Você possui uma empresa? Caso a resposta seja positiva, quais conteúdos inbound de qualidade está entregando para seus clientes? É justamente nisso que o
Marketing de Conteúdo
foca: atrair leads qualificados por uma série de estratégias digitais.
Apesar da expressão Marketing de Conteúdo ser relativamente nova, essa verdadeira ferramenta já é requisito obrigatório dentro do setor de comunicação de qualquer negócio. Afinal, ter presença digital é indispensável.
Quer saber ainda mais o que é esse famoso Marketing de Conteúdo e quais são os seus benefícios? Basta seguir com a leitura!
Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
Como citado acima, Marketing de Conteúdo pode ser definido como
uma estratégia para atrair leads (clientes) com contents além do produto inicial oferecido.
Muito mais de apenas entregar um conteúdo, o seu negócio estará educando e engajando o cliente final com pautas que englobam todo o ecossistema do seu negócio.
Por isso, podemos defini-lo como uma estratégia de
produção de conteúdo
relevante para o meio digital. Pode ser usado na criação de conteúdo para ebooks, artigos para blogs e posts para redes sociais, dentre outros meios.
Ao final, é possível dizer que o seu cliente terá uma imagem positiva do seu negócio, pois o perceberá como referência máxima
dentro de um determinado mercado. O Marketing de Conteúdo, então, gera valor a sua empresa.
Como o marketing de conteúdo atrai novos clientes?
Vamos imaginar a seguinte situação: o seu negócio vende pneus. Ao fazer toda uma estratégia de conteúdo bem elaborada, você poderá informar seu cliente sobre pneus, quais são as melhores marcas, melhores dicas para que não desgaste rápido, de quanto em quanto tempo trocar, como trocar um pneu, etc.
Ao ajudar as pessoas a resolverem seus problemas através dos seus
conteúdos, você, além de se tornar uma autoridade no assunto você também pode captar potenciais clientes.
Isso é o funil de vendas! Uma forma de ir nutrindo o seu potencial cliente com informações sobre o universo da sua empresa.
Esse funil pode ser definido em topo, meio e fundo. Veja quais são as suas diferença:
- Topo de funil:
quando o cliente ainda está descobrindo o problema. Nesse funil, ele quer aprender mais sobre resoluções, mas ainda não quer fechar nenhum acordo. Dentro do Marketing de Conteúdo os materiais topo de funil recomendados são blogposts e infográficos;
- Meio de funil:
nesse estágio, o cliente já sabe qual é o seu problema e precisa encontrar formas de solucioná-lo. Por isso, ele já considera fechar contrato ou solicitar o serviço de alguma empresa. Dentro do Marketing de Conteúdo podemos elencar para o meio e-books e cursos online;
- Fundo de funil:
nesse último estágio, o cliente já sabe qual é o seu problema e já considera uma determinada empresa que possa solucioná-lo da melhor forma. Aqui, está pronto para fechar negócio! Mentorias online e 1:1 podem ser bons recursos de conteúdos para engajar esse cliente.
É preciso lembrar, também, que em um determinado momento o cliente pode querer não fechar um negócio com você, mas no futuro lembrará da sua empresa quando precisar adquirir um produto ou serviço, ainda indicá-lo para um terceiro.
Portanto, de forma natural e espontânea, você conseguirá atrair os prospects para o seu negócio, bem como ser uma fonte de inspiração para seus concorrentes
Quais são os melhores tipos de Marketing de Conteúdo?
1 - Blogposts
O blogpost ainda é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em marketing de conteúdo, não é mesmo? Ele é essencial e é o
tipo de conteúdo mais disseminado, pois atrai visitantes para o seu
blog e promove a mensagem que sua marca tem para passar - como é o caso desse blogpost.
2 - Infográfico
Um infográfico é a apresentação de informação ou dados de maneira visual. É um poderoso tipo de imagem que tem crescido cada vez mais na forma como empresas B2B divulgam seus conteúdos. Um bom infográfico com informação detalhada e visualmente atrativo torna o processo de aprendizagem muito mais fácil e rápido. Esse tipo de conteúdo é altamente compartilhável nas mídias sociais, mais que qualquer outro conteúdo.
3 - Webinar
Pode ser feito em qualquer lugar e não demanda muita tecnologia. É como se fosse uma palestra transmitida via streaming e ao vivo. Escolhe-se um tema relevante para seu público e um especialista da sua empresa conduz o webinar. Você pode convidar um profissional do ramo que não seja da sua empresa também. Para ter acesso ao link desse evento, o usuário deve deixar seus dados em uma landing page. Portanto, o webinar serve para conversão.
4 - Ebook
Um ebook é um conteúdo mais longo e mais profundo, com mais informações que um post, diagramado para prender a atenção do leitor e disponibilizado em uma landing page e em formato PDF. São geralmente disponibilizados em troca de dados do usuário, como e-mail, cargo e nome da empresa em que trabalha. Produzir ebooks ajuda a fortalecer sua autoridade no ramo da sua empresa e a compartilhar a expertise da sua empresa com os outros.
5 - Whitepaper
Esse material é um ebook um pouco menor. Não tão profundo, com cerca de cinco ou seis páginas e para ser lido em menos tempo. Funciona também para conversão e captação de leads.
6 - Guia
Seja em forma de vídeo, blog post, série de fotos ou tutorial, os guias atraem leitores e dão a sua empresa a chance de mostrar a expertise da organização em relação a algum tema. Use o guia para mostrar à audiência como completar um projeto, para ensinar novas habilidades ou para por em prática algumas dicas.
7 - Caso de sucesso
Mostrar o valor do seu produto ou serviço por meio de fatos e dados tangíveis é uma maneira perfeita para demonstrar o que sua empresa oferece. Cases costumam abordar os problemas que seus clientes tinham antes de usar a solução oferecida por sua organização e como conseguiu ajudá-los a resolvê-los. Eles são um exemplo perfeito de material para fundo de funil.
8 - Vídeos
Existem diversos formatos de vídeos que podem ser gravados para engajar usuários. Seja qual for o escolhido, ele precisa comunicar uma mensagem de maneira sucinta e memorável. Um vídeo bem feito é capaz de ser bastante persuasivo. Varie os vídeos com entrevistas, demonstrações, guias e qualquer outro conteúdo que você queira comunicar claramente e do jeito da sua empresa.
9 - Imagens
Cerca de 93% da nossa comunicação diária é não-verbal, ou seja, é imagética. Isso significa que quase tudo o que você gostaria de dizer ao seu público-alvo acontece sem mesmo a necessidade de usar palavras. Com imagens poderosas, ilustrações e gráficos você tem uma oportunidade real de impactar seus consumidores.
10 - Podcasts
Em alta nas plataformas de streamings de música (Spotify, por exemplo), os
podcasts são a grande aposta dos produtores de conteúdo. Seja para veiculação de notícias, entrevistas ou conteúdos educativos, a "rádio" do momento atrai cada vez mais pessoas.
De acordo com dados revelados pela Spotify em outubro do ano passado, desde 2018 há um crescimento mensal de 21%no consumo desse tipo de conteúdo.
Que tal colocar o Marketing de Conteúdo como estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio? Não esqueça, anteriormente, de conhecer bem a sua persona, aumentando as chances de realizar uma estratégia de comunicação assertiva.