A literatura tem alguns conceitos que aprendemos e absorvemos tão naturalmente que simplesmente esquecemos suas definições e ficamos apenas com “tal coisa é tal coisa, ora bolas”, mas essa é uma armadilha que pega escritores, leitores e estudantes.
Todo mundo sabe o que é uma poesia, certo? E todo mundo conhece prosa, de acordo? Mas se pergunta qual a diferença entre elas, você sabe responder? Você escreve poesias ou prosas? Qual sua leitura favorita?
Parece tudo tão evidente que nos atrapalhamos, às vezes, para definir. Mas pode ficar tranquilo porque realmente os conceitos são simples e a diferenciação entre elas também não é um bicho de sete cabeças.
Então, para acabar de vez com essa dúvida e confusão, convido a seguir a leitura desta bela prosa que preparei.
Qual a diferença entre prosa e poesia?
Para começar, trarei a diferença que é a mais marcante e que, com certeza, é aquela que você bate o olho e diz,
“ah é mesmo!” e diz respeito à apresentação do texto.
Quando pensamos em poesia, sempre lembramos de páginas com o texto em versos e estrofes. Um texto que pode ocupar mais linhas, porém não as ocupa por inteiro. Geralmente seus períodos; os versos; ‘quebram’ a linha antes do final, conforme o estilo do leitor.
Já a prosa, são os textos corridos, que ocupam as linhas por inteiro, dividido em frases e parágrafos.
Como dizemos, são os textos ‘padrões’ do nosso dia a dia.
Mas essa é uma diferenciação bem simplória e diz somente ao aspecto estrutural dos textos.
Para ficar tudo bem elucidado, melhor que fazer um comparativo é conceituar os estilos para que você compreenda os dois individualmente e elabore a sua própria conclusão.
O que é poesia?
Ao falarmos de poesia, sempre lembramos de rimas, mas esse não é nem o aspecto principal para a definirmos. Primeiro, é importante traçar um paralelo entre poesia e poema.
Para muitos, o poema é a concretização da poesia em palavras. E a poesia em si, é a capacidade de uma obra (seja qual for a arte) em despertar emoções e sentimentos.
Agora você já sabe que nem toda poesia é um poema, pode ser um quadro, uma escultura. Porém, como estamos traçando um paralelo com um estilo literário, subentendemos que, neste caso, tratamos a poesia como o poema.
Então, de volta ao conceito de poesia/poema, o aspecto estrutural é o mais evidente. A poesia é organizada em versos e estrofes, por vezes com rimas, e com a presença de um ritmo. Não é à toa que, constantemente, os poemas são musicados, eles têm essa tendência rítmica.
E um dos pontos principais da poesia/poema é a liberdade criativa para uso das palavras. A sua construção é praticamente conotativa, com ênfase na expressão de sentimentos e sensações.
É muito comum atribuirmos à poesia uma liberdade interpretativa, o que não é errado, já que se trata de uma arte que depende muito das emoções despertadas, mas não podemos ignorar que, independentemente da subjetividade da linguagem, os poetas sempre têm uma intenção com suas palavras.
O que é prosa?
Na contramão da poesia e do poema, a prosa tende a ser um texto objetivo, quase sempre ancorado no sentido denotativo das palavras.
A prosa, estruturalmente falando, é um texto contínuo, formado por frases e organizados em parágrafos. Como dito anteriormente, são os textos que mais consumimos diariamente, já que eles partem do pressuposto de transmitir uma mensagem, expressar algo mais voltado ao racional, não ao emocional.
Tipos de prosa
Apesar das diferenças e a literatura sendo uma arte que extrapola limites e está sempre se reinventando, é claro que grandes autores conseguiram romper as barreiras das definições e conseguiram mesclar a narrativa contínua da prosa com o lirismo da poesia.
- Prosa narrativa:
trata-se de um texto ficcional como, por exemplo,
romances e a prosa poética.
- A
prosa poética tem como principal nome
Guimarães Rosa que soube como poucos utilizar de todo lirismo da poesia em suas prosas. E não só isso, usava de recursos como aliterações, metáforas, antíteses e outros.
- Prosa demonstrativa:
também conhecida como
prosa não-literária, esse estilo textual está ligado ao conteúdos didáticos, ensaios, diálogos e cartas.
Assim como existe a prosa poética, também encontramos a
poesia em prosa.
E a obra que melhor representa esse encontro é
Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
Um dos mais importantes romances da literatura nacional é escrito em versos, com ritmo e rima:
“Decerto a gente daqui
jamais envelhece aos trinta
nem sabe da morte em vida,
vida em morte, severina;
e aquele cemitério ali,
branco na verde colina
decerto pouco funciona
e poucas covas aninha”.
Exemplo de prosa narrativa
Trecho de
It, a Coisa, de
Stephen King:
“O terror, que só terminaria 28 anos depois (se terminasse), começou, até onde sei ou consigo saber, com um barco feito de uma folha de jornal flutuando por uma sarjeta cheia da água da chuva.
O barco balançou, quase virou, se endireitou, mergulhou corajosamente nos redemoinhos traiçoeiros e continuou a seguir pela rua Witcham em direção ao sinal de trânsito que indicava a interseção dela com a Jackson. As três lentes verticais de todos os lados do sinal estavam escuras naquela tarde do outono de 1957, e as casas também estavam escuras. Vinha chovendo sem parar havia uma semana, e dois dias antes os ventos também chegaram. Muitas partes de Derry ficaram sem energia, que ainda não tinha voltado.”
Exemplo de prosa poética
Trechos de
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa:
“A vida da gente vai em erros, como um relato sem pés nem cabeça, por falta de sisudez e alegria. Vida devia de ser como sala do teatro, cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho”;
“Medo, não, mas perdi a vontade de ter coragem”;
“O que não é Deus, é estado do demônio. Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver – a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo”.
Exemplo de prosa demonstrativa
Exemplo de um texto didático:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado. É com base nesse princípio constitucional que foi elaborado o SUS (Sistema Único de Saúde), o programa federal brasileiro que concentra a prevenção, atenção e tratamento à saúde do brasileiro.
O programa é considerado um dos mais sofisticados do mundo em termos de garantia dos direitos do cidadão, contudo é penalizado pela administração deficitária, má distribuição de recursos e desvio das verbas que deveriam ser direcionadas ao programa.”
Quer conteúdos literários em vídeo? O Bingo tem um canal exclusivo
Agora que você já sabe mais sobre os conceitos de prosa e poesia e as suas diferenças, que tal compartilhar este conteúdo?
E se você é escritor, estudante e/ou amante da literatura e quer mais conteúdos literários, em todas as esferas, desde gramática, mercado do livro, dicas para leitores e escritores, curiosidades, enfim, quer saber um pouco de tudo,
convido você a conhecer o meu canal no YouTube.
Inscreva-se, agora, no Bingo - Conteúdos Literários e venha compartilhar comigo suas experiências literárias