O poder sobre a organização do nosso dia a dia está, literalmente, na palma das nossas mãos. O nosso smartphone se tornou uma verdadeira extensão do nosso braço. E você sabia que isso é ótimo para os amantes literários? Afinal, existem diversos
aplicativos literários para otimizar e organizar a sua leitura diária.
Para se ter uma ideia, de acordo com números do IBGE,
mais de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Dentro desse número, existem 230 milhões de smartphones em uso no Brasil — o que supera o número da população, com atuais 209,3 milhões.
Um número tão expressivo também é visto como
oportunidades para as grandes empresas do ramo da literatura, que percebem uma mudança no consumo dos seus usuários, e precisam acompanhá-las.
Por isso, os aplicativos literários ganham um enorme destaque. Eles são leves, possuem interface amigável e distintas particularidades que fazem com que os usuários decidam por um ou por outro.
O mais importante é que eles podem auxiliar você a bater metas de leituras periódicas - que, venhamos e convenhamos, não é nada fácil. Pensando em aprimorar ainda mais no tema, confira abaixo uma lista especial e exclusiva com os 6 melhores aplicativos literários. Vamos lá?
Quais são os melhores aplicativos literários?
Confira logo abaixo e não deixe de instalá-los no seu smartphone!
1. Cabeceira (TAG Livros)
O
Cabeceira é um aplicativo disponibilizado pela iniciativa TAG Livros.
Um dos seus principais objetivos é ser um app gratuito para
organizar seus livros e manter a leitura em dia. Dessa forma, o aplicativo é ideal tanto para quem já tem o hábito da leitura quanto para aqueles que querem criá-lo ou fortalecê-lo.
É ideal para quem tem problemas em alcançar suas metas de leitura, pois a sua interface permite a organização de leituras atuais, registra os livros que já leu e aqueles que ainda deseja ler, avalia as obras e descobre novos títulos.
Além disso,
o app permite que você calcule quanto tempo é necessário para terminar um livro e programe o envio de notificações para lembrar você que é hora de ler.
Tudo ocorre por meio da função Calculadora literária, que calcula seu tempo de leitura e metrifica quantos minutos por dia você precisará dedicar para finalizar o livro dentro da meta. Muito massa, certo?
2. Skoob
O
Skoob é uma verdadeira rede social que serve como
um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias. Seu nome deriva da palavra books, ao contrário.
Recentemente, também é possível instalá-lo em smartphones com os sistemas operacionais iOs e Android. Entre as suas vantagens, está a possibilidade de encontrar novos títulos e conhecer pessoas com gostos literários parecidos com os seus. A conexão, então, é bem mais fluida.
O próprio app se denomina como “a maior rede social para leitores do Brasil”. Assim como o aplicativo anterior, você consegue registrar quais livros está lendo atualmente, quanto falta para acabar e também futuras novas leituras. Tudo de forma 100% gratuita.
3. Goodreads
Outro favorito do mundo literário é o
Goodreads. O aplicativo, que antes era visualizado apenas como um portal online, foi lançado em 2007. Sua principal diferenciação é a
possibilidade de publicação e descobertas para autores anônimos e independentes.
A sua popularização foi tão grande que em 2013 a gigantesca
Amazon o adquiriu. De lá até agora, lançaram um app super responsivo para iOs e Android. O Goodreads, hoje, é o maior do mundo quando falamos em acervo e possibilidade de armazenar novas leituras.
Os usuários podem adicionar livros a suas estantes pessoais, avaliar e rever livros, ver o que seus amigos e autores estão lendo, participar de fóruns de discussão e grupos sobre uma variedade de tópicos e obter sugestões para futuras escolhas de leitura com base em seus livros.
Além disso, também é possível ler ou ouvir uma prévia de um livro no site usando Kindle Cloud Reader e Audible.
4. Whakoom
O
Whakoom é um aplicativo dedicado aos fãs de
mangás e quadrinhos. Além de apresentar títulos de autores famosos e também anônimos, também permite que seus usuários postem resenhas e críticas sobre as obras que estão folheando.
Para somar, o app também serve como
uma verdadeira rede social, na qual é possível ver quais quadrinhos e mangás as suas conexões estão lendo. Assim como os anteriores, também é possível desenhar metas para finalização da leitura.
5. Bookly
O
Bookly pode ser definido como um aplicativo para os sistemáticos. Sua principal diferenciação é a
possibilidade de criar um cronômetro para você terminar sua leitura em um determinado tempo.
Dessa forma, o Bookly aparece como um verdadeiro assistente virtual dos livros. Com esses cálculos, ele mostra estatísticas sobre seus hábitos de leitura. O Bookly acredita que a leitura pode ser um exercício diário que pode ser melhorado com a prática.
Conclusão
Assim como citado anteriormente, os aplicativos servem para facilitar a nossa vida no dia a dia e também para trazer mais organização aos processos pessoais. Se você tem dificuldades em terminar um livro, tenho a certeza que um dos apps da lista ajudarão você nessa.
O importante é fazer a instalação e acompanhar periodicamente o seu avanço. Ao final, perceba o quanto você demora para terminar uma determinada leitura, levando em conta o número de páginas ou até mesmo de capítulos.
Gostou de conferir um pouco mais sobre os 6 melhores aplicativos literários? Você já utilizou algum? Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”.
Clique aqui para conhecer a narrativa.