Entre inúmeras premiações literárias, poucas carregam o prestígio e a honraria de ter um patrono de grande quilate, como o
Prêmio José Saramago.
Criado em homenagem a um dos maiores escritores da língua portuguesa, o Prêmio visa reconhecer e celebrar a excelência literária contemporânea, destacando jovens autores que se destacam pela originalidade.
Desde sua criação em 1999,
o prêmio tem sido um estímulo para autores emergentes, oferecendo-lhes uma plataforma para compartilhar suas escritas e perspectivas únicas com o mundo e com as artes.
Ao celebrarmos o Prêmio José Saramago, estamos não apenas homenageando o legado de um grande escritor, mas também reconhecendo o poder da literatura em amplificar vozes e descobrindo novos horizontes literários.
Chega, então, de conversar e
saberemos um pouco mais sobre esse Prêmio que celebra Saramago, a literatura e a arte lusófona. Boa leitura!
A história do Prêmio José Saramago
Particularmente, acho um pouco curiosa a criação do
Prêmio porque ele surgiu não apenas como uma homenagem a Saramago, mas como uma
celebração ao
Nobel de Literatura recebido pelo autor, no ano de 1998.
O Prêmio José Saramago foi instituído em 1999, pela
Fundação Círculo de Leitores. Criada em 1995, ela tem como premissa:
“a divulgação da cultura escrita e do vasto património literário português, o fomento dos hábitos individuais e sociais de leitura e a promoção de um melhor conhecimento e uso, oral e escrito, da língua portuguesa. Com vista à prossecução dos seus fins, a Fundação exerce atividades de natureza e interesse cultural, das quais se destacam a edição da Revista Ler, destinada à divulgação da literatura e dos autores portugueses e estrangeiros, e a iniciativa bienal do Prémio Literário José Saramago (...)”.
De volta ao nosso prêmio em questão, a própria instituição define o seu
propósito:
“Ao homenagear José Saramago, queremos continuar a estimular a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património literário, através do encorajamento à criação e à publicação de novos autores no espaço da lusofonia, tendo-se confirmado como o mais importante instrumento para jovens autores da língua portuguesa.”.
A premiação é concedida a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia, ou seja, países que compartilham da língua e cultura portuguesa.
E um dado importante antes de falarmos sobre o seu regulamento é que
o Prêmio José Saramago é bienal.
Regulamento do Prêmio
Para você entender a premiação, vou trazer um resumo das suas regras.
- O artigo primeiro refere-se ao seu propósito de divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia.
- O segundo artigo fala dos requisitos: obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa, por escritor com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, bem como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores
- Artigo terceiro: a obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. O autor da obra ainda recebe um prêmio de € 40.000,00.
- No 6º artigo sobre o júri: “O Prémio será atribuído por um Júri composto por um mínimo de cinco e um máximo de dez escritores vencedores do Prémio Literário José Saramago, pela representante da Fundação José Saramago, pela representante da Fundação Círculo de Leitores, a quem caberá a Presidência, e por eventuais Membros Honorários”.
Vencedores do Prêmio José Saramago
Confira a lista de autores premiados e suas obras:
- 1999: Paulo José Miranda (Portugal), com
Natureza Morta;
- 2001: José Luís Peixoto (Portugal), com
Nenhum Olhar;
- 2003: Adriana Lisboa (Brasil), com
Sinfonia em Branco;
- 2005: Gonçalo M. Tavares (Portugal), com
Jerusalém;
- 2007: Valter Hugo Mãe (Portugal), com
O Remorso de Baltazar Serapião;
- 2009: João Tordo (Portugal), com
As Três Vidas;
- 2011:
Andréa del Fuego (Brasil), com
Os Malaquias;
- 2013: Ondjaki (Angola), com
Os Transparentes;
- 2015: Bruno Vieira Amaral (Portugal), com
As Primeiras Coisas;
- 2017: Julián Fuks (Brasil), com
A Resistência;
- 2019: Afonso Reis Cabral (Portugal), com
Pão de Açúcar;
- 2022: Rafael Gallo (Brasil), com
Dor Fantasma
Para você conhecer tudo e ficar por dentro do Prêmio José Saramago,
acesse o site oficial.
Saiba mais sobre a vida de José Saramago
José Saramago foi um renomado escritor português, considerado um dos maiores nomes da literatura contemporânea.
Saramago cresceu em uma família humilde e teve uma educação modesta. Iniciou sua carreira como serralheiro mecânico e, mais tarde, trabalhou como funcionário público. Durante esse período, começou a escrever contos e colaborar com jornais e revistas.
Em 1947, publicou o seu primeiro romance,
Terra do Pecado, que passou quase despercebido pela crítica e pelo público.
Saramago ganhou reconhecimento mundial com o lançamento de seu romance mais famoso,
Ensaio sobre a Cegueira, publicado em 1995. O livro recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, tornando-se o primeiro autor em língua portuguesa a conquistar a honraria.
Você pode ler mais sobre a vida de Saramago, no artigo:
José Saramago: vida e obra do autor de "Ensaio sobre a cegueira".
Mais conteúdos no YouTube
Gosta de assistir vídeos sobre conteúdos literários? Quero fazer um convite para conversarmos lá no YouTube.
Conheça o meu canal, inscreva-se e acompanhe os meus conteúdos. Lá falo de tudo que envolve literatura, desde resenhas de livros, tecnologia, escrita e tudo que fizer sentido para nós, amantes da leitura!