Novos escritores que decidem virar autores publicados muitas vezes não imaginam o tamanho do desafio que é finalizar e lançar um livro. Naturalmente, alguns imprevistos podem ocorrer e
nem sempre se sabe qual o melhor caminho a seguir.
Aqui no blog Bingo, eu já falei bastante sobre boas práticas e
dicas de publicação com o objetivo de facilitar o caminho daqueles que desejam publicar um livro. Hoje, o foco é orientar escritores sobre o que eles
não devem fazem durante o desenvolvimento do livro.
Se você está neste processo, continue a leitura do artigo e depois me fale no campo dos comentários a sua experiência até o momento. Ok?!
Boa leitura!
Não dar a devida atenção para a revisão textual
Um leitor tem a experiência com um livro de diversas formas. Ele ouve falar da obra e do autor através de terceiros, observa a capa e analisa o título, o folheia e aos poucos decide se investe tempo ou não na leitura deste livro.
Essas etapas pré-leitura geralmente são feitas de forma rápida e são decisivas na escolha do leitor pelo seu livro. Porém,
o leitor passará a maior parte da experiência dele com o seu livro durante a leitura. E se houver erros de português recorrentes, certamente ele abandonará a leitura. Além disso, ter um livro sem revisão textual pode manchar a sua imagem como escritor.
Se houver disponibilidade financeira, recomendo a contratação de uma
revisão textual profissional, onde será analisada as
normas ortográficas, o
sentido das frases,
coesão e
coerência.
Caso não seja possível fazer a revisão textual profissional, procure amigos ou familiares para ler sua obra e identificar possíveis erros. Além das questões gramaticais, esses leitores podem identificar furos na narrativa, sendo esta uma das atividades dos
leitores beta.
Não priorizar a experiência do leitor
Ler um livro é se conectar com um mundo novo criado pelo autor. E esta conexão se inicia antes mesmo da história ser contada. Um livro impresso em boa qualidade, com diagramação adequada, sinopse bem construída e por aí vai.
Priorizar uma boa experiência para o leitor fará com que ele leia o seu livro com maior entusiasmo e, consequentemente, sua obra atingirá mais pessoas através das indicações.
Capa e títulos atraentes
Um dos primeiros elementos que analisamos ao ter contato com um livro é a capa e o título. E se capa e título forem atraentes, o leitor tomará um próximo passo, que pode ser ler a sinopse, ler o comecinho do livro ou até mesmo apostar e comprar um exemplar.
Escolha do material de capa e miolo
No caso dos livros impressos, é importante escolher bem o tipo de papel usado no miolo e na capa.
Para o miolo, recomenda-se o papel tipo pólen, ou outro equivalente que possui o tom amarelado, que torna a leitura mais confortável aos olhos.
Importante também não escolher uma gramatura muito baixa. Um papel fino pode até mesmo fazer com que você enxergue o texto de outras páginas.
Não fazer a versão digital
A publicação da versão digital do seu livro é uma etapa obrigatória nos dias de hoje. O crescimento do consumo de livros digitais, potencializado em 2020 durante a pandemia, permite que mais leitores tenham contato com a sua obra.
Além da possibilidade de aumento de visibilidade, os
custos para publicação do livro
digital é bem mais baixo que dos livros físicos. Diferentemente do livro impresso,
o e-book não possui um custo de produção para cada cópia comercializada.
Ou seja, além de permitir maior alcance, é mais viável financeiramente.
Considerações finais
Estas foram apenas algumas recomendações do que você não deve fazer ao publicar o seu livro. Porém, são recomendações valiosas que ajudarão você a ter sucesso na jornada de criação do livro.
Me conte agora como tem sido a criação do seu livro e nos vemos no próximo texto.