Juliano Loureiro • 14 de junho de 2020

Compartilhe este artigo:

“Não julgue um livro pela capa.”.

O que é uma metáfora, um ditado popular, para nós leitores - e para quem está começando - pode ser uma dica primordial para escolher um bom livro para ler.

Cá entre nós, não existe uma única maneira, o jeito mais correto de escolher uma leitura. Cada leitor tem seus próprios métodos e é primordial lembrar que, o principal fator de escolha, ainda será o gosto pessoal.

Mas então, sobre o que vamos falar neste texto? Nós vamos trazer algumas dicas que podem te ajudar na escolha de bons livros. São sugestões de coisas que já fizemos ou ainda usamos para escolher as nossas leituras.

Indicação dos amigos

Amigo que é amigo sempre tem boas indicações, é ou não é? Ou, ao menos, a gente sempre confia nos seus conselhos. Então, por que não procurar aquele amigo que você sempre via com um livro embaixo do braço?

Provavelmente, você tem um conhecido ou parente que é um rato de biblioteca. Converse com ele sobre as leituras que ele tem feito, pergunte sobre seu livro favorito, indicação de autores, enfim, peça a ele que sugira um bom livro para você. E claro, pergunte o porquê da indicação.

Se ainda cabe uma dica, comece conversando com amigos mais próximos, com quem você tenha afinidade maior. A chance dele indicar uma leitura que seja do seu agrado será bem maior.
cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Consulte a sua estante

Uma forma de escolher um bom livro para sua próxima leitura é visitar o seu passado de leitor. O que você leu por último? Quais foram os gêneros das últimas leituras?

Alguns leitores gostam de se aprofundar em uma determinada temática ou gênero e ir desbravando através de diversos autores. 

Por exemplo: o último livro que li, foi um suspense policial e gostei muito desse nicho. Agora, vou procurar um suspense escrito por outro autor. A chance de eu ter uma boa leitura é maior, porque já sei que a temática é do meu gosto.

Essa dica também pode funcionar de outra maneira. Se você tem um autor ou autora favorita, obviamente você tem um gênero literário favorito. Por que não dar chance a outros autores do mesmo estilo? Você curte Stephen King? Que tal procurar outros autores de terror? Se você curte Tolkien, busque um autor que você nunca tenha lido, mas que também escreva sobre fantasia.

O único “problema”, por assim dizer, é que com essa dica, você pode acabar preso num ciclo de leitura monotemático. Agora, se você curte diversificar, gosta de ser surpreendido, você pode optar por experimentar um gênero totalmente diferente do que tem lido. Por exemplo, sair do suspense policial e parar em um bom livro de poesias, por que não?

Leia o "lado de fora" do livro

Voltamos ao julgamento de um livro pela capa. É inevitável, não tem como: a gente pega um livro aleatório na prateleira, olha a capa, dá uma virada pra ver a contracapa, às vezes até a lombada a gente avalia.

Se não agradar a nossa vista, dificilmente vamos escolher este livro para ser a próxima leitura. Um erro gravíssimo.

Fazer uma leitura da capa para saber quem é o autor, qual a editora, já pode nos dar algumas dicas sobre a temática do livro. Afinal, temos editoras que são voltadas para um único nicho de leitores. Na contracapa, podemos encontrar críticas sobre a obra, alguma nota relacionada ao autor ou qualquer informação relevante para a escolha de um bom livro para ler.

Mas atenção, o pulo do gato é fazer uma leitura bem crítica da contracapa. Em muitos casos, o texto foi encomendado pela editora, então, digamos que há uma certa parcialidade nesse texto.

Ah! E não sinta vergonha em escolher um livro pela capa, literalmente. Mais cedo ou mais tarde, todo leitor passará por isso. O que não significa que não encontraremos bons livros para ler, julgando só pela capa.

"Estou só dando uma olhadinha"

A próxima dica para encontrar um bom livro para ler é dar uma folheada nas primeiras páginas e nas orelhas. Aí, quando o vendedor te perguntar se você vai levar o livro, responda calmamente que você está dando só uma olhadinha. O que não será mentira.

As orelhas dos livros, geralmente trazem detalhes sobre o autor ou sobre a obra. Uma rápida leitura para saber sobre o que se trata o livro já pode te instigar à leitura ou desestimular.

Antes que o vendedor insista para que você leve o livro, dê uma lida nas primeiras páginas da história, para você sentir como é a escrita do autor, como é a narrativa e tem uma prévia do que virá adiante. E aí, já dá para sentir se está diante de um bom livro ou não.

Faça tudo isso pela internet

Você pode seguir todas as nossas dicas sem sair de casa. Afinal, hoje, temos tudo que precisamos bem ali, no Google. É claro que você consegue excelentes dicas de bons livros para ler, navegando pela internet. Só é preciso saber onde e filtrar as informações.


Assim como temos facilidade em encontrar conteúdos com inúmeras dicas, também encontramos muita coisa ruim. Bem, por isso, algumas dicas para uma pesquisa bacana:

 

  • procure informações sempre em sites e blogs especializados;
  • o YouTube tem muita gente boa, com menos fama, mas com dicas super valiosas;
  • leia os críticos ( não tome para si, a opinião dele como verdade absoluta, mas como uma sugestão);
  • visite os sites de editoras;
  • siga as redes sociais de autores, críticos, editoras e outros relacionados à literatura;
  • leia as resenhas dos livros nos sites;
  • leia as críticas de outros leitores;
  • alguns sites disponibilizam uma prévia do livro para “degustação”

 

Essas dicas já me foram bastante úteis em diversas vezes que não sabia qual livro ler. Você já usou alguma dessas ou tem uma outra maneira de escolher um bom livro? Compartilhe suas dicas com a gente.


Ah! E antes de irmos, tenho uma dica de leitura. E garanto que será uma experiência diferente. Quero indicar a leitura dos primeiros capítulos, do meu livro Lucas: a Esperança do Último!. Você vai ver que tem muito do que compartilho aqui, no blog!


Clique aqui e baixe, agora, os primeiros capítulos do livro!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: