O meu primeiro livro publicado, "Lucas: a Esperança do Último", foi fruto de muito estudo e pesquisa. Quando tive a ideia de escrever um livro, lá em 2017, eu não sabia quais seriam os desafios e quais seriam as etapas necessárias para realizar o sonho do livro publicado.
Tentei escrever outro livro antes e foi um fracasso. Eu "travei" no segundo capítulo e não sabia qual rumo tomar com a história. Então, abandonei este livro para me dedicar aos estudos literários.
O Bingo surgiu e dois anos após a primeira frustração e eu consegui finalizar o livro "Lucas".
Essa jornada foi bastante tortuosa e o meu objetivo é fazer com que você não passe por situação semelhante. Neste texto, falarei sobre quais foram as maiores dificuldades que enfrentei ao longo da jornada do primeiro livro publicado. Se você escrevendo o seu primeiro livro e está com dificuldades, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
Poucas informações sobre escrita criativa
Comecei a escrever aquele meu livro abandonado de 2017
sem estudar nada sobre técnicas de escrita. Eu simplesmente abri o
Google Docs e comecei a digitar as ideias que tinha na cabeça. Não deu certo e provavelmente não dará certo com quem faz dessa maneira, sem o mínimo cuidado e preparo.
Apesar de já existirem blogs e cursos sobre técnicas de escrita criativa,
eu não sabia por onde começar. Na minha cabeça
não fazia sentido "aprender a escrever", pura e simplesmente. Com certa insistência, procurei no Google termos como:
como escrever um livro,
técnicas para escrever um livro,
dicas para escrever um livro etc.
Durante os anos de 2018 e 2019 praticamente só estudei e me preparei para o meu primeiro livro publicado. E em 2019 criei o blog Bingo, que era - e ainda é - o lugar que publico tudo aquilo que aprendo sobre escrita. O objetivo é ajudar outros escritora que podem estar passando por uma situação semelhante à minha.
Como publicar um livro
Como escrever um livro foi apenas o primeiro desafio. Com o livro pronto, agora eu deveria prepará-lo para a publicação. E eu não fazia a mínima ideia de como o livro deveria ficar para ser publicado. Comecei a pesquisar por editoras prestadoras de serviço aqui em Belo Horizonte, minha cidade, e me deparei com algumas boas opções. Porém, não tive sucesso. Algumas sequer responderam meus e-mails ou telefonemas.
Consegui o contato com a editora Fontenele, lá de São Paulo, que me explicou sobre quais são as atividades que eles realizam para publicar um livro. Foi então que aprendi que as
etapas de preparação de um livro são, basicamente:
revisão textual, capa, diagramação, registro ISBN, ficha catalográfica, preparação do e-book e impressão da cópia física. Existem outras atividades, mas para o meu momento foi o suficiente para ter um bom livro em mãos.
Como conquistar leitores
Por vir do marketing, ramo que atuo há mais de 7 anos,
achei que seria tranquilo e simples fazer um bom marketing para vender meu primeiro livro. Mas foi bastante desafiador. Como qualquer nicho de negócio ou produto, o marketing deve ser personalizado para melhores resultados e eu tive que estudar bastante o mercado literário para saber o que e como era o comportamento de consumo dos leitores.
Onde e quem eles são,
o que gostam de ler e em qual formato,
quanto estão dispostos a pagar por um livro foram apenas alguns questionamentos que tive que resolver para que meu livro pudesse ter uma boa receptividade. Com "Lucas: a Esperança do Último", o meu principal objetivo era a conclusão do livro em si, que seria a materialização de tudo aquilo que havia estudado por dois anos. As vendas seriam uma simples recompensa por tudo isso.
Entender o mundo literário
Ainda não entendo 100% do mundo literário e acho que nunca entenderei. Digamos que cheguei tarde, já que perfis e discussões literárias na internet existem há muitos anos. De comunidades no finado Orkut, das fanfics no
Wattpad
até as discussões infinitas no Twitter, há muito para explorar e estudar sobre o mundo dos livros.
No começo tudo era novidade e havia muita informação. Hoje, já sei onde e como ir atrás de algo que preciso. O que me ajudou bastante a entender o mundo literários foi o podcast
Pod Ler e Escrever, projeto do Bingo, produzido e apresentado por mim. No podcast já conversei com diversos escritores e produtores de conteúdos literários e eles relataram suas experiências, desafios e conquistas. Vale a pena conferir.
Chegamos ao fim do nosso artigo. Visei fazer um relato sobre os maiores desafios e dificuldades que enfrentei ao longo dos últimos anos na literatura. Agora, quero saber
quais são os seus maiores desafios na literatura. Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.