Quando se fala em
literatura nacional, é comum encontramos histórias incríveis que se passam nas cidades brasileiras. Seja nas mãos dos nossos grandes autores, como
Machado de Assis e
Lima Barreto, ou dos autores contemporâneos
Raphael Montes e
Daniel Galera. Inclusive, aqui no
BINGO, nós temos uma sessão exclusiva sobre autores, clique
AQUI para conhecer.
Neste blogpost, o objetivo é citar
romances lançados recentemente, que talvez você não conheça mas que facilmente podem fazer parte da sua estante. Portanto, listei
4 romances contemporâneos que são ambientados em cidades brasileiras. Preparado? Boa leitura!
Até o dia em que o cão morreu (Daniel Galera)
Onde se passa: Porto Alegre
Depois de alugar um apartamento vazio no centro de Porto Alegre, um homem de cerca de 25 anos gasta os dias olhando a cidade pela janela, bebendo cerveja e caminhando pela vizinhança. Até que um cachorro aparece em sua porta, e uma modelo chamada Marcela entra em sua vida.
O impasse do narrador também tem um caráter particular:
a dificuldade de escolher entre um cotidiano cheio de privações, mas sem riscos emocionais, e as possibilidades infinitas dos afetos. É aí que o mundo se torna mais complexo e interessante. É aí, também, que as paixões cobram seu preço.
Com um estilo minimalista e em algumas passagens virtuosístico, Galera conduz o leitor com um vagar nada gratuito: em suas pequenas acelerações e grandes pausas, é como se
Até o dia em que o cão morreu reproduzisse o tempo interno do seu personagem - a lenta evolução, quase despida de acidentes, até que suas certezas iniciais comecem a esmorecer. As últimas páginas, narradas por Marcela, iluminam com sutileza o instante em que tudo pode estar prestes a mudar. É então que, numa história tão marcada pelo signo da morte, a vida enfim dá o ar de sua graça.
Aqui no blog BINGO, eu fiz a resenha do livro, que você pode conferir clicando
AQUI!
Royal 47 (Jim Carbonera)
Onde se passa: Porto Alegre
Royal 47 nos remete ao ano de 2013, onde o protagonista
Rino Caldarola se lança num novo período de sua vida. Abandonando tudo aquilo que sempre o prendeu a uma existência confortável e complacente, decide se arriscar em morar sozinho no bairro que é reduto da boêmia porto-alegrense. Enquanto datilografa seu primeiro romance em sua
Royal Quiet De Luxe 1647, Rino vive e sobrevive em meio a bares, motocicleta, trabalhos temporários e relacionamentos superficiais; se entregando avidamente aos desejos e perturbações que o seu novo ambiente lhe traz.
Li
Royal 47 em 2016 e esta é a última obra da
Trilogia Rino, sendo
Divina Sujeira e
Verme! os dois primeiros. Sem saber, acabei lendo o romance que encerra a jornada de Rino, mas isto não impediu que eu tivesse uma experiência incrível. A meu exemplar, por sinal, é autografado pelo próprio Jim, a quem dedico meus agradecimentos, afinal, foi um dos combustíveis para que eu me lançasse como escritor.
Jantar Secreto (Raphael Montes)
Onde se passa: Rio de Janeiro
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa:
arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca.
A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.
Lucas: a Esperança do Último
Onde se passa: Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Apesar do livro se passar por Belo Horizonte e Rio Janeiro, além de algumas cidades visitadas por Lucas e Félix ao longo de suas jornadas, o nome das cidades não é citado no romance. O motivo é bem claro:
ambas as cidades foram destruídas após a Grande Extinção e ganharam novos nomes pelos poucos sobreviventes. Belo Horizonte virou Nova Del Rey e Rio de Janeiro virou Rio108.
No meu romance,
ambiento Lucas e Félix em 2042, onde o mundo está devastado e eles são os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, ocorrida há 23 anos.
Pouco se sabe sobre o motivo da grande devastação, que levou à morte 98% da população mundial. Em época, a imprensa notificou que a descoberta de vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes e por conta disso, o vírus se espalhou.
Após alguns anos vivendo em um Cinturão dentro da cidade, Lucas foge levando apenas o seu gato. Eles estão há 15 anos sem contato com nenhum outro ser humano.
A vida monótona acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos.
Sem ter nada a perder, eles abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade auto sustentável, vivendo com suas próprias leis.
Particularmente eu adoro histórias que são ambientadas em cidades brasileiras, principalmente àquelas que eu conheço e já visitei. E você? Tem o costume de ler romances nacionais que se passam no Brasil? Me diz nos comentários e até o próximo blogpost! :)