Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 6 de fevereiro de 2022

Compartilhe este artigo:

Mark Miller é um fenômeno. É um autor nacional best-seller que causa alvoroço na internet antes, durante e depois de cada lançamento. Seu último livro lançado, "Garotos Mortos Não Descobrem Verdades", quarto e último livro da série "Garotos Mortos", tornou-se o mais vendido da categoria na Amazon e já se tornou best-seller.


Por sinal, todos os quatro livros da série possuem este enorme sucesso e já contam com mais de 6 mil avaliações na Amazon, a maioria 5 estrelas! Diante tamanha repercussão de seus livros, decidi ler o primeiro livro da série, "Garotos Mortos Não Contam Segredos". Me acompanhe nas próximas linhas e veja o que achei do livro.

Sobre o autor: quem é Mark Miller?

Natural do norte do Brasil, Mark mora em São Paulo desde os 14 anos. Além de escritor, é estudante de medicina e um leitor voraz. Suas escritas possuem um propósito nobre e bem definido. Como ele mesmo diz:


Escrevo pelo simples desejo de ver mais representatividade em histórias usualmente dominadas pelo imaginário heteronormativo, buscando leitores que, assim como ele, desejam ver mais personagens LGBTQ+ em posições de protagonismo.


Além da série "Garotos Mortos"", Mark Miller também é criador do "Fronteiraverso", série de livros como "Além da Fronteira", "Além da Escuridão", dentre outros. Também lançou "Aquele Garoto" e "Aquela Festa", dois livros também bem aceitos pelo público.

Sinopse de Garotos Mortos Não Contam Segredos

garotos-mortos-nao-contam-segredos

Nos subúrbios de Eastview, ninguém morre. Isto é, até um garoto ser estrangulado até a morte por uma figura encapuzada no Colégio Eastview Para Jovens de Elite.


Tomas Minori é um dos nerds esquecidos da escola, e está preso em um relacionamento às escondidas com Mateus Armani, o jogador de basquete mais popular do colégio.


Depois de um de seus encontros noturnos, os dois se tornam as únicas testemunhas desse assassinato. Além disso, há um pequeno problema: o assassino sabe quem são, e ameaça expor sua relação para a escola e o bairro caso falem qualquer coisa sobre o acontecido.


Presos em uma perigosa rede de segredos e desconfianças, os dois garotos têm apenas uma opção: descobrir quem é o assassino de Eastview… antes que sua relação secreta se torne não tão secreta assim. Todo mundo tem segredos, certo? O importante é descobrir o quão fundo você iria para proteger os seus.

Como se desenvolve a narrativa

GMNCS é um livro curto, apenas 66 páginas e, por isso, não dá margem para pausas ou respiros. O leitor se conecta na história logo nas primeiras páginas ao ponto se sentir - quase - na pele as dores e angústias vividas por Tomar Miori, ou Tommy.


Tommy é filho adotivo e há pouco tempo vive com sua nova família. Ele esconde um grande segredo: é gay e vive um relacionamento escondido com seu colega de escola, e destaque da equipe de basquete, Mateus Armani. Mesmo querendo assumir o relacionamento, apesar do medo de como isso vai ser, acaba sendo convencido por Mateus que ainda não é a hora. Mas este logo deixa de ser o maior dos problemas de Tommy.


Os dois aproveitam o período da noite para namorar em Eastview. A escola está vazia, escura e silenciosa. O melhor cenário para os dois viverem este "amor proibido". Porém, em um dia qualquer desses qualquer, quando estavam saindo da escola, se deparam com uma cena macabra. Um homem, encapuzado, estava estrangulando e matando um aluno, Alexis, dentro de uma sala de aula. Os dois presenciam a cena mas são flagrados pelo assassino.


O momento é sufocante e ambos conseguem escapar por sorte. Já longe da escola e em segurança, os dois discutem o que fazer. Chamar a polícia é uma opção racional, mas Mateus parece se preocupar mais com a sua reputação que a recente morte do colega de escola. Antes mesmo de tomarem uma decisão, Tommy recebe uma mensagem anônima do assassino. Ele sabe do "segredo" dos dois e ameaça contar caso eles denunciem o ocorrido.


Este dilema percorre a narrativa até o fim, que é intenso e aberto, jogando o leitor diretamente para o segundo livro da série, "Garotos Mortos Não Contam Mentiras".

"Garotos Mortos Não Contam Segredos" vale a pena?

Apesar dos gatilhos quanto à violência e morte, o livro é declaradamente um romance adolescente e agradará este público. Para outros grupos de leitores, o livro pode parecer curto e pouco profundo. Todavia, esta questão, acredito, é "corrigida" nos outros livros da série, já que possuem mais páginas (o último tem mais de 200) e um maior desenvolvimento de todos os elementos da trama.


Caso você goste de livros que retratam questões sociais e familiares para adolescentes e jovens adultos, este livro é para você. Na realidade, esta é uma leitura obrigatória!


O que achou da resenha de "Garotos Mortos Não Contam Segredos"? Conte-me nos comentários e até o próximo texto!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG