Não é de hoje que os
blogs literários e
booktubers dominam a internet com resenhas, críticas e diversos outros tipos de temáticas do mundo do livro. Todavia, nem sempre o mercado editorial viu com bons olhos anônimos ganhando espaço e atenção dos leitores.
É bem comum vermos canais de pessoas "comuns" terem mais acesso e relevância que grandes veículos de comunicação.
Passado o boom dos blogs no início dos anos 2000 - e consequentemente os olhares tortos aos criadores de conteúdo -, os booktubers (canais no Youtube dedicados à livros e literatura) e os blogs literários são os principais canais buscados por editoras, livrarias e e-commerces para divulgar uma obra ou projeto literário.
No texto de hoje abordaremos qual o
papel e impacto que estes meios de comunicação tem hoje no mercado editorial. Quer saber mais? Me acompanhe nas próximas linhas!
Disseminação da literatura
De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto
Pró-Livro, que tem como objetivo o fomento à leitura e acesso ao livro, em sua quinta edição, realizada em 2019, o Brasil possui índices baixos de leitura entre a população.
Apenas 52% dos entrevistados disseram que tem o hábito de ler.
Neste cenário, canais exclusivos para divulgação literária passam a ter papel fundamental na disseminação da leitura, incentivando as pessoas a lerem mais. No Youtube Brasil, temos canais com centenas de milhares de inscritos, como o canal
Navegando (76 mil inscritos) e a
Paola Aleksandra (299 mil inscritos), que alcançam milhões de pessoas todos os meses.
Os blogs literários também tem papel fundamental na disseminação da literatura. Assim como os vídeos do Youtube, é possível metrificar o número de pessoas alcançadas. O blog
Bingo, por exemplo,
alcança dezenas de milhares de pessoas todos os meses que querem receber dicas de leitura ou biografia de diversos autores.
Fomento do mercado editorial
Ao falar dos livros, seja através de vídeos ou textos, consequentemente o telespectador/leitor desses canais passam a comprar mais livros, motivados pela experiência/recomendação do comunicador. Esta "sacada" foi descoberta pelas editoras e recorrentemente enviam livros para esses
influencers literários divulgarem em seus canais.
A relação de "ganha/ganha" funciona bem.
Enquanto o booktuber/blogueiro ganha livros e outros materiais de divulgação,
a editora/livraria consegue vender mais. Já a audiência também é favorecida, tendo em vista que assim é possível saber qual livro deve investir ou não.
Forma acessível e democrática para divulgação
O livro no Brasil ainda não é acessível a todos, infelizmente. Em sua maioria, os livros são caros. E mesmo àqueles que conseguem lançar versões dos livros digitais, nos esbarramos na barreira tecnológica. Afinal, é preciso de um dispositivo, smartphone ou leitor de livros, para conseguir ler.
Porém, aos poucos esse cenário vai mudando. Quanto mais pessoas temos falando sobre livros, maior o acesso. Afinal, fomenta o mercado, aumenta a concorrência. E este é um dos principais impactos que os booktubers e blogs literários tem.
Além dos blogs e canais no Youtube, as redes sociais também tem papel importantíssimo no fomento do mercado editorial. Elas também seguem o papel dos outros canais citados durante este texto. São catalisadores de informações sobre livros, com inúmeros
influencers que todos os dias compartilham suas experiências literárias.
Considerações finais
Hoje em dia os canais literários no Youtube e os blogs literários andam lado a lado com o mercado editorial.
Apesar de ainda existirem algumas barreiras, é sabido que o mercado dos livros tem muito a crescer alavancado pelas pessoas que falam de livros por paixão.
Quais são os principais canais sobre livros que você acompanha? Me diz nos comentários e vamos debater sobre. Te espero no próximo texto. Até! ;)