Juliano Loureiro • 21 de fevereiro de 2021

Compartilhe este artigo:

Você já se perguntou quantas palavras deve ter um livro? Apesar dessa pergunta incomum, muitos leitores e autores utilizam uma base de palavras para catalogar sua obra dentro de um gênero.


É muito importante saber quantas palavras um livro tem, pois o resultado final impacta diretamente no número de páginas impressas. É óbvio que todos nós, quando queremos medir o tamanho de uma obra, olhamos diretamente para o número de páginas, correto?


No entanto, se pararmos para analisar, o número de páginas em si não determina em quanto tempo um livro será “saboreado”, pois pode conter mais imagens e outros elementos que não necessitam de tanta atenção - o que reduz o tempo de leitura. 


Esse assunto é tão sério que a
Amazon relatou que 64.500 palavras é a média geral de palavras presente entre todos os livros de seu catálogo. Para um título de comparação, essa é a média do livro “1984”, de George Orwell.


Quer saber mais sobre o assunto e também conhecer qual a média de palavras em um livro em cada
gênero literário? Então está no lugar correto! Sem delongas, continue a leitura.

Como o número de palavras pode impactar a publicação de um livro?

Você pode não acreditar, mas o número de palavras pode impactar - e muito - a publicação de um livro, principalmente aqueles que precisam de um edital específico para ver a luz do dia.


Quando uma instituição pública ou privada lançam algum edital específico (que pode variar de acordo com o gênero) podem também incluir como obrigatoriedade que a obra tenha um determinado número de palavras, principalmente quando envolve a impressão dos títulos selecionados.


Como é muito difícil saber quantas páginas um livro terá antes mesmo da diagramação, essa regra torna-se quase indispensável de ser analisada. Quando estamos escrevendo em notebook ou computadores, nos baseamos em folhas de A4 - que simulam a folha de um caderno.


Mas o resultado final pode ser completamente diferente. E a dimensão das páginas podem ser distintas. No Brasil, existem algumas dimensões padrões, como:


  • livros de ficção/não ficção — ​tamanho A5 (16 cm x 23 cm / 14,5 cm x 20,5 cm / 17 cm x 25 cm);
  • livros didáticos — tamanho A4 (20 cm x 28 cm);
  • livros fotográficos — tamanho A3 (29 cm x 41 cm).


Viu como os números são completamente diferentes? Dependendo do número de palavras, a quantidade de páginas varia, o que impacta também no valor final da impressão. No processo de diagramação, será o número de palavras que influenciará a densidade física da obra.

quero-escrever
quero-escrever

Existe um número de palavra por gênero literário?

Acredite ou não, mas existem certos padrões que se repetem de acordo com cada gênero literário. Sabe-se disso, pois o modelo da escrita pode variar em um livro infantil, romance, novelas e muito mais.


Essa lógica é fácil de ser entendida. Em um livro infantil, vemos muitos elementos visuais, o que exclui a necessidade de tantas palavras; além do fato do seu público-alvo
estar no processo de aprender a ler, o que um número exacerbado de palavras só dificultaria.


Indo para um exemplo oposto, livros que contam uma novela possuem uma enorme quantidade de palavras, pois apresentam situações extensas, com personagens complexos e diversos núcleos.


Agora que você já tem um panorama geral, confira qual a média de palavras contidas em um livro de acordo com o seu gênero:


  • romances — 40 mil a 150 mil palavras;
  • contos — até 7500 palavras;
  • novelas — 18 mil a 40 mil palavras;
  • livros infantojuvenis — 25 mil a 75 mil palavras;
  • livros infantis — de 250 a 1000 palavras;
  • livros de não ficção — 25 mil a 150 mil palavras.

Afinal, quantas palavras deve ter um livro?

Não existe uma regra para número de palavras. Por mais que existam padrões repetitivos, nada impede um livro de romance ter apenas 15 mil palavras. Ou um livro infantojuvenil ter mais de 100 mil palavras.


Tudo pode variar de acordo com a proposta que o autor deseja passar. Existem capítulos de livros, por exemplo, que possuem pouquíssimas palavras. Quer um exemplo? Leia o Capítulo 125 - Epitáfio do Livro
Memórias Póstumas de Brás Cubas.


Se você é um autor ou escritor que está escrevendo uma obra e ainda não alcançou um número de palavras padrão, não fique com receio. Caso toda a narrativa faça sentido e a proposta que queria passar foi bem sucedida, está tudo bem.

Curiosidade - quais são os números de palavras de alguns livros famosos?

Confira abaixo o número de palavras totais em alguns best-sellers:


  • A Culpa é das Estrelas: 67.203;
  • O Apanhador no Campo de Centeio, do J.D. Salinger: 73.404;
  • Cidade dos Anjos Caídos: 120.000;
  • Crepúsculo: 115.362;
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal: 76.944;
  • Jogos Vorazes: 101.200;
  • Água para Elefantes: 100.483;
  • O Caçador de Pipas: 122.774;
  • Persuasão: 87.978;
  • Razão e Sensibilidade: 119.394;
  • Orgulho e Preconceito: 123.880.


Gostou de conferir um pouco mais quantas palavras um livro deve ter? Aproveite a visita e veja o meu romance “Lucas: a Esperança do Último”.


Clique aqui para conhecer a narrativa e também como comprar o livro.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: