nós já falamos muito sobre
personas. Elas são fundamentais na hora de definir qual o tipo de cliente ideal, aquele que consumirá o seu produto e/ou serviço. Essas personas também servem para direcionar qual o tom do seu blogpost.
Opte sempre por uma linguagem mais amigável,
criativa e descomplicada. É importante frisar que os blogposts são conteúdos explicativos e simplificados, justamente para o leitor não precisar sair da sua página para pesquisar uma palavra ou termos complicados.
5 - Revise sempre
Todos nós cometemos erros de português, e está tudo bem. No entanto, ao publicar um artigo no blog,
tenha a certeza que todas as sentenças sigam a forma culta da língua portuguesa.
Mais uma vez, cito não ser necessária a aplicação de palavras rebuscadas, mas, ao tomar cuidado com o português, os leitores se distrairão menos, fazendo com que a mensagem final chegue corretamente.
6 - Guia a leitura
Você já prestou atenção que todos os blogposts possuem palavras em negrito? Essa tática auxilia aqueles leitores mais apressados, fazendo com que
leiam as partes mais interessantes do artigo.
Quais elementos estruturais um blogpost precisa ter?
Título
Assim como em uma redação,
o título será o primeiro contato do leitor com o seu artigo. Por isso, precisa ser chamativo, atraindo curiosos a lerem todo o conteúdo. Em casos de blogpots, precisam, obrigatoriamente, conter a palavra-chave.
Para auxiliar no ranqueamento do Google e outros buscadores online, recomenda-se que os títulos tenham entre 50 a 68 caracteres.
Introdução
A introdução de um blogpost precisa
dar um gostinho do que o leitor terá ao ler todo o artigo. Essa parte do texto pode ter informações ricas, como dados e explicações, mas não deve oferecer todas as respostas.
Antes do início do primeiro tópico, faça um convite para seguir com a leitura. Por exemplo:
“Quer saber ainda mais? Confira abaixo!”
Desenvolvimento em tópicos
O desenvolvimento em tópicos
auxilia o leitor a seguir para as partes do artigo que mais o interessa. Esse desenvolvimento é encabeçado pelas
heading tags, também conhecidas como H1, H2 e H3.
No caso desse texto, o H1 é o título (“Como escrever um bom texto para blog?”), o H2 é um tópico (“Quais elementos estruturais um blogpost precisa ter?”) e, por fim, o H3 é um subtópico que complementa o raciocínio do anterior (“Desenvolvimento em tópicos”).
Fechamento
O fechamento é essencial para
concluir o raciocínio do blogpost. Nessa parte, indico colocar a conclusão de todo o tema abordado, fazendo com que todos os “pingos estejam nos i’s”.
Call-to-action
Se o seu leitor chegou ao final do seu artigo, é porque se interessou pelo o que leu.
Que tal convidá-lo para conferir outros blogposts? Essa é a função do call-to-action (CTA), ou, em português literal, chamada para ação.
O CTA também pode direcionar o leitor para outra página do seu blog, site, redes sociais,
canal no Youtube, etc.
Ao seguir com essas dicas, você terá maior chances de alcançar o público pretendido, deixando-os
bem engajados e informados acerca do seu negócio. Ah, não deixe também de incluir mídias (fotos, vídeos, infográficos) e links externos/internos, ok?