A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 2 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Das rede sociais mais utilizados no mundo, podemos dizer que o TikTok é o caçula de todos. Criado por Zhang Yiming em 2016, o aplicativo chinês tomou proporções inimagináveis. Em apenas 5 anos, o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos possui hoje uma base de mais de 1 bilhão e 200 milhões de usuários. O TikTok, inclusive, possui uma base de usuários ativos maior que o próprio Instagram


O objetivo com o texto de hoje é desmistificar o uso do aplicativo, sendo muito mais de um aplicativo fútil e com danças vulgares, mostrar para você que ele pode ser uma ótima ferramenta para atrair e engajar leitores para o seu livro e explicar um pouco sobre as suas funcionalidades.


Boa leitura!

O que é e quando surgiu o TikTok?

O TikTok, também conhecido como Douyin, foi criado na China, em 2016, pelo empresário Zhang Yiming. Ele fundou a ByteDance em 2012, e também desenvolveu o agregador de notícias Toutiao. No mercado internacional, o TikTok chegou como "Musical.ly" um ano depois (2017). Porém, em novembro de 2017 o TikTok comprou o Musical.ly.


Logo em 2018, o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos já era o mais baixado nos Estados Unidos. A partir de 2018, esteve disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas. No Brasil, o aplicativo começou a ter uma crescente vertiginosa em 2020 e a tendência é que este crescimento continue em 2021 e 2022, superando até mesmo o Facebook e o Instagram.

Como usar o aplicativo?

A usabilidade do TikTok é bem diferente das outras redes sociais. Quem espera encontrar algo parecido com o Facebook ou Instagram, poderá estranhar no início. Diferentemente do próprio Facebook, ou do Twitter, onde é permitido o compartilhamento de diversos tipos de mídias e conteúdos, no TikTok só se pode publicar vídeos curtos de, no máximo, 10 minutos.


Os vídeos podem ser gravados no próprio aplicativo ou importados da sua galeria. Porém, o grande diferencial do TikTok são as infinitas possibilidades de edição dos vídeos. Podes colocar legenda, efeitos na voz e na imagem, inserir trilha sonora, stickers e muito mais. Com certa dose de criatividade, habilidade e paciência, é possível criar vídeos incríveis.


Veja abaixo uma rápida demonstração da interface do aplicativo:

Como atrair novos leitores para o TikTok?

Assim como em qualquer rede social, no TikTok é preciso ter recorrência na produção e publicação de conteúdos. E, para conseguir ter essa recorrência, é preciso ter um planejamento de conteúdo bem elaborado. O planejamento lhe permite saber o que e quando publicar um vídeo novo. E este é o primeiro passo para atrais mais pessoas para a sua rede social.


Atualmente, o TikTok tem se tornado uma ferramenta interessante para pessoas que não tem um audiência formada. É bastante comum pessoas entrarem na rede social e conseguirem sair do zero e alcançar milhares de seguidores. Isso ocorre porque o TikTok distribui o seu vídeo para pessoas desconhecidas organicamente e, se o vídeo for bom, com um bom engajamento inicial, a rede social distribui mais e mais o seu conteúdo.

Por quê usar o TikTok?

A rede social que mais cresce no Brasil é o TikTok. Gradualmente o Facebook vem perdendo usuários e o Instagram encontra-se saturado. E ambas as redes sociais valorizam mais apenas àqueles que investem na compra de anúncios. Com o TikTok é possível crescer organicamente e de forma rápida.


Entretanto, fique atento(a) às novidades. As redes sociais costumam mudar recorrentemente e aquela sendo boa e interessante hoje, pode não ser amanhã.


O que achou do texto de hoje? Aprendeu um pouco mais sobre o TikTok? Me conta aqui nos comentários se você já usa ou cogita usar. Até o próximo texto!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
feiras-e-eventos-literarios
Por Juliano Loureiro 9 de janeiro de 2025
Neste artigo, vamos explorar os eventos mais aguardados de 2025, destacando as datas, os locais, as novidades programadas e o impacto dessas festividades no universo literário.
conheca-fernanda-torres-atriz-escritora-e-a-nova-vencedora-do-globo-de-ouro-por-ainda-estou-aqui
Por Juliano Loureiro 6 de janeiro de 2025
vamos explorar a carreira de Fernanda Torres, destacando suas contribuições no cinema, televisão e literatura, além de entender o impacto de seu trabalho no cenário cultural e literário brasileiro.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: