Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 21 de junho de 2021

Compartilhe este artigo:

Um autor fica realizado quando os leitores compram o seu livro. Afinal, este é o objetivo, não é mesmo? Além do ganho financeiro, ter o livro vendido é o resultado de um trabalho bem feito.


E quais são os fatores que levam as pessoas a decidirem comprar um livro? Dentre tantas opções no mercado, é realmente difícil se destacar, mas existem algumas boas práticas que ajudarão você a ter sucesso nas vendas.


Me acompanhe pelas próximas linhas que eu falarei para você quais são esses fatores. Boa leitura!

Capa e título

Quando estamos procurando uma nova leitura, sem ter uma pré-definição do autor ou livro, em um primeiro momento somos atraídos por capa e título. Procure criar uma identidade visual forte para o seu livro, com um título impactante. Instigue o seu leitor logo no começo, para que ele possa ter uma experiência completa com a sua obra.

Sinopse

Após a escolha inicial do seu livro por parte do leitor, uma boa sinopse aumentará as chances dele optar por ler o seu livro. Na sinopse você falará sobre o seu protagonista, o desafio enfrentado, objetivo a ser alcançado e algumas pistas do que o leitor pode esperar.

Autoridade do Autor

Leitores mais criteriosos podem pesquisar sobre o autor antes de comprar um livro. E qual a imagem você pretende para ele? Ideal que você tenha uma presença digital forte para convencê-lo que você é um(a) bom escritor(a) e que ele deve apostar no seu livro.

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-gratuito

Boas recomendações

Um livro bem recomendado é um livro bem vendido. Este é um clico natural de uma boa obra. Uma primeira pessoa compra, lê e avalia. Depois, uma segunda pessoa compra, lê e também avalia. E, quando menos se espera, seu livro já tem dezenas de recomendações de vários leitores.


Quando o leitor está quase convencido de ler seu livro, ele procurará avaliações de outras pessoas que já tiveram a experiência com a sua obra. E em caso de avaliações positivas, certamente seu livro será o escolhido.

Parcerias

Fazer parcerias é fundamental para seu livro ser visto por mais pessoas. De livrarias aos influenciadores, há diversas maneiras de se estabelecer parcerias. Recomendo buscar influenciadores digitais que fazem resenhas de livros. Estes profissionais, quando se tem uma média audiência, exigem apenas uma cópia do livro para leitura e posterior análise.

Preço

O preço do livro é um fator que afasta, infelizmente, milhões de brasileiros da literatura. Um livro é tido como lazer, artigo não essencial. Para reduzir esta objeção, opte por publicar o seu livro na versão digital, assim, você terá maior flexibilidade para trabalhar nos preços aplicado.


Chegamos ao fim do artigo de hoje. Mas antes de irmos, gostaria de fazer um convite. Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG