A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 7 de maio de 2023

Compartilhe este artigo:

Entre inúmeras premiações literárias, poucas carregam o prestígio e a honraria de ter um patrono de grande quilate, como o Prêmio José Saramago


Criado em homenagem a um dos maiores escritores da língua portuguesa, o Prêmio visa reconhecer e celebrar a excelência literária contemporânea, destacando jovens autores que se destacam pela originalidade. 


Desde sua criação em 1999,
o prêmio tem sido um estímulo para autores emergentes, oferecendo-lhes uma plataforma para compartilhar suas escritas e perspectivas únicas com o mundo e com as artes. 


Ao celebrarmos o Prêmio José Saramago, estamos não apenas homenageando o legado de um grande escritor, mas também reconhecendo o poder da literatura em amplificar vozes e descobrindo novos horizontes literários.


Chega, então, de conversar e
saberemos um pouco mais sobre esse Prêmio que celebra Saramago, a literatura e a arte lusófona. Boa leitura!

A história do Prêmio José Saramago

Particularmente, acho um pouco curiosa a criação do Prêmio porque ele surgiu não apenas como uma homenagem a Saramago, mas como uma celebração ao Nobel de Literatura recebido pelo autor, no ano de 1998.


O Prêmio José Saramago foi instituído em 1999, pela
Fundação Círculo de Leitores. Criada em 1995, ela tem como premissa: 


“a divulgação da cultura escrita e do vasto património literário português, o fomento dos hábitos individuais e sociais de leitura e a promoção de um melhor conhecimento e uso, oral e escrito, da língua portuguesa. Com vista à prossecução dos seus fins, a Fundação exerce atividades de natureza e interesse cultural, das quais se destacam a edição da Revista Ler, destinada à divulgação da literatura e dos autores portugueses e estrangeiros, e a iniciativa bienal do Prémio Literário José Saramago (...)”
.


De volta ao nosso prêmio em questão, a própria instituição define o seu
propósito:


“Ao homenagear José Saramago, queremos continuar a estimular a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património literário, através do encorajamento à criação e à publicação de novos autores no espaço da lusofonia, tendo-se confirmado como o mais importante instrumento para jovens autores da língua portuguesa.”
.


A premiação é concedida a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia, ou seja, países que compartilham da língua e cultura portuguesa.


E um dado importante antes de falarmos sobre o seu regulamento é que
o Prêmio José Saramago é bienal.

Regulamento do Prêmio

Para você entender a premiação, vou trazer um resumo das suas regras.


  • O artigo primeiro refere-se ao seu propósito de divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia.


  • O segundo artigo fala dos requisitos: obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa, por escritor com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, bem como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores 


  • Artigo terceiro: a obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. O autor da obra ainda recebe um prêmio de € 40.000,00.


  • No 6º artigo sobre o júri: “O Prémio será atribuído por um Júri composto por um mínimo de cinco e um máximo de dez escritores vencedores do Prémio Literário José Saramago, pela representante da Fundação José Saramago, pela representante da Fundação Círculo de Leitores, a quem caberá a Presidência, e por eventuais Membros Honorários”.

Vencedores do Prêmio José Saramago

Confira a lista de autores premiados e suas obras:


  • 1999: Paulo José Miranda (Portugal), com Natureza Morta;
  • 2001: José Luís Peixoto (Portugal), com Nenhum Olhar;
  • 2003: Adriana Lisboa (Brasil), com Sinfonia em Branco;
  • 2005: Gonçalo M. Tavares (Portugal), com Jerusalém;
  • 2007: Valter Hugo Mãe (Portugal), com O Remorso de Baltazar Serapião;
  • 2009: João Tordo (Portugal), com As Três Vidas;
  • 2011: Andréa del Fuego (Brasil), com Os Malaquias;
  • 2013: Ondjaki (Angola), com Os Transparentes;
  • 2015: Bruno Vieira Amaral (Portugal), com As Primeiras Coisas;
  • 2017: Julián Fuks (Brasil), com A Resistência;
  • 2019: Afonso Reis Cabral (Portugal), com Pão de Açúcar;
  • 2022: Rafael Gallo (Brasil), com Dor Fantasma


Para você conhecer tudo e ficar por dentro do Prêmio José Saramago,
acesse o site oficial.

Saiba mais sobre a vida de José Saramago

jose-saramago

José Saramago foi um renomado escritor português, considerado um dos maiores nomes da literatura contemporânea. 


Saramago cresceu em uma família humilde e teve uma educação modesta. Iniciou sua carreira como serralheiro mecânico e, mais tarde, trabalhou como funcionário público. Durante esse período, começou a escrever contos e colaborar com jornais e revistas. 


Em 1947, publicou o seu primeiro romance,
Terra do Pecado, que passou quase despercebido pela crítica e pelo público.


Saramago ganhou reconhecimento mundial com o lançamento de seu romance mais famoso,
Ensaio sobre a Cegueira, publicado em 1995. O livro recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, tornando-se o primeiro autor em língua portuguesa a conquistar a honraria.

Você pode ler mais sobre a vida de Saramago, no artigo: José Saramago: vida e obra do autor de "Ensaio sobre a cegueira".

Mais conteúdos no YouTube

Gosta de assistir vídeos sobre conteúdos literários? Quero fazer um convite para conversarmos lá no YouTube.

Conheça o meu canal, inscreva-se e acompanhe os meus conteúdos. Lá falo de tudo que envolve literatura, desde resenhas de livros, tecnologia, escrita e tudo que fizer sentido para nós, amantes da leitura!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

conheca-a-ccxp-e-descubra-como-escritores-podem-aproveitar-o-evento
Por Juliano Loureiro 30 de janeiro de 2025
A CCXP também é um espaço incrível para escritores que desejam divulgar seus livros e conectar-se com seu público. Conheça mais sobre o evento
a-arte-do-suspense-como-prender-a-atencao-do-leitor-ate-a-ultima-pagina
Por Juliano Loureiro 23 de janeiro de 2025
Neste post, vamos explorar técnicas e dicas práticas para criar narrativas envolventes que prendem a atenção do início ao fim. Boa leitura!
descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: