A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 15 de janeiro de 2021

Compartilhe este artigo:

Parabéns! Finalmente você terminou o seu manuscrito. Agora, é o momento de ser estratégico para agir de forma assertiva ao enviá-lo para uma editora. Mas antes de falarmos sobre o que considerar ao enviá-lo para uma editora, importante dizer que há dois "tipos" de editoras. Existem editoras focadas na publicação de autores independentes, onde qualquer livro pode ser publicado (desde que você pague).


Existem também as editoras maiores, que publicam apenas escritores selecionados. E é este foco deste blogpost, orientar você às boas práticas para o envio do seu manuscrito a essas editoras grandes. Então, boa leitura!

Garanta uma revisão textual de qualidade

Independente do caminho que você siga, publicação independente ou envio para uma grande editora, uma revisão textual profissional é essencial. Por mais que você confie na sua escrita e na sua própria revisão, o trabalho de um profissional agregará, e muito, no resultado final da sua obra.


No artigo Como mandar o seu livro para uma editora?, eu exploro vários pontos nos quais você deve ter cuidado para, quem sabe, ter o seu livro lido por elas. Agora, imagine que você vença todas essas barreiras mas o seu livro está com erros de digitação, concordância verbal etc?

Certifique que não há furos na narrativa

Antes mesmo de se preocupar com a revisão textual do seu manuscrito, é preciso garantir que a sua história faça sentido. Há algum tempo, eu expliquei como estruturar um romance e afirmei que é importantíssimo ter a sua narrativa definida antes mesmo de escrever a primeira linha do livro.


Mas o que isso quer dizer?


Antes de começar a escrever a sua história, para não ter furos na narrativa, é importante saber quem são os personagens, ambientes, acontecimentos, topificação e resumo dos capítulos, dentre outros pontos importantes. Com tudo isso definido, ajustado, a chance de cometer falhas cronológicas ou confusão entre personagens é menor.

e-book-quero-escrever
e-book-quero-escrever

Defina quais editoras enviará o seu manuscrito

Nem toda editora publica qualquer tipo de livro. Então não adianta mandar seu manuscrito (via e-mail ou versão impressa via correios) para todas elas. É preciso estudar sobre qual o nicho cada editora trabalha. Por exemplo, a Editora Aleph é focada em romances de ficção científica, sendo responsável por publicar os maiores autores deste nicho da história, como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, William Gibson, dentre vários outros.


Selecione as editoras que mais se aproximam com a temática do seu livro. Além disso, personalize o envio da carta ou e-mail. Não me venha com "control + c", "control + v". Trate com exclusividade àquele que você quer que leia de forma exclusiva o seu livro.


Sugiro criar uma planilha e anotar: nome da editora, nicho, e-mail de contato, telefone de contato, endereço para recebimento de originais, janela de recebimento (algumas editoras só recebem originais em determinada época do ano) e quando foi feito o seu contato com eles. Com esses dados planilhados, você terá maior controle das suas ações.

Colha feedbacks, busque valoração de terceiros

Além da nossa própria boa impressão do livro, claro, é importante termos a validação de terceiros, ou leitores beta, que são aqueles que darão os primeiros feedbacks do seu livro. Um bom leitor beta opinará sobre o que está bom e sobre o que não está. Ideias para a narrativa, ajustes nos diálogos e maneiras de começar e terminar o livro são alguns dos principais pontos de melhoria.


A leitura do nosso livro por um terceiro pode causar certo receio, mas é fundamental para expandirmos a nossa percepção da nossa própria obra.

Potencialize o seu marketing

Além dos primeiros leitores beta, antes de enviar o seu original para uma editora, recomendo você trabalhar fortemente o seu marketing pessoal. Ter uma boa rede de contatos, redes sociais atualizadas, um site e blog bem construídos são essenciais para que você e seu livro sejam descobertos por terceiros.


No artigo, Escritor, tenha uma presença digital forte para vender seus livros, eu explico com detalhes como utilizar a internet ao seu favor.

Tenha paciência

O retorno da editora não será rápido. Muitas vezes, nem retorno você terá. Isso é normal, infelizmente. Aconselho você a não depender de respostas da editora. Corra atrás da publicação independente e apresente o seu livro para o máximo de pessoas possíveis.


O que achou do blogpost de hoje? Me conte nos comentários. E desejo sorte na sua jornada como escritor! Até o próximo texto!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
marketing-para-autores-independentes-como-divulgar-seu-com-baixo-orcamento
Por Juliano Loureiro 27 de março de 2025
Neste post, reunimos dicas práticas para ajudar você a promover seu livro de forma eficiente e acessível. Pegue o papel e caneta e anote quais estratégias você adotará para seu próximo livro. Vamos lá? Boa leitura!
dicas-para-escrever-um-final-surpreendente-que-deixa-o-leitor-querendo-mais
Por Juliano Loureiro 20 de março de 2025
Se você quer dominar a arte de criar finais surpreendentes e cativantes, confira estas dicas que vão elevar sua narrativa a outro patamar. Me acompanhe e boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: