A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 3 de maio de 2021

Compartilhe este artigo:

Novos escritores que decidem virar autores publicados muitas vezes não imaginam o tamanho do desafio que é finalizar e lançar um livro. Naturalmente, alguns imprevistos podem ocorrer e nem sempre se sabe qual o melhor caminho a seguir.


Aqui no blog Bingo, eu já falei bastante sobre boas práticas e dicas de publicação com o objetivo de facilitar o caminho daqueles que desejam publicar um livro. Hoje, o foco é orientar escritores sobre o que eles não devem fazem durante o desenvolvimento do livro.


Se você está neste processo, continue a leitura do artigo e depois me fale no campo dos comentários a sua experiência até o momento. Ok?!


Boa leitura!

Não dar a devida atenção para a revisão textual

Um leitor tem a experiência com um livro de diversas formas. Ele ouve falar da obra e do autor através de terceiros, observa a capa e analisa o título, o folheia e aos poucos decide se investe tempo ou não na leitura deste livro.


Essas etapas pré-leitura geralmente são feitas de forma rápida e são decisivas na escolha do leitor pelo seu livro. Porém, o leitor passará a maior parte da experiência dele com o seu livro durante a leitura. E se houver erros de português recorrentes, certamente ele abandonará a leitura. Além disso, ter um livro sem revisão textual pode manchar a sua imagem como escritor.


Se houver disponibilidade financeira, recomendo a contratação de uma revisão textual profissional, onde será analisada as normas ortográficas, o sentido das frases, coesão e coerência.


Caso não seja possível fazer a revisão textual profissional, procure amigos ou familiares para ler sua obra e identificar possíveis erros. Além das questões gramaticais, esses leitores podem identificar furos na narrativa, sendo esta uma das atividades dos leitores beta.

Não priorizar a experiência do leitor

Ler um livro é se conectar com um mundo novo criado pelo autor. E esta conexão se inicia antes mesmo da história ser contada. Um livro impresso em boa qualidade, com diagramação adequada, sinopse bem construída e por aí vai.


Priorizar uma boa experiência para o leitor fará com que ele leia o seu livro com maior entusiasmo e, consequentemente, sua obra atingirá mais pessoas através das indicações.

Capa e títulos atraentes

Um dos primeiros elementos que analisamos ao ter contato com um livro é a capa e o título. E se capa e título forem atraentes, o leitor tomará um próximo passo, que pode ser ler a sinopse, ler o comecinho do livro ou até mesmo apostar e comprar um exemplar.

Escolha do material de capa e miolo

No caso dos livros impressos, é importante escolher bem o tipo de papel usado no miolo e na capa. Para o miolo, recomenda-se o papel tipo pólen, ou outro equivalente que possui o tom amarelado, que torna a leitura mais confortável aos olhos.


Importante também não escolher uma gramatura muito baixa. Um papel fino pode até mesmo fazer com que você enxergue o texto de outras páginas.

Não fazer a versão digital

A publicação da versão digital do seu livro é uma etapa obrigatória nos dias de hoje. O crescimento do consumo de livros digitais, potencializado em 2020 durante a pandemia, permite que mais leitores tenham contato com a sua obra.


Além da possibilidade de aumento de visibilidade, os custos para publicação do livro digital é bem mais baixo que dos livros físicos. Diferentemente do livro impresso, o e-book não possui um custo de produção para cada cópia comercializada.


Ou seja, além de permitir maior alcance, é mais viável financeiramente.

Considerações finais

Estas foram apenas algumas recomendações do que você não deve fazer ao publicar o seu livro. Porém, são recomendações valiosas que ajudarão você a ter sucesso na jornada de criação do livro.


Me conte agora como tem sido a criação do seu livro e nos vemos no próximo texto.

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-criar-um-plano-de-escrita
Por Juliano Loureiro 13 de fevereiro de 2025
Neste post, vou te guiar passo a passo na criação de um plano de escrita eficiente, com dicas práticas e ferramentas que vão te ajudar a manter a consistência e concluir seu livro com sucesso.
como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-do-design
Por Juliano Loureiro 6 de fevereiro de 2025
Neste post, vou te guiar pelos principais aspectos para escolher a capa perfeita e explicar por que o design é tão importante nesse processo. Vamos lá? Boa leitura!
conheca-a-ccxp-e-descubra-como-escritores-podem-aproveitar-o-evento
Por Juliano Loureiro 30 de janeiro de 2025
A CCXP também é um espaço incrível para escritores que desejam divulgar seus livros e conectar-se com seu público. Conheça mais sobre o evento
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: