Muito do que nós conhecemos hoje como marketing partiu das definições elaboradas por
Philip Kotler. Você já ouviu falar nesse nome? O professor universitário publicou várias obras que hoje são vistas como verdadeiras bíblias para os marketeiros de plantão.
Sabemos que hoje o marketing digital é uma ferramenta poderosa para quem deseja vender e atrair um maior público. Dessa forma, é fundamental saber de onde os principais conceitos vieram. Neste artigo, confira um pouco mais sobre o globalmente denominado “pai do marketing”.
Vamos lá?
Quem é Philip Kotler?
Em suma, esse grande professor norte-americano é o criador do Marketing como campo de estudo acadêmico. É isso mesmo!
Graças a Philip Kotler, as universidades em todo o mundo agora incluem o Marketing em seus programas acadêmicos. Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor é titular da cadeira de Marketing Internacional da Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudos de negócios do mundo.
Conceitos básicos de marketing explicados por Philip Kotler
Como dissemos antes, para obter o máximo do Marketing e trazer algumas vantagens reais ao seu negócio, nada melhor do que revisar os principais conceitos da mente do mais renomado estudioso do mundo:
O que é marketing?
Como Philip Kotler explica em seu livro Marketing Management, “marketing é um processo administrativo e social por meio do qual indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam através da geração, oferta e troca de produtos valiosos com seus iguais.
O que é segmentação?
Para Kotler e Armstrong, autores de Principles of Marketing, segmentação é reconhecer que não se pode atender a todos os clientes com o mesmo nível de satisfação . Desta forma, para proporcionar a maior satisfação possível, é necessário definir um “Mercado-alvo”.
Assim, um Mercado-Alvo “consiste em um conjunto de compradores que possuem necessidades e/ou características comuns àquelas que a empresa ou organização decide atender”. E isso aponta justamente para a publicidade no Facebook , que oferece segmentação detalhada por meio de anúncios personalizados.
O que é posicionamento?
Para Kotler, o posicionamento é fazer seu público-alvo saber exatamente como você difere de seus concorrentes. Por exemplo, no caso da Starbucks, você verá que eles não apenas garantem que o café é fresco e que o produto tem o que é preciso, mas também que acrescentam muito mais.
Assim, como o autor aponta com o exemplo da Starbucks, a posição deles é oferecer um café melhor, mais variedades para escolher e uma experiência completamente agradável em um lugar onde você gosta de tomar um café.
O que é Marketing 1.0?
Em entrevistas, Philip Kotler explica que existem 3 tipos de Marketing, que ele mesmo define em seu livro “Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit”. O primeiro deles é o Marketing 1.0, que é aquele em que a maioria das empresas atualmente trabalha.
O que é Marketing 2.0?
Para o autor, algumas empresas decidem saber mais sobre para quem estão vendendo seus produtos , decidem fabricar e vender mercadorias de qualidade, entender seus clientes através do estudo de grandes bancos de dados e oferecer-lhes um diferencial serviço.
O que Marketing 3.0?
Por fim, Philip Kotler apresenta a forma mais avançada de Marketing, o Marketing 3.0: “Poucas empresas atuam nesta instância. Nessa fase, basta entender que conhecer o cliente é muito mais do que encontrar uma pessoa interessada no seu produto”.
Como explica Kotler, “é entender que as pessoas estão em um mundo instável com problemas econômicos e ecológicos que devem ser sanados”.
Maiores citações de Philip Kotler
Principais livros e publicações de Philip Kotler
Principais livros e publicações de Philip Kotler:
Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade (2021)
No Marketing 5.0, o celebrado promotor dos "Quatro P's do Marketing", Philip Kotler, explica como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.
Em uma nova era, quando os profissionais de marketing estão lutando com a transformação digital dos negócios e a mudança de comportamento dos clientes, seu mais novo livro fornece aos profissionais de marketing uma maneira de integrar a evolução tecnológica e o modelo de negócios.
Outras publicações relevantes
- Marketing 4.0: do tradicional ao digital;
- Marketing Para O Século XXI: Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados;
- Marketing de Crescimento - 8 Estratégias para Conquistar;
- Marketing 3.0. As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano;
- Os 10 pecados mortais do marketing: Sintomas e soluções;
- Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber.
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