Juliano Loureiro • 8 de março de 2021

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O marketing digital é visto, atualmente, como uma verdadeira arma para conseguir novos clientes/usuários por meio de ações estratégicas. Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, é preciso utilizar de novos canais para engajar o público.


Os principais são
redes sociais, site e e-mail. Por meio de estratégias específicas, novos clientes são retidos por esse meio. Como muitos costumam dizer “os dados é o novo ouro”. Ter cada vez mais potenciais clientes é o desejo de cada um. Dessa forma, o marketing digital pode auxiliar para o sonho virar realidade.


Mas você sabia que é possível vender livros por meio do marketing digital? Isso mesmo! Aplicando ações assertivas, o número de admiradores da sua obra pode aumentar, seja de forma orgânica ou paga — mas falaremos um pouco mais sobre à frente.


Quer saber um pouco mais sobre o tema e também como fazer seu livro vender ainda mais pelos meios digitais? Então continue a leitura e sane as suas dúvidas!

Afinal, o que é o marketing digital?

Esta vertente do Marketing é bastante ampla. Isso porque, com ela, é possível criar um relacionamento mais próximo com o público consumidor. Ela tem o poder de divulgar uma marca e, ainda, acompanhar o cliente por todas as etapas da trajetória de compra. 


Com o marketing digital, é possível acompanhar seu consumidor desde o momento em que ele conhece uma empresa até o pós-venda. Nessa hora é quando são implementadas ações que visam a fidelidade e o compartilhamento de conteúdo institucional.


Tudo pode ser acompanhado por meio de um
funil de vendas e por meio de métricas que indicam a satisfação do seu cliente — e que, consequentemente, as suas estratégias estão funcionando.

Por que apostar no marketing digital?

É de amplo conhecimento que a internet, atualmente, é o canal de comunicação mais amplo do mundo. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 3,9 bilhões de pessoas acessam a rede diariamente.


Todas as bilhões de pessoas possuem motivos para estarem dentro desse espaço.
Seja para se divertir, encontrar informações ou adquirir novos produtos. E, acredite, existe um negócio pronto para resolver as dores de cada indivíduo.


Por isso, o marketing digital pode ser encarado como um imã para atrair todos esses curiosos. Para que toda a ação seja bem-sucedida, é necessário
criar ações que lancem conteúdos, mas que também tenham o compromisso de otimizar e entregar um real valor.


Com
blogs, sites e páginas nas redes sociais, você pode criar conteúdo do tamanho que quiser, sem custos adicionais e atendendo às mais diferentes necessidades. É possível você “alimentar” o cliente de acordo com a maturidade da intenção que ele tem em adquirir o que você oferece.


Por isso que dentro do funil de vendas - citando anteriormente - temos 3 estágios principais, sendo eles:



  • topo de funil: No topo do funil, sua empresa deve se preocupar em oferecer conteúdo que mostre para o cliente que ele pode estar enfrentando um problema e que esse problema tem uma solução;
  • meio de funil: No meio do funil você está se relacionando com leads. Eles já estão muito mais perto de fazer uma compra do que um usuário que acabou de conhecer sua marca ou que acabou de descobrir que tem um problema;
  • fundo de funil: Nessa etapa, um lead Inbound já está pronto para ser contactado pela equipe de vendas ou pré-vendas. É claro que para isso é preciso que você tenha identificado também que esse lead é um lead que corresponde ao perfil ideal da empresa. 


No entanto,
é um mito pensar que aplicar todas as estratégias de marketing digital fará com que o seu negócio tenha um crescimento exponencial. É preciso conhecer bem o seu público-alvo para tomar decisões mais efetivas. “Atirar no escuro” não é a melhor saída.

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Quais são as principais métricas?

É possível metrificar o marketing digital, principalmente para saber se as estratégias estão sendo bem aceitas pelo público. Posso elencar as principais:


  • número de visitantes no seu site/blog;
  • aumento do número de leads (potenciais clientes);
  • taxas de conversão, que ocorre quando seu cliente preenche um formulário;
  • CTR (Click Through Rate), que serve mais para quem aposta em mída paga, pois metrifica quem clica nos anúncios.

Como utilizar o Marketing Digital para vender livros?

Confira as melhores estratégicas dentro do marketing digital que ajudará você na venda dos seus livros:

Conheça a sua persona

Personas são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu leitor ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.


Conhecer a sua persona é o primeiro passo para utilizar o marketing digital para vender livros. Por exemplo: se o seu livro é um romance policial, não vai cair muito bem para os amantes de poesias, correto?


Quando você conhece bem a sua persona, terá uma clareza ainda maior sobre a efetividade das ações e também em transmitir identificação.

Crie um blog literário

Você deve estar se perguntando: se eu tenho um livro, para quê criarei um blog? Eu digo de antemão: é preciso expandir os horizontes. Por exemplo: se você tem um livro sobre finanças, abrir um blog sobre o assunto o tornará autoridade no tema e mais pessoas passarão a te conhecer e acompanhar. 


Assim, quando seu público fizer uma simples pesquisa no Google, poderá ver a sua página em primeiro lugar.


Para que o blog tenha ainda mais sucesso, é preciso apostar nas
boas práticas de SEO. Em suma, a estratégia tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões.

Lance materiais ricos gratuitos

Os materiais ricos são uma grande oportunidade de capturar ainda mais clientes. Além de você educar seu público a respeito de um determinado tema, os materiais ricos possuem formulários especiais de acesso que podem determinar em cada etapa do funil um certo lead está.


Você também pode realizar esse engajamento oferecendo um “mimo” de volta. Por exemplo: baixe um e-book e receba o primeiro capítulo do meu livro. Alguns dos principais materiais ricos são:



  • E-book;
  • Infográfico;
  • Checklist;
  • Páginas interativas.

Invista em tráfego pago

O tráfego pago pode ser um aliado — e tanto — no momento de divulgar seu livro, principalmente pela possibilidade de inserir anúncios em redes sociais e no Google. Alguns dos canais sociais no qual é possível realizar tráfego: Instagram e Facebook. Porém, por se tratar de uma atividade do marketing digital bastante específica, recomendo a procura por uma empresa especializada, como a FRIENDS, que está há vários anos no mercado.


Gostou de saber um pouco mais sobre marketing digital e como utilizá-lo para vender livros? Então aproveite a visita e
Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

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