Criar uma história original pode ser bastante desafiador para os escritores, mesmo aqueles que já possuem uma boa bagagem na escrita. E quando falamos de histórias futuristas, este desafio pode ser ainda maior, tendo em vista que é preciso imaginar cenários e situações que ainda não existem dentro da nossa realidade.
Com o objetivo ajudar escritores que tenham essa dificuldade, o texto de hoje abordará
algumas ideias para histórias futuristas, mas que possuem influência em como estamos desenvolvendo a nossa sociedade atualmente. Ficou curioso? Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
Ideias para histórias futuristas
Existem diversos tipos de "futuros" possíveis em histórias ficcionais. Futuros próximos, que se passam meses ou poucos anos à frente dos dias atuais e até mesmo histórias que contam como seria a sociedade milhares de anos no futuro, como
Fundação, de
Isaac Asimov.
Além da distância temporal, alguns escritores categorizam histórias com maior apelo às relações humanas e societárias, e próximas da realidade, como
soft
e histórias com maior aprofundamento científico e tecnológico, como
hard.
Independente de qual seja a sua linha de criação, as dicas abaixo ajudarão numa melhor ambientação e construção de
narrativa.
Veículos elétricos
Veículos elétricos já estão presentes no nosso cotidiano, mesmo que timidamente. Ainda não pouco eficientes e bastante caros. Entretanto, ano a ano vemos melhoria deste tipo de tecnologia e é possível prever um futuro onde todos os carros serão movidos à eletricidade.
Para uma história futurista, a eficiência desses veículos pode ser abordada, até porque a escassez de recursos e energia pode ser um bom tema para ser abordado.
Automação residencial e veicular
Um pouco mais distante dos veículos elétricos, estão os veículos autônomos, onde não há a necessidade de um ser humano condutor. Todo o percurso é guiado por inteligência artificial ou remotamente.
No ambiente militar, veículos e armas autônomas já estão presentes há bastante tempo, mas este tipo de tecnologia ainda não está amplamente disseminada para os civis. Então, este torna-se um ótimo atributo para histórias de ficção científica.
Veículos autônomos não são novidade e é um
tema abordado pelos escritores há bastante tempo, entretanto, atualmente, com os avanços tecnológicos, podemos cada vez mais acrescentar elementos importantes nas histórias.
A automação residencial já existe e é acessível. Por mais que não seja barato transformar uma casa toda em um ambiente inteligente, a automação residencial caminha a passos largos para, no futuro, tratarmos a Alexa, ou a Siri, como "pessoas" da nossa família.
Fontes renováveis de energia
Mesmo com grandes desafios, seja de carácter tecnológico, ou sociológico, a mudança da matriz energética mundial está ocorrendo. A diminuição dos recursos naturais e complicações para a saúde da Terra e dos seres humanos força os países a inovar e buscar produção de energia através de fontes renováveis.
Boa parte das histórias futuristas se passam em uma Terra arrasada, que chegaram dessa maneira por conta das inconsequentes ações antrópicas. Então,
abordar como será a geração de energia via fontes renováveis pode ser uma boa ideia para a sua história.
Inteligência artificial
Muito se fala em inteligência artificial e, talvez, seja o tema deste post de maior curiosidade das pessoas. Atualmente, é possível gerar imagens únicas, concluir tarefas complicadas e até prever o comportamento humano, graças às evoluções tecnológicas que estamos vivendo.
Mas
até que ponto esta inteligência artificial pode chegar? Bom, este ponto cabe ao autor decidir. O que não faltam são opções criativas e possíveis.
Metaverso
Outro tema bastante buscado em 2022 foi o Metaverso. Apesar na novidade tecnológica, ainda desconhecida pela maioria, a ideia de metaverso surgiu décadas atrás e se popularizou com o livro
Neuromancer, de
William Gibson. O autor, na história, deu vida à Matrix, que pode ser explicado como um cyberespaço quase que “físico”. Inclusive, este livro inspirou o filme de enorme sucesso Matrix, lançado em 1999.
Um assunto que pode até ser considerado repetitivo ou batido, mas que ganha novos capítulos por conta do nosso atual momento, já que o
Metaverso é real e já está acontecendo. Portanto, é possível criar uma história futurista com conceitos atualizados de metaverso.
Livros de ficção científica para ler
Além das sugestões de temas e de livros que dei ao longo desse post, gostaria de recomendar os meus livros para você. Sou autor do romance pós-apocalíptico
Lucas: a Esperança do Último e do conto
Antônio e o tempo. Aproveite a leitura e nos vemos no próximo texto.
Até!