Muitos escritores iniciantes ficam perdidos e travados logo no começo, ao definir qual será o tema do livro. Além disso,
não sabem como utilizar o tema ao longo da narrativa. Saiba que hoje, neste texto, eu darei algumas dicas valiosas que destravarão a sua mente e, quem sabe, fazer com que você dê andamento na criação do seu livro.
Sem mais delongas, vamos para o que interessa. Boa leitura!
O que é tema e o que é narrativa?
O tema pode ser definido como a ideia central da sua narrativa, a mensagem de impacto - muitas vezes subentendida - que o escritor quer transmitir para o leitor. No texto
Como estruturar um romance?, um dos tópicos é a
pensata, que nada mais é que a
trama central da sua história. Ou seja, quando estamos pensando em tema, consequentemente estamos falando da pensata.
Na
metodologia de escrita que utilizo para escrever meus romances, eu sempre defino o tema central, ou pensata, antes mesmo de escrever a primeira linha de texto do livro. Ter em mente de forma clara o seu tema, ajudará você no desenvolvimento da narrativa.
A diferença entre tema e tese
Um tema por si só não se sustenta por toda a narrativa, também é preciso ter uma boa
tese. Se o tema pode ser definido como o assunto central de um livro, então a
tese pode ser definida a mensagem que esse livro passa. Explicando melhor: o tema é o assunto que você escolhe falar e a tese configura a sua opinião elucidada ao longo da narrativa.
Como desenvolver o tema e a tese da narrativa do seu livro
Quando se combina o seu tema com a sua tese você cria um
contexto. E é justamente este
contexto que guiará você ao longo de todas as páginas do seu livro. Como disse anteriormente, a definição do tema central (pensata) é uma das primeiras etapas a serem construídas e a partir dela que a sua história é criada. Capítulo por capítulo você estará validando suas ideias, opiniões, construindo personagens e gerando
conflitos. Ou seja, você estará "ativando" a sua tese, criando o contexto necessário para que a sua narrativa fique interessante.
Importante dizer que um tema pode ter várias teses. Por exemplo:
- Tema:
solidão e esperança
- Tese 1: em um mundo devastado estar só é a melhor saída para a sobrevivência;
- Tese 2: em uma sociedade altamente desenvolvida, estar só é resultado de uma vida fracassada e sem esperança.
A partir disso, entendemos que é possível termos um tema central clichê mas com uma tese inovadora, que resultara um obra única.
Há outras etapas que ajudarão você no desenvolvimento do seu tema na narrativa, que é continuar a estruturação do seu livro. Naquele mesmo texto citado acima,
Como estruturar um romance?, eu falo de storyline, sinopse, argumento e escaleta. Ao desenvolver todas essas etapas, você estará criando a sua tese e, assim, perceberá que desenvolver a sua narrativa será bem mais fácil.
O que achou do texto de hoje? Conseguir ajudar no desenvolvimento do tema do seu livro? Me diga aqui nos comentários e até o próximo texto.