Pouco se sabe como será o futuro da humanidade, mas muito se imagina. O que não faltam são livros, filmes e previsões sobre como será a nossa vida décadas, séculos ou milênios à frente. E na literatura a previsão de futuro é feita através dos romances de ficção e também dos livros científicos.
Para conhecer mais sobre o que pensam alguns autores sobre o nosso futuro, me acompanhe nas próximas linhas. Boa leitura!
A Física do Futuro (Michio Kaku)
Começaremos a nossa lista com um livro diferente dos demais abordados aqui no blog BINGO.
A Física do Futuro,
é fruto de anos de pesquisas e entrevistas de Kaku com especialistas do mundo todo. Como será a nossa vida décadas à frente?
Um dos principais autores de divulgação científica atualmente, o físico
Michio Kaku prevê o progresso científico da humanidade até 2100. Sustentado por mais de 300 entrevistas com os mais importantes cientistas do mundo, o livro derruba os mitos e confirma as previsões futurísticas que têm chances de se tornarem reais. Os relatos são divididos por períodos e em campos distintos do avanço científico e tecnológico – como a computação, a inteligência artificial e a medicina. Além de revelar o que o futuro nos reserva nessas áreas, Kaku tece uma importante reflexão sobre as perdas e ganhos dessa aventura.
Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)
Como você imaginaria o mundo 23 anos após a extinção de 98% da população?
É nesta realidade que Lucas e Félix, humano e gato, vivem em 2042. Eles são os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção.
O mundo fora devastado e pouco se sabe sobre isso. Em época, a imprensa notificou que a descoberta de vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes. Apenas 2% da população mundial sobreviveu. Lucas é um deles. Após alguns anos vivendo em um Cinturão dentro da cidade, ele fugiu levando apenas o seu gato e está há 15 anos sem contato com nenhum outro ser humano.
A vida monótona de Lucas acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos.
Sem ter nada a perder, eles abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade auto sustentável, vivendo com suas próprias leis.
Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
Admirável Mundo Novo, lançado em 1932, é considerado um romance perturbador. Ele narra um futuro alternativo, no qual as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia, mantendo a ordem e a moral, em uma sociedade organizada por castas.
A Terra agora se divide em 10 grandes regiões administrativas. A população de dois bilhões de seres humanos é formado por castas com traços distintivos manipulados por engenharia genética: nos laboratórios são definidos os poucos dotados, destinados aos rigores do trabalho braçal, e também os que crescem para comandar. Não há espaço para a surpresa, para o imprevisto.
O slogan "comunidade, identidade e estabilidade" sustenta a trama do tecido social. Estamos no ano 632 depois de Ford - aquele da linha de produção de automóveis -, quando o amor é proibido e o sexo, estimulado.
Ao lado de 1984, que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.
Entretanto, o
moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo.
O que achou da lista de hoje? Você, acredita que o nosso futuro será igual ao previsto por esses autores? Me diga nos comentários e até o próximo texto!