Juliano Loureiro • 5 de junho de 2020

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Nós já falamos sobre o Círculo Dourado aqui no blog. A teoria criada pelo palestrante motivacional e consultor de marketing, Simon Sinek, já possui enormes admiradores ao redor do mundo, principalmente por abordar como as empresas devem se comunicar com seus clientes.

No entanto, no artigo de hoje, eu vou abordar como o golden circle pode ser importante para qualquer tipo de negócio - seja de pequeno, médio ou grande porte.

Quer um spoiler? Tudo está relacionado ao poder da persuasão, ou seja, as táticas que o seu negócio pode utilizar para encantar seus consumidores da melhor forma, se destacando, inclusive, dos concorrentes.

Quer saber ainda mais do poder em torno do “ecossistema” criado por Sinek? Basta seguir com a leitura!

O que é o Círculo Dourado?

De forma direta, o círculo dourado pode ser definido como um padrão utilizado por grandes líderes quando o assunto é comunicação. Ele é divido em três camadas, sendo elas: 
  • “why” (por quê);
  • a intermediária é o “how” (como); e
  • a mais periférica é “what” (o quê).

A seção “o quê” representa, de fato, o que sua empresa oferece como, por exemplo, serviços de manutenção, venda e aluguel de imóveis, peças e acessórios, etc. É onde se encontram os diferenciais relacionados à produção, ou à execução do serviço.

Já o “como” é mais relacionado aos processos da sua empresa, como ela entrega o que propõe. É algo mais abrangente que simplesmente o que se vende, mas ainda é muito superficial.

Por fim, temos a parte mais interna do círculo, o famoso “por quê”. Ela representa o propósito da sua empresa. Qual o impacto na sociedade que você deseja causar com o objeto de venda do seu negócio.

Para Simon, os grandes líderes, vendedores de alta performance e empresas inovadoras se comunicam “de dentro para fora” do Círculo Dourado: mostram primeiramente as razões, para depois dizerem como e o que fazem. Em outras palavras, o foco da comunicação e mobilização está no “porquê”.

Como a teoria pode ser aplicada no seu negócio?

A maioria das empresas, principalmente em suas campanha de marketing, apresentam os seus serviços destacando-os como os melhores do mercado. Elas preferem enfatizar o resultado do empreendimento ao invés de falar da sua missão, fazendo muitos clientes perderem o encantamento pelo produto.

Negócios de sucesso precisam escolher o caminho inverso, fazendo do seu produto o resultado de um percurso que, em última análise, visa fazer uma diferença no mundo. O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.

A empresa californiana Apple, por exemplo, utiliza do seu propósito ‘desafiar o que está no mercado e fazer diferente e melhor’ sempre em primeiro lugar. Por isso, é muito importante entender que os seus clientes vão comprar um produto ou adquirir serviços, pois compartilham os valores defendidos pelo seu negócio.

Confira quais são os melhores passos para aplicar o golden circle na sua empresa:

Inicie sempre pelo "POR QUÊ"

O “por quê” é o propósito do empreendimento, o objetivo de suas iniciativas, a causa que move seus projetos e campanhas. Cada negócio deveria começar pensando no porquê de sua existência a fim de elaborar produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.

Empresas que possuem um propósito acabam vendendo mais. Isso acontece porque, uma vez você acredita e conhece o motivo do negócio existir, os seus colaboradores e clientes também passam a ter noção sobre esse motivo, acreditando mais na sua empresa e, consequentemente, comprando.

Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade, que vão atrair os olhares dos consumidores.

Ao responder essa questão, o empreendedor consegue pensar no caminho que precisa seguir.

Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E é esse tipo de postura que o círculo dourado não permite que as empresas adotem.

Depois, aplique o "COMO"

Se pergunte: Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?

São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu negócio. Na prática, é o seu plano de ação.

É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem.

Isso é um grande diferencial, é justamente o que vai fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com uma base firme.

Por fim, pense no "O QUE"

O “o que” é o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.


Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é inspirador e suficientemente capaz de levar à ação de consumir.


Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porquê, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa.


Caso você queira se inspirar com as próprias palavras de Sinek, assista ao vídeo abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=0-o25HhISiE


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Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


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